O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

\ 086

MINISTÉRIO DAS OBRAS PUBLICAS, COMMERCIO E INDUSTRIA

DIRECÇÃO GERAL DAS OBRAS PUBLICAS E MINAS

Repartição de obras publicas Propondo a companhia real de caminhos de ferro portu-guezea que, para execução das obras a seu cargo, seja expropriada parte de uma propriedade, sita no concelho de Portalegre, e pertencente ao marquez de Fronteira; e considerando que a dita expropriação, em vista do fim para que é proposta, se acha comprehendida nas disposições da carta de lei de 17 de setembro de 1857: hei por bem, conformando-me com o parecer do conselho das obras publicas, declarar de utilidade publica e urgente a expropriação da parte da referida propriedade que vae indicada na planta cadastral, que baixa com o presente decreto, assi-gnada pelo ministro e secretario d'estado dos negócios das obras publicas, commercio e industria.

O mesmo ministro e secretario d'estado assim o tenha entendido e faça executar. Paço, em 22 de abril de 1862.::= BEI. ==Marquez de Loulé.

Propondo a companhia real de caminhos de ferro portu-guezes que, para execução das obras a seu cargo, seja expropriada parte de differentes propriedades, sitas no concelho de Villa Nova de Gaia, e pertencentes a José Francisco dos Reis (duas propriedades), a Manuel António da Fonseca (duas propriedades), a Manuel Coelho de Castro, a Manuel Moreira (duas propriedades), a Manuel Moreira da Costa (duas propriedades), a José António, a Manuel Fonseca (duas propriedades), a Manuel Gomes Moreira, a José Alves dos Santos, a José Francisco, a José Alves Ribeiro, a José Alves, a Manuel Coelho e a Francisco Rodrigues; e considerando que as ditas expropriações, em vista do fim para que são propostas, se acham comprehendidas nas disposições da carta de lei de 17 de setembro de 1857: hei por bem, conformando me com o parecer do conselho das obras publicas, declarar de utilidade publica e urgente a expropiiação da parte das refeudas propriedades que vae indicada em cada uma das dezenove plantas cadastraes, que baixam com o presente decreto, assignadas pelo ministro e secretario d'esíado dos negócios das obras publicas, commercio e industria.

O mesmo ministro e secretario d'estado assim o tenha entendido e faça executar. Paço, em 22 de abril de 1862. = REI. = lfa?'

Propondo a companhia real de caminhos de ferro portu-guezes que, para execução das obras a seu cargo, seja expropriada parte de differentes propriedades, sitas no concelho de Aveiro, e pertencentes a Manuel da Silva, a The-reza Joanna de Villar e a Custodio Taboida de Esgueira; e considerando que as ditas expropriações, em vista do firo para que são pi opostas, &e acham coraprehendidas nas disposições da carta de lei de 17 de setembro de 1857: hei por bem, conformando-me com o parecer do conselho das obras publicas, declarar de utilidade publica e urgente a expropriação da parte das lefendas propriedades que vae indicada em cada uma das três plantas cadastraes, que baixam com o presente decieto, asbignadas pelo ministro e se-

cretario d'estado dos negócios das obras publicas, commer cio e industria.

O mesmo ministro^ secretario d'estado assim o tenha en tendido e faça executar. Paço, em 22 de abril de 1862 = REI. = Marquez de Loulé.

DIRFCCÃO GERAL DO COMMEEOIO E INDUSTRIA

Repartição do commepewj^ industria

l a Secçfio

Sendo-me presentes os estatutos, Apelos quaes pretende reger-se uma sociedade denoca-inada—associação industria laoiecense-~que tem por fim não só representar a classe industrial, mas também crear um monte pio para o sooeorro mutuo de todos os seus associados, e um moste de pieftade e considerando que d'esta instituição deve resultar grande utilidade para a classe industrial; vista a informação do governador civil do districto administrativo de Vizeu; visto o parecer do ajudante do procurador geral da coroa junto ao ministério das obras publicas, commercio e iúdustria: hei por bem dar a minha regia approvação aos mencionados estatutos, os quaes constam de oito capítulos, cincoenta e um artigos, e duas tabeliãs annexas, e com este decreto baixam assignados pelo ministro e secretario d'estado interino das obras publicas, commercio e industria, ficando esta ass'ociação sujeita á fiscalisacão determinada pelo § 2.® do artigo 226.° do código administrativo, e igualmente obrigada a cumprir as disposições dos decretos regulamentares de 23 de janeiro e 8 de setembro de 1854, na parte que lhe for applicavel; e com a expressa clausula de que a minha regia approvação sei á retirada, se a associação se desviar dos fins para que é instituída, não cumprir fielmente os seus estatutos, ou se deixar de remetter annualmente á direcção geral do commercio e industria o relatório e contas da sua gerência social.

O presidente do conselho de ministros, ministro e secretario d'estado dos negócios estrangeiros, e interinamente encarregado do ministério das obras publicas, commercio e industria, o tenha assim entendido e faça executar. Paço, em 2 de abril de 1862. = REI. = Marquez de Loulé.

Para conhecimento de quem interessar se publica o seguinte :

CAMARÁ DOS CORRETORES DA PEAÇA DE LISBOA

Cotação de títulos de divida consolidada interna,

em 24 de abril de 1862

Insciipções de assentamento de 3 por cento (juro pago

até fim do 2.° semestre de 1861).............

Insciipções de coupons de 3 por cento (juro idem idem)

46i/4 46i/4

46%

Cotação de títulos de divida consolidada interna, em 25 de abril de 1862

[iiscnpcões de assentamento de 3 poi cento (juio pago

até fim do 2 ° semestie de 1861).............

[nsciipções de coupons de 3 por cento (juio idem idem)

46 46

O syndico, Xavier de Sousa.

Está confoime — Repaitição do commercio e industria, em 25 de abul de 1862. = 0 chefe intenno da iepaitição; José de Tortes

Repartição de agricultura

ALFÂNDEGA MUNICIPAL DE LISBOA Mappa do movimento dos cereaes e seus preços nos dias abaixo designados

3o dia 16 de abril . . Existência
-n . T ( Nacional ..............
THIGG KILO&PAIJMAS
CEVADA
KILOQRA1TMAS
MILHO
KTLCX3KAM1IAS
CENTEIO
KILOGRAUMAS
FARINHA
KILOGKiililAS

8522 188 752 131 299 106 374 12 879 578
35008 3 098 569 70299 155 820 15 858 358
11235 221 023
25287 221 023
14420 56524 497 163 72656 11871 555 753
86573 858 77 86637
4704 4746 209 460
11561 209 460

ErtradMjBBttS|eiio....: .. : .: ::

e ,, Nacional ... . . . -, Saídas. |Estiangeuo ..........



EntradasjEstiaugeuo ..........

c, ,j 1 Nacional ............ Saídas .jEstiangeuo ..........



Pi ecos (por ai q


560 a 820
360 a 400
350 a 460
480
-



* Está conforme.=Repartição de agricultura, em 25 de abril de 1882. = No impedimento do chefe da repartição, o chefe da 2.a secção, José Severianno de Magalhães Fortuna.

SECRETARIA BA CAMARÁ DOS DIGNOS PARES DO REINO

A primeira sessão terá logar na segunda-feira 28 do corrente, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres de comruissòes.

Secretaiia da camará dos dignos pares do reino, 25 de abril de 1862. = Diogo Augusto de Castro Constando.

CONSELHO DE SAÚDE PUBLICA DO REINO

O conselho de saúde publica do reino manda annunciar que se acha novamente a concurso o logar de fiscal da estação de saúde de Villa Real de Santo António, com o ordenado annual de 100$000 íeis.

Os facultativos que pretenderem ser providos no referido logar apresentarão na secretaua do mesmo conselho, rua da Magdalena n.° 119, dentro do praso de vinte dias, contados da publicação do presente annuncio, os seus requerimentos e respectivos documentos, incluindo n'estes, cei tidões legaes de idade e de sanidade.

O conselho de saude publica do reino manda annunciar

que se acha a concurso o logar de fiscal da estação de saude de Gezimbra, com o ordenado annual de 60^000 réis.

Os pretendentes ao refendo logar apresentai ao na secretaria do mesmo conselho, rua da Magdalena n.° 119, dentro do praso de vinte dias, contados da publicação do presente annuncio, os seus lequeumentos e respectivos documentos, incluindo n'estes, cei tidões legaes de idade e de sanidade.

Secretaria do conselho de saude publica do reino, em 25 de abril de 1862. = O secretario, José Pedro António Nogueira. ........................

