O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

1.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 21 DE ABRIL DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Antonio Telles Pereira de Vasconcelos Pimentel

Secretarios - os exmos. srs.

Conde de Gouveia
Visconde da Silva Carvalho

Ás duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 49 dignos pares, abriu-se a sessão.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Officio do digno par sr. Bernardo de Serpa Pimentel, participando não poder já comparecer ás sessões, o que fará muito breve.

Inteirada.

Officios da vice-presidencia da academia real das sciencias, enviando os diplomas de pares do reino eleitos por aquella corporação: os srs. Jayme Constantino de Freitas Moniz, Augusto José da Cunha, Bernardino Luiz Machado Guimarães, Antonio de Oliveira Monteiro e Francisco Antonio Rodrigues de Azevedo.

Para a commissão de verificação de poderes.

Officio do ministerio do reino, participando que por ter sido nomeado ministro da instrucção publica o sr. João Marcellino Arroyo, fôra demittido de ministro da marinha.

Officio do ministerio do reino, remettendo dezoito processos relativos ás eleições ultimas, sendo dezesete de pares do reino dos collegios districtaes do continente, e um do collegio especial dos estabelecimentos scientificos.

Para a commissão de verificação de poderes.

Officio da exma. sra. D. Maria do Pilar de Andrade Corvo, participando o fallecimento de seu marido, o digno par João de Andrade Corvo.

Officio communicando o fallecimento do digno par Antonio Florencio de Sousa Pinto.

Officio do visconde de Villarinho de S. Romão, participando o fallecimento do digno par barão de Ancede.

Estes tres officios foram enviados para a secretaria.

(Estavam presentes os srs. presidente do conselho de ministros, e ministro dos negocios estrangeiros.)

O sr. Presidente: - As praticas sempre seguidas indicam que a leitura da acta da ultima sessão deve ser feita depois da mesa da camara estar organisada para a sessão d'este anno.

Vae ler-se a correspondencia.

(Leu-se.)

Conde de Gouveia Visconde da Silva Carvalho

O sr. Presidente: - Durante o interregno parlamentar teve a camara a infelicidade de perder cinco dos seus membros: os srs. João de Andrade Corvo, Marquez de Vianna, Visconde de Seisal, Antonio Florencio de Sousa Pinto e Barão de Ancede.

Sabe toda a camara que o sr. Andrade Corvo tinha a nossa estima e a do paiz, não só pelas suas excellentes qualidades, mas pelos seus relevantes serviços prestados á patria; e a minha voz é pequena, muito pequena, para poder fazer a apologia d'este grande homem d'estado. Foi por isso summamente dolorosa a perda para o paiz d'este benemerito cidadão. A camara de certo quererá que se lance na acta de hoje um voto de profundo sentimento pela perda de tão digno collega, (Muitos apoiados.) e que se proceda pela mesma fórma para com os outros dignos pares que a camara teve a infelicidade de perder. (Apoiados.)

Em vista d'esta manifestação é inutil fazer qualquer proposta n'este sentido. (Apoiados.) Será, pois, lançado na acta um voto de profundo sentimento pelo fallecimento dos referidos dignos pares, e esta resolução será communicada ás familias dos finados.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Serpa Pimentel): - Pedi a palavra para declarar que o governo se associa inteiramente á manifestação de sentimento apresentada por v. exa. e pela camara, pelo fallecimento dos dignos pares a que v. exa. se referiu.

O sr. Barros Gomes: - É para fazer igual declaração á do sr. presidente do conselho.

Tambem eu, sr. presidente, me associo completa e inteiramente á manifestação que a camara acaba de fazer em homenagem á memoria dos dignos pares fallecidos e especialmente do sr. Andrade Corvo, que foi respeitado pela Europa, conhecido por uma das intelligencias mais sobustas do nosso paiz, e considerado como uma das nossas glorias.

No desempenho dos mais elevados cargos do estado, Andrade Corvo revelou sempre as maiores e melhores aptidões.

Os seus trabalhos, para que fosse acatada a importancia do nosso dominio colonial em Africa, sobrelevam pela sua importancia a quasi tudo o que n'este genero se tem feito e são exemplos que todos os seus successores têem de seguir, interessando a quantos se occupam dos nossos negocios e interesses coloniaes. Pode se ter divergido mais de uma vez das opiniões e dos actos do sr. Corvo. Póde-se ter considerado o problema colonial e a sua resolução de um criterio diverso do seu, mas é de justiça dizer que ninguem ainda n'este paiz levantou mais alto o nome portuguez no

1