O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 2

SESSÃO PREPARATORIA DE 5 DE JANEIRO DE 1886

Presidencia do exmo. Sr. José de Mello Gouveia

Secretarios - os dignos pares

Francisco Simões Margiochi
Conde de Alte

SUMARIO

Leitura o approvação da acta. - Correspondencia. - Apresentação de diplomas relativos á eleição de varios dignos pares.- O digno par Sequeira Pinto participa achar-se constituida a primeira commissão de verificação de poderes. - O sr. presidente levanta a sessão, dando para ordem do dia da de 7 do corrente a apresentação de diplomas e pareceres.

Ás duas e tres quartos horas da tarde, estando presentes 19 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

(Estava presente o sr. ministro do reino.)

O sr. Presidente:- Convido o digno par o sr. conde de Alto a occupar o logar de segundo secretario

Vae ler-se a acta.

Lida na mesa, e não havendo reclamação julgou-se approvada.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a correspondencia.

Leu-se na mesa e é ao teor seguinte:

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, remettendo 20 processos relativos á eleição que ultimamente se realisou em virtude do decreto de 8 de outubro do anno proximo findo, sendo 17 pertencentes á eleição dos collegios districtaes do continente, 1 do collegio especial dos estabelecimentos scientificos e 2 das ilhas adjacentes, Funchal e Ponta Delgada, faltando para cômputo da eleição os districtos de Angra e Horta.

Foram remettidos é commissão competente.

O sr. Presidente: - Estão sobre a mesa os diplomas relativos aos srs. dr. Antonio José Teixeira e João Silverio de Amorim da Guerra Quaresma. Vão ser enviado á respectiva commissão conjunctamente com varios processos eleitoraes.
O sr. Sequeira Pinto: - Participo a v. exa. e á ca-

mara que a commissão de verificação de poderes, a que tenho a honra de pertencer, se installou, nomeando para seu presidente o sr. visconde de Alvo de Sá, para secretario o digno par o sr. Henrique de Macedo, havendo relatores especiaes conforme a conveniencia e natureza do serviço.

Approveito a occasião para mandar para a mesa o diploma relativo ao sr. conde da Foz.

O diploma foi remettido á respectiva commissão.

O sr. José Baptista de Andrade: - Mando para a mesa o diploma relativo á eleição do sr. vice-almirante José Joaquim de Andrade Pinto.

Peço a v. exa. que lhe dê o destino conveniente.

Foi remettido á respectiva commissão.

O sr. Conde de Castro: - Tenho a honra do mandar para a mesa o diploma e mais documentos relativos á eleido sr. visconde de Paço de Arcos.

Foram mandados á respectiva commissão.

O sr. Lourenço de Almeida Azevedo:- Tenho a honra de mandar para a mesa o diploma relativo á eleição do sr. Fernando Augusto de Andrade Pimentel e Mello, eleito pelo districto de Coimbra.

Foi á commissão respectiva.

O sr. Sousa Pinto: - Tenho a honra de mandar para a mesa o diploma relativo á eleição do sr. general José Paulino de Sá Carneiro.

Foi á commissão respectiva.

O sr. Presidente: - Se algum digno par deseja apre-

sentar mais algum diploma, tenha a bondade para a mesa.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - A proxima sessão á logar na quinta feira, 7 do corrente, sendo a ordem dia a apresentação de diplomas e pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 5 de janeiro de 1886

Exmos. srs.: José de Mello Gouveia; Condes, de Alte, de Cabral, de Castro, de Linhares, da Ribeira Grande; Visconde de Alves de Sá; Sousa Pinto, Barros e Sá, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Costa e Silva, Margiochi, Henrique de Macedo, Ferreira Lapa, Baptista Andrade, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Lourenço de Almeida, Placido de Abreu.