O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

quando era reclamada pelos Pares do Reino para dar contas dos seus actos.

Dizem-me que o Governo tem o prurido de, em tudo, se apresentar como novo, certamente para ter direito a maior copia de favores, que mais facilmente se despejam sobre um Governo de poucos dias, do que sobre um Gabinete de algum tempo, e assim entendeu que não devia tomar parte nos trabalhos d'esta Camara, nem associar-se a um voto de sentimento, que representava uma alta manifestação de estima para com uma nação estrangeira, nem vem hoje aqui responder a um Par que solicita e reclama a sua presença, porque se julga com o dever de se apresentar primeiro á outra Camara.

Tristissimo subterfugio este, que outra cousa não é, e que não tem a abonal-o, nem as praxes parlamentares, nem os proprios precedentes do Sr. Presidente do Conselho (Apoiados).

Ouço dizer que não ha sessão na Camara dos Senhores Deputados. Se assim é, quer V. Exa. interromper a sessão para mandar perguntar aos Srs. Ministros se podem vir aqui?

V. Exa. disse-me que o Sr. Presidente do Conselho e o Sr. Ministro da Fazenda lhes tinham communicado que não podiam comparecer na sessão de hoje por terem de se apresentar na outra casa do Parlamento.

Desde que não ha sessão n'aquella Camara, qual é o motivo por que S. Exas. não comparecem aqui.

Repito: quer V. Exa. interromper a sessão, até que se communique aos Srs. Ministros que desejamos o seu comparecimento visto não existir já o impedimento que S. Exas. allegaram?

O Sr. Presidente: - Se V. Exa. me dá licença eu consulto a Camara sobre se é de opinião que se faça ao Governo a communicação que o Digno Par deseja.

Os Dignos Pares que são de opinião que se suspenda a sessão tenham a bondade de se levantar.

Depois de verificada a votação, foi approvado por 26 votos contra 16 que se suspendesse a sessão não contando a mesa.

O Sr. Presidente: - Está por consequencia suspensa a sessão. Vae fazer-se ao Sr. Presidente do Conselho e ao Sr. Ministro da Fazenda a communicação do Digno Par Hintze Ribeiro.

Foi suspensa ás 3 horas e 10 minutos e reaberta ás 4 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Continua a sessão. Em virtude dos desejos manifestados pelo Digno Par o Sr. Hintze Ribeiro, communicou se ao Sr. Presidente do Conselho o pedido que S. Exa. fez, