O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

657
[CAMARA DOS DIGNOS PARES.]
Sessão de 10 de Abril de 1836.
O Sr. Presidente occupou a Cadeira, sendo meio dia e um quarto.
O Sr. Secretario Conde de Lumiares, fez a chamada, e verificou estarem presentes 24 Dignos Pares, faltando 28, destes 7 com causa motivada.
O Sr. Presidente disse que estava aberta a Sessão.
O Sr. Secretario Machado leu a Carta Regia, pela qual Sua Magestade houve por bem elevar á dignidade de Par do Reino, o Sr. Conde de Lavradio. — Terminada esta leitura, disse
O Sr. Presidente: — O Sr. Conde de Lavradio, acha-se na ante-Camara; por tanto se assim parecer, poderá tomar assento hoje mesmo. (Apoiado.)
A Camara conveio: pelo que Sua Ex.ª nomeou os Srs. Bispo Conde, Conde de Terena, e de Paraty, em Commissão para examinarem a Carta Regia, e mais circumstancias do novo Par; os quaes sahiram immediatamente da Sala, ficando por alguns minutos interrompida a Sessão.
Continuando, teve a palavra o Sr. Conde de Terena, como Relator da Commissão ha pouco nomeada; e leu o seguinte
Parecer.
A Commissão encarregada de verificar a Carta Regia, pela qual Sua Magestade a Rainha foi Servida nomear Par do Reino ao Sr. Conde de Lavradio, julga que a dita Carta está legal, e que por ser maior de 25 annos, o mesmo Digno Par póde desde já tomar assento nesta Camara.
Sala da Commissão, em 10 de Abril de 1836. = Bispo Conde, Francisco. = Conde de Terena. = Conde de Paraty.
Foi approvado sem discussão: e dispensadas as formalidades do Regimento, na parte relativa á introducção dos novos Pares, designou o Sr. Presidente aos Srs. Bispo Conde, e Visconde da Serra do Pilar, para hirem receber, e buscar fóra da Sala o Sr. Conde de Lavradio. — Sendo introduzido com as formalidades do estilo, subio á Mesa da Presidencia, prestou juramento, e tomou assento na Camara.
O Sr. Presidente: — Vai lêr-se um Decreto que recebi em Officio do Ministerio dos Negocios do Reino.
Então leu o Sr. Secretario Machado o seguinte
Decreto.
Sendo chegado o ultimo termo da Sessão annual das Côrtes, segundo o que se acha determinado no Artigo 17, Cap. 1.º, Tit. 4.º da Carta Constitucional da Monarchia: Hei por bem designar o dia 10 do corrente mez d'Abril, para a Sessão Real de Encerramento, que ha de ter logar no Palacio das Côrtes, pela uma hora da tarde do referido dia, reunidas ambas as Camaras. E assim o communico á Camara dos Dignos Pares do Reino para sua intelligencia. Palacio das Necessidades, em 8 de Abril de 1836. = RAINHA. = Luiz da Silva Mousinho de Albuquerque.
O Sr. Presidente: — Os Dignos Pares que hão de formar parte da Deputação das Côrtes, que tem de receber a Sua Magestade, á entrada do Palacio, são (leu e proseguiu): Vai lêr-se a Acta desta Sessão.
Assim o fez o Sr. Secretario Conde de Lumiares, e ficou approvada. — Sendo meia hora depois do meio dia, disse
O Sr. Presidente: — Está fechada esta ulti-