O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO PREPARATORIA EM 3 DE JANEIRO DE

Presidencia do exmo sr. Francisco Maria da Cunha

Secretario – os dignos pares

D. João de Alarcão
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO

O digno par Francisco Maria da Cunha, occupando a cadeira da presidencia, convidou os dignos pares D. João de Alarcão e Seabra de Lacerda a desempenharem interinamente as funccões de secretarios. — Feita a chamada, foi lida na mesa a carta regia nomeando o digno par Francisco Maria da Cunha para presidir á camara, nos termos da carta dê lei de 15 de setembro de 1842. — Procedeu-se á eleição de secretarios, e seguidamente á de vice-secretarios.— O sr. presidente declarou que estava organisada a mesa da camara dos dignos pares do reino para a sessão do corrente anno. — Foi lida e approvada a acta da sessão preparatoria.

Pelas tres horas e um quarto da tarde occupou á cadeira da presidencia o digno par Francisco Maria da Cunha, e convidou os dignos pares D. João de Alarcão e José Vaz Correia de Seabra de Lacerda a tomarem os logares de secretarios.

Feita a chamada, verificou-se estarem presentes 19 dignos pares.

O sr. Presidente: — Vae ler-se uma carta regia. Leu-se na mesa e è do teor seguinte:

Carta regia

Francisco Maria da Cunha, do meu conselho, par do reino, ministro e secretario d'estado honorario, amigo.

Eu, El-Rei, vos envio muito saudar, como aquelle que amo.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento e consummada experiencia dos negocios publicos: hei por bem nomear-vos para presidir á camara dos dignos

pares do reino nos termos da carta de lei de 15 de setembro de 1842. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no paço das necessidades, em 27 de dezembro de 1899. = EL-REI. = José Luciano de Castro.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á eleição dos secretarios da mesa.

Feita a chamada, corrido o escrutinio e tendo servido de escrutinadores os dignos pares marques de Fontes Pereira de Mello e Fernando Larcher, verificou-se terem entrado na uma 20 listas.

Foram eleitos para secretarios:

Julio Carlos de Abreu e Sousa, com 17 votos

Conde de Bertiandos 17 »

Tres listas inutilisadas.

O sr. Presidente:— Vae proceder-se á eleição dos vice-secretarios.

Feita a chamada, corrido o escrutinio e tendo servido d& escrutinadores os mesmos dignos pares verificou-se terem entrado na uma 21 listas.

Foram eleitos:

Conde de Lagoaça, com 21 votos

Luiz Antonio Rebello da Silva 21 »

O sr. Presidente: — A mesa da camara dos dignos pares do reino está organisada para o anno de 1900. Vae ler-se a acta da sessão preparatoria. Foi lida na mesa e approvada.