O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1910

SESSÃO PREPARATORIA DE 3 DE MARÇO DE 1910

SUMMARIO.- São lidas na mesa as Cartas Regias que nomeiam, respectivamente, para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Camara, na actual sessão legislativa, os Dignos Pares Conde de Bertiandos e Eduardo de Serpa Pimentel.- O Digno Par Conde de Bertiandos agradece a honra que Sua Majestade se dignou conceder-lhe, e pede aos Dignos Pares que o auxiliem no desempenho da sua missão.- Procedeu-se á eleição simultanea de Secretarios e Vice-Secretarios.- É lida e approvada a acta d'esta sessão preparatoria.- O Sr. Presidente nomeia a deputação que tem de communicar a Sua Majestade El-Rei que está organizada a mesa para a sessão legislativa actual.

Pelas 2 horas e 20 minutos da tarde, occupou a cadeira da presidencia o Digno Par Sr. Conde de Bertiandos, servindo de Secretarios os Dignos Pares Srs. Luiz de Mello Bandeira Coelho e Francisco José Machado.

Feita a chamada e verificando-se a presença de 37 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Leram-se na mesa as Cartas Regias nomeando os Dignos Pares Srs. Conde de Bertiandos e Eduardo de Serpa Pimentel para os cargos, respectivamente, de Presidente e Vice-Presidente da Camara, na actual sessão legislativa.

O Sr. Presidente:- Agradeço penhorado a Sua Majestade El-Rei a honra que se dignou conceder-me, nomeando-me para presidir aos trabalhos da presente sessão.

Espero a continuação do auxilio e benevolencia da Camara, e só assim me sinto animado para o desempenho de tão honrosissimo cargo, para o que, bem o conheço, me fallecem completamente merecimentos.

Peço a todos que me prestem as suas luzes, e a sua valiosissima e indispensavel coadjuvação.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Presidente:-Em conformidade com o regimento, vae proceder-se á eleição simultanea dos Secretarios e Vice-Secretarios. Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas

Procedeu-se á chamada.

O Sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os Dignos Pares Srs. Arthur Hintze Ribeiro e Conde de Castro.

Procedendo-se á contagem das listas, verificou-se terem entrado na urna 39, sendo 2 brancas, e ficando eleitos Secretarios, por 37 votos cada um, os Dignos Pares Srs. Luiz de Mello Bandeira Coelho e José Vaz Correia Seabra de Lacerda.

Proseguindo a contagem das listas, verificou-se que tinham sido eleitos para Vice-Secretarios os Dignos Pares Francisco José Machado com 36 votos e Conde das Alcaçovas com 35, tendo apparecido 3 listas brancas.

Foi lida e approvada a acta d'esta sessão preparatoria.

O Sr. Presidente: - A deputação que ha de communicar a Sua Majestade El-Rei que está organizada a mesa é composta, alem dos membros da mesa, dos Dignos Pares:

Marquez de Gouveia.
Conde de Castello de Paiva.
Conde de Valenças.
Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral.
Jacinto Candido da Silva.
Arthur Alberto de Campos Henriques.
Ayres de Ornellas de Vasconcellos.

S. Exas. serão avisados do dia e hora a que Sua Majestade se digna receber a deputação.