CAMARÁ MUNICIPAL DE LISBOA

A camará municipal de Lisboa faz publico que, tendo de ser removidas as ossadas dos finados sepultados no primeiro trimestre do anno de 1857 no cemitério do sitio dos Prazeres, que se acham nos covaes que comprehendem os n.OB l até 177, por terem vencido os cinco annos marcados no artigo 9.° lio regulamento dos cemitérios públicos, assim se annuncia paia que os interessados que quizerem remover algumas das ditas ossadas para jazigos, o possam fazer até ao dia 25 de maio do corrente anno; poique, fin-

do este r raso, se mandará desoccu^ar o terreno, em observância do mencionado regulamento.

Camará, 25 de abril de 1862. = O escrivão da camará, Nuno de Sá Pamplona.

o c

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARINHA

No dia 26 do corrente, pela uma hora da tarde, ha de o conselho de administração de marinha, na sala das suas sessões, proceder em hasta publica á compra de uma porção de peças de fileke de diversas cores para gasto do ar-jenaJL

Ne dia 18* de maiorproxano futuro, pelo meio dia, ha de u conselho de administração de marinha, na sala das suas sessões, contratar ein hasta publica o transporte da madeira de construcção, pertencente á repai tição de marinha, e que se acha no casal do Lapão e quinta do Valle da Palha, dos concelhos de Alemquer e Arruda, desde aquelles logares até Alhandra.

Sala das sessões do conselho de administração de marinha, 25 de abril de 18ô2. = O secretario, António Joaquim de Castro Gonçalves. ......„.....

4 UMIN1STBACÃO CENTRAL DO CORREIO DE LISBOA

Pela administração central do correio de Lisboa se faz publico que sairão, a 30 do coneute, para a Bahia e Rio Grande do Sul, o brigue Intrépido j e para a Madeira o patacho Frederico; a 2 de maio, para a Bahia, o palhabote Santa Izabèl; a 4, para o Rio de Janeiro, o barco Gratidão; e a 5, para o Pará, o brigue Feliz Ventura.

A correspondência será lançada na caixa geral até aos referidos dias, e na da estacão postal do Terreiro do Paço meia hora antes da que ali for annunciada para a mala ser levada a bordo.

Administração central do correio de Lisboa, 25 de abril de 1862.=O administrador^ Luiz José Botelho Seabra.

CORRESPONDÊNCIA RETIDA POR FALTA DE SELLOS Paia Lisboa

CARTAS

Commandante da primeira divisão militar — Gertrudes Rosário de Araújo — João António, João Francisco Fernandes, José António Dias, José Bento da Silva — Miguel José Constantmo, Maria Emilia Ribeiro, Moreto & Andrews

(m.mes). __________

António José Teixeira Soares

CARTAS RETIDAS POR FALTA DE FRANQUIA

Para Buixellas Fehs Moraes.

Paia New York L. E. Amainck & C.a

Administração central do correio de Lisboa, em 25 de abril de 1862.

CAMARÁ DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 22 DE ABRIL DE 1862

PRESIDÊNCIA DO E5.mo BB VISCONDE DE LABOBI1I

YICE-PHESIDEBTE

Secretaiios, os dignos pares

Conde de Mello

D. Pedio Biito do Eio

^ As duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 28 dignos pares, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da precedente foi julgada approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta da seguinte correspondência:

Um ofíicio do ministério das obras publicas, enviando para ser depositado no archivo d'esta camará, o autogra-pho do decreto das cortes geraes sob n.° 81 —Teve o competente destino.

-----Do ministério da guerra, remettendo, para se distribuírem pelos dignos pares, 100 exemplares das coutas d'a-quelle ministério, relativas á gerência de 1860-1861 e aos exercícios de 1858-1859 e 1859-1860. — Mandaram-se distribuir.

-----De António Xavier Cerveira e Sousa, participando

:er fallecido no dia-l 5 de maiço findo seu irmão D. J0=é iispo deVizeu. ' " '

O sr. Ávila:—Pedi a palavra para dizer que o dio-no par o sr. Costa Lobo me encai regou de commumcar a v ex a e á camará que ainda continua a estar incommodado de saúde, e por esta rasão não pôde assistir ás sessões.

O sr. Presidente: — Quando foi presente á canWa o de creto de adiamento, achava-se em discussão o parecer n ° LIO, que se passa a ler.

O sr .Secretario: — Leu-o, e o respectivo projecto, que são do theor seguinte: J ' ^

Senhores.—Foi presente á commissão de instrucção publica o projecto de lei n." 136, vindo da camará dos senhores deputados, tendo por objecto: 1.°, elevar o ordenado do conservador da reparbção dos manuscnptos e antiguí dades da bibliotheca nacional de L.sboa, supprimindo^. em o logar de conservador ajudante da mesma repartição-