O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 2 DE 10 DE JANEIRO DE 1896 19

auctor do codigo civil portuguez, o homem que empenhou toda a labutação do seu espirito para operar uma transformação radical e completa na nossa jurisdicção, para a qual trabalhou com uma perfeição adequada ao nosso modo de ser actual e ás nossas aspirações.

Visconde de Seabra, ainda nos ultimos momentos, quando já a luz dos olhos se ía apagando, trabalhava incansavelmente em serviço da patria.

Pinheiro Chagas! Quantos estavam na camara se lembravam de como eram fulgurantes e vivas as irradiações daquelle talento tão brilhante, e como a sua palavra tinha o condão de commover profundamente toda a gente que o escutava. (Apoiados.) Ao mesmo tempo, como ministro, era de uma hombridade de caracter, que se impunha a todos como uma estrella das mais vivas e mais brilhantes.

O sr. presidente, a par destes importantes homens, citara outros que realmente mereciam a nossa consideração e respeito.

Tambem ministros d'estado foram Antonio Pequito Seixas de Andrade e José Joaquim de Castro, caracteres dignos e honrados, que nos deixaram sentidas saudades. (Apoiados.)

Não podia nem devia esquecer tambem Bernardo de Serpa e Placido de Abreu, um, consummado jurisconsulto; o outro, militar distincto e illustrado, que era uma reliquia das nossas campanhas da liberdade.

Igualmente tinham desapparecido de entre nós um membro illustrado do clero, o bispo de Lamego; o marquez de Vallada, orador vehemente, que a camara via entrar em todas as discussões; e o marquez de Pomares, fidalgo nobre pela sua linhagem e immaculado caracter.

A par d'estes, quizera o sr. presidente tão justamente dedicar tambem a homenagem devida, como, tributo de reconhecimento, aos homens que exaltaram o seu paiz, como Pedro de Carvalho e Carlos Lobo d'Avila.

Pedro de Carvalho foi victima do seu trabalho incessante; morreu na brecha com as armas na mão, porque a sua arma era a penna com que defendeu os interesses mais vitaes do seu paiz.

Fica como padrão o que elle escreveu em defeza de Lourenço Marques, são volumes completos, trabalhos acabados.

Não se poupou á labutação que lhe affectava a vida e que a vida lhe roubou.

Benemeritos da, patria eram os que a defendem luctando com as armas, mas tambem aquelles que a defendem com o vigor do seu talento e com a preoccupação do seu animo.

Seria ingrato se não agradecesse ao sr. presidente a referencia que fez a Carlos Lobo d'Avila, um dós companheiros mais dilectos do orador na ingrata lide da governação publica.

Ficára-lhe no caminho, nesse caminho que tem trilhado tão cheio de dificuldades, de embargos, de vicissitudes, de alternativas de toda a hora, de preoccupações de todo o momento.

Ficára-lhe no caminho, elle que com a segurança do seu conselho, com a firmeza do seu juizo, com a agudeza do seu engenho, era o animo do governo.

Caíra a meio do caminho Carlos Lobo d'Avila. Esse a quem o paiz inteiro prestou a derradeira homenagem com uma saudade intensa, com uma mágua profunda, com uma tristeza cruciante. É que o paiz comprehendeu que ali se afundara a esperança mais radiante do seu porvir. Folgava de o poder dizer.

Momentos antes de vir para a camara, o orador viu passar alegres, cheios de contentamento, e saudados pela multidão, os expedicionarios que regressavam da Africa. Divisava-se no rosto de cada um a satisfação de ter cumprido o seu dever com risco da propria vida.

Não pôde n'essa occasião esquecer as preoccupações de outr'ora, os cuidados e desvelos com que Carlos Lobo d'Avila se empenhou com o governo na organisação d'essa expedição.

Oh! Como elle ficaria alegre e contente ao ver coroados de bom exito aquelles trabalhos! Como partilharia com. o paiz inteiro a satisfação que agora sentimos! Com que ardor elle juntaria um bravo ás manifestações da multidão!

Não o pôde fazer e é esse mais um motivo para que a nossa saudade seja bem funda, para que o nosso pezar seja bem intimo, para que a nossa mágua seja bem sincera.

Como ministro das obras publicas, Carlos Lobo d'Avila desvelou-se em levantar o desenvolvimento economico da nação, e como ministro dos negocios estrangeiros soube sempre defender a honra, o bom nome e o prestigio da sua patria.

(O discurso do orador será publicado na integra quando s. exa. haja revisto as notas tachygraphicas.)

O sr. Arcebispo-Bispo do Algarve: - Associo-me sr. presidente, ao voto de sentimento que, em phrase tão alevantada, v. exa. acaba de propor, commemorando o infausto passamento dos eminentes estadistas e dignos pares, cujos nomes foram por v. exa. mencionados.

Bem merecem todos elles respeitosa commemoração por parte da camara, de que, na sua maioria, foram membros illustres e prestimosos.

De todos ou quasi todos recebi repetidas provas de estima, consideração e benevolencia, devendo, porém, especialisar n'esta occasião tres de entre elles: o sr. dr. Bernardo de Serpa Pimentel, a quem me coube a honra de ter como professor na universidade de Coimbra, de que elle foi ornamento distinctissimo pelo seu brilhante talento, pela sua intelligencia lucida e perspicaz, pelo seu trato affavel e delicadeza inexcedivel de suas maneiras, pelo que, a par de muito respeito, Soubera conquistar geral sympathia entre mestres e discipulos; o sr. bispo de Lamego, esse prelado venerando, que tanto lustre dera ao solio episcopal com suas virtudes, sua muita illustração tino administrativo e bom senso que revelára no desempenho do seu cargo pastoral, sempre espinhoso e difficil, especialmente nos tempos que vão correndo; o sr. conselheiro Carlos Lobo d'Avila, cuja morte prematura tão profunda, tão intima e dolorosamente commoveu o paiz inteiro, que via no Ínclito estadista, não direi sómente uma esperança, mas um trabalhador indefesso, um dos mais illustrados e valentes propugnadores do engrandecimento e da prosperidade da patria, que elle muito dedicadamente serviu. Comquanto fosse rapida e breve a sua peregrinação sobre a terra, ficaram-nos ahi vestigios inapagaveis, immorredouros, indeleveis, da pujança do seu talento brilhantissimo (Apoiados.) da excepcional, da phenomenal e rara illustração do seu espirito e do elevadissimo criterio com que, tanto nas lides parlamentares como nos conselhos da corôa, examinava, discutia e apreciava os mais graves, os mais momentosos e melindrosos assumptos da governação publica.

Quando baixam ao tumulo, cobertos de bençãos, homens desta tempera, de estatura similhante, que tanto se assignalaram pelas .fulgurações do seu genio, pela sua dedicação desinteressada e persistente a bem dos interesses mais legitimos e mais caros do paiz, é grande a máguas pungente a dor que nos alanceia, enormissimo o desalento que nos opprime, principalmente se attendermos a que não abundam as forças varonis, as inquebrantaveis energias necessarias para atalharem, para impedirem, quanto possivel, o recrudescimento dos males agudissimos, de que enferma a nossa sociedade,

Curvando-nos, humildes, ante os decretos da Providencia Divina, que nos cumpre acatar com inteira submissão, mais uma vez declaro que apoio o voto de sentimento, justamente devido á honrada e saudosa memoria dos illus-