O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Ainda bem. que parece, finalmente, ter-se encerrado o cyclo tormentoso de desgraças e oppressões em que temos vivido apertados, e que uma nova epocha se inaugura, desanuviada de sombras e radiante de luz! (Apoiados.)

Ainda bem, sr. presidente.

Pensavamos que a nossa, voz, desde muito só affeita ás lamentações doridas e aos gritos roucos do desespero impotente, não mais se poderia erguer em canticos alegres de victoria; e eis que ella se evola em notas enthusiasticas, celebrando glorias famosas, e entoando hymnos vibrantes de triumpho!

Operaram o prodigio e realisaram a transformação essas affirmações de valor antigo, de coragem indomita, e de audacia quasi fabulosa, com que na India e Africa o exercito portuguez e a marinha de guerra nacional acabam de enaltecer-se, enaltecendo o paiz, e dando alevantados exemplos de heroismo ao inundo inteiro.

Bem merecem da patria os que a patria honraram, com tão altos feitos, dignos dos tempos épicos, que a historia celebra nas suas paginas de oiro mais brilhantes. Soldados e marinheiros portuguezes sois dignos representantes das gloriosas tradições do passado; sois a honra do presente e a esperança do futuro. (Apoiados.)

Por isso eu dizia, sr. presidente, que era hoje, não só no exercicio de um direito, mas no cumprimento de um dever, dever sagrado de reconhecimento nacional, que usava da palavra em nome do governo, para me associar á saudação calorosa e enthusiastica com que felicitamos o exercito e a armada; tributando aqui, solemne e publicamente, os justos louvores de que se tornaram credores para com a nação, e declarando benemeritos da patria esses bravos, que, fazendo lembrar os velhos e lendarios heroes dos nossos áureos tempos, nas terras bravias de alem mar, mais uma vez alevantaram o prestigio do nome portuguez, honraram a nossa bandeira, e defenderam a integridade do nosso territorio.

Bem hajam elles! (Apoiados.)

Gratissimo é, sr. presidente, termos a consciencia segura de que onde existir uma farda de soldado ou de marinheiro portuguez, a bandeira nacional ha de sempre tremular altiva, porque a defendem, até á ultima gota do seu sangue e até ao ultimo sopro de vida, verdadeiro corações de patriotas e fortes almas de heroes!

Honra lhes seja, a esses benemeritos da patria, soldados e marinheiros, e officiaes de terra e mar, em cujo numero se illustra um infante da casa real portugueza conquistando louros e ceifando glorias, á frente das forcas do seu cominando, como digno descendente da estirpe forte de que provem! (Apoiados.)

E não esqueçamos tambem, na nossa saudação, o prestigioso funccionario civil, o illustre commissario regio de provincia de Moçambique, que tão valiosos e dedicado; serviços tem prestado á nação.

Menos brilhante é, por certo, esse trabalho improbo e constante de gabinete; mas não menos util á nação, nem menos merecedor dos nossos louvores, e da gratidão d paiz inteiro.

Na crise dolorosa e perigosissima que atravessou o districto de Lourenço Marques, delicadissima e espinhosissima missão foi a que sobre si tomou o conselheiro Antonio Ennes. Gravissimas responsabilidades assumiu; e tão graves, que só uma grande dedicação patriotica, e uma alta comprehensão dos mais nobres deveres civicos o determinaram, por sem duvida, a acceder ao convite, que aliás a sua provada competencia e a superioridade do seu espirito, tanto e tão valiosamente recommendavam aos poderes publicos.

A elle, pois, tambem, sr. presidente, em nome do governo, a mesma calorosa saudação, e o mesmo profundo agradecimento, pelos seus relevantissimos serviços á causa publica. (Apoiados.)

Cumpre-me ainda, antes de concluir, agradecer a v. exa. as benevolas e delicadas referencias com que honrou o governo, de que actualmente faço parte, e que me não cabem a mim individualmente, porque, como v. exa. e a camara sabem, não fazia parte do gabinete, quando foram ornadas essas graves resoluções, de que derivaram as campanhas, cujos triumphos e glorias hoje celebrâmos.

Disse.

Vozes: - Muito bem.

O sr. Antonio de Serpa: - Tenho a honra de mandar para a mesa a seguinte proposta:

(Leu.)

Esta proposta tem por fim que a deputação nomeada ião só seja incumbida de communicar a El-Rei, a sua augusta esposa e a sua augusta mãe a nossa satisfação pelo bom exito das expedições, mas tambem que represente a acuara dos dignos pares em todas as festividades que se realisarem por occasião da chegada dos expedicionarios. Apoiados.)

O sr. Presidente: - Vae ler-se a proposta mandada para a mesa pelo digno par o sr. Antonio de Serpa.

Leu-se na mesa, e é do teor seguinte:

Proposta

Proponho que esta camara se associe á congratulação do sr. presidente pelo successo das nossas armas na Africa na Asia, e que o mesmo sr. presidente nomeie uma deputação de onze membros que vá felicitar Sua Magestade El-Rei e a Rainha pelos feitos do ultramar, e que vá igualmente comprimentar Sua Magestade a Rainha a senhora D. Maria Pia pela louvavel dedicação com que o sr. Infante D. Affonso se prestou a servir na India, sendo a mesma commissão encarregada de representar esta camara em todas as festas que se realisarem por occasião da chegada dos expedicionarios. Proponho que depois se encerre a sessão de hoje. = Antonio de Serpa.

O sr. Presidente: - A proposta é de natureza que não me parece necessario consultar a camara sobre a sua admissão.

O sr. Arcebispo Bispo do Algarve: - Pedi a palavra, sr. presidente, para, como bispo catholico, embora o ultimo de todos, e como cidadão portuguez, declarar, em termos concisos e breves, que do coração me associo ao preito de homenagem, e applaudo o voto de congratulação que v. exa., em phrase eloquente, acaba de propor, commemorando os feitos recentemente occorridos na India e na Africa oriental, feitos brilhantissimos, cuja jubilosa noticia, echoando e repercutindo-se com extraordinaria rapidez pelo paiz, tem sido acolhida em toda a parte, de um a outro extremo, nos centros mais populosos, como nas aldeias mais humildes e sertanejas, com fremitos de enthusiasmo, e com acclamações íntimas e calorosas.

É que, sr. presidente, esses feitos heroicos significam e traduzem um serviço grandioso e valiosissimo prestado á patria, na manutenção e defeza dos honrosos titulos da sua liberdade, do seu poder, da sua independencia, da sua autonomia, e da integridade do seu territorio. (Apoiados.)

Apesar da indifferença com que em nossos dias se encaram as cousas mais serias, ainda assim ninguem deixa de curvar-se, respeitoso e grato, ante os que não recuam nem trepidam na presença dos maiores perigos, e por entre as conjuncturas mais formidaveis e arriscadas, para conseguirem com seus esforços, trabalhos e sacrificios, que o abençoado solo em que nascemos, se ostente, á face do mundo, engrandecido e acatado nos seus dominios, na sua historia, em suas tradições, na religião santa, que nossos pães nos transmitiiram e legaram como herança preciosissima, em tudo, finalmente, o que constitue e fórma essa entidade sublime, a que damos o dulcissimo nome de patria. (Apoiados.)

E eu, sr. presidente, que, por Indole e por temperamento, não sou propenso a expansões ruidosas, sinto-me,