O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1906

SESSÃO PEEPAEATOEIA EM 1 DE OUTUBRO DE 1906

SUMMARIO. - É lida a Carta Regia que nomeia Presidente o Digno Par Augusto José da Cunha - S. Exa. agradece a El-Rei a honra de assumir a Presidencia da Gamava, cuja benevolencia pede, affirmando a boa vontade que o anima para, com o auxilio dos seus collegas, desempenhar o alto cargo em que está investido. - Procede-se á eleição de Secretarios e Vice-Secretarios. - Lida e approvada a acta d'esta sessão preparatoria, o Sr. Presidente declara achar-se organizada a mesa da Camara para a sessão que hoje começa.

Pelas 2 horas e 25 minutos da tarde occupou a cadeira da Presidencia - Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha, servindo de Secretarios os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho e José Vaz Correia Seabra de Lacerda.

Feita a chamada, e verificando-se que estavam presentes 36 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foram lidas na mesa duas Cartas Regia, uma nomeando para presidir ás sessões da Camara o Digno Par Augusto José da Cunha; outra nomeando supplente á Presidencia o Digno Par Luiz Fisher Berquó Poças Falcão.

(Estava presente o Sr. Ministro da Marinha. Entrou durante a sessão o Sr. Presidente do Conselho e Ministro do Reino).

O Sr. Presidente: - Em virtude da primeira das Cartas Regias que acabam de ser lidas, tomei a presidencia da Camara dos Dignos Pares do Reino.

Subindo a este logar, cumpre-me primeiro que tudo agradecer, com o mais profundo reconhecimento, a Sua Majestade El-Rei a honra que me concedeu, e em segundo logar appellar para a benevolencia de toda a Camara.

Conheço, bem a insuficiencia dos meus merecimentos para o desempenho d'este elevado cargo.

Digo isto sem a menor sombra de modestia e com tanta mais convicção quanto tenho presentes as tradições gloriosamente honrosas que me deixaram, os homens publicos que teem presidido a esta Camara.

Mas, se me fallecera os merecimentos, sobeja-me a boa vontade de cumprir o meu dever.

Para isso, porém, necessito da benevolencia da Camara.

Peço-a com a maior instancia, espero merecel-a, e conto com ella, porque tambem protesto a cada um dos Dignos Pares a mais profunda consideração e estima.

Vae-se proceder á eleição dos Secretarios e Vice-Secretarios. Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas.

Fez se a chamada e procedeu-se á votação.

Convidados a servir de escrutinadores os Dignos Pares Francisco José Machado e Carlos Augusto Vellez Caldeira Cantel-Branco, verificou-se que, entraram na uma , para a eleição de Secretarios 38 listas, das quaes 10 eram brancas, e na uma para a eleição de Vice-Secretarios tambem 38 listas, sendo 9 brancas.

Ficaram eleitos Secretarios os Dignos Pares Srs. Luiz de Mello Bandeira Coelho , com 28 vetos, e José Vaz Correia Seabra de Lacerda, com 28 votos.

Para Vice-Secretarios foram eleitos os Dignos Pares Joaquim de, Vasconcellos Gusmão, com 28 votos, e Marquez do Lavradio, com 29 votos.

Foi lida e approvada a acta da sessão preparatoria.

O Sr. Presidente: - A mesa da Camara dos Dignos Pares está organizada para a presente sessão legislativa.