O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44
CAMARA DOS DIGNOS PARES
SESSÃO PREPARATORIA DE 7 DE JANEIRO DE 1861
PRESIDENCIA DO EX.MO SR. VISCONDE DE LABORIM
(Assistia o sr. ministro da guerra).
Ás duas horas e um quarto da tarde o sr. presidente convidou os dignos pares conde de Mello e D. Pedro do Rio a occuparem os logares de secretarios.
Feita a chamada verificou-se a presença de 26 dignos pares.
Leu-se a correspondencia, a que se deu o devido destino.
(Entrou o sr. presidente do conselho e ministro do reino).
Fez-se a leitura da carta regia nomeando para vice-presidentes supplementares da camara, durante a presente sessão, os dignos pares visconde de Castro e Julio Gomes da Silva Sanches.
Passou-se ao escrutinio para os cargos de secretarios.
Entraram na uma 32 listas. Maioria absoluta 17 votos.
Foram convidados para escrutinadores os dignos pares visconde de Ovar e marquez de Niza.
Saíram eleitos os dignos pares:
Conde de Mello............... 29 votos
Conde de Peniche............. 26 »
Passou-se á eleição dos vice-secretarios.
Entraram na uma 31 listas. Maioria absoluta 16 votos.
Saíram apurados os dignos pares:
D. Pedro do Rio.............. 30 votos
Visconde de Balsemão.......... 17 »
O sr. Presidente: — declarou constituida a mesa dos dignos pares para a presente sessão legislativa, tendo obtido a maioria absoluta, para secretarios effectivos os dignos pares, conde de Mello e conde de Peniche, e para supplentes os dignos pares, D. Pedro do Rio e visconde de Balsemão.
Em seguida nomeou a deputação que deve communicar a Sua Magestade a installação da mesa d'esta camara, e é composta, alem d'elle ex.mo presidente, dos dignos pares os srs. visconde de Castro, conde de Mello, barão da Vargem da Ordem, D. Antonio José de Mello, Macedo Pereira Coutinho, D. Carlos de Mascarenhas, e Sequeira Pinto.
Leu-se a acta d'esta sessão preparatoria, que foi approvada.
O sr. Presidente: — declarou encerrados os trabalhos de hoje, e que a seguinte sessão teria logar quando estivesse constituida a camara dos srs. deputados, cujo aviso se faria aos dignos pares. — Eram tres horas da tarde.
Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 7 de janeiro de 1861
Os srs.: visconde de Laborim; marquezes, de Loulé, de Niza, de Vallada; condes, de Bomfim, de Mello, de Peniche, da Ponte, de Santa Maria; viscondes, de Athoguia, de Benegazil, de Campanhã, de Castellões, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, da Luz, de Ovar, de Sá da Bandeira; barões, de Pernes, de Porto de Moz, da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D. Carlos de Mascarenhas, Sequeira Pinto, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Larcher, Silva Costa, Silva Sanches, e Brito do Rio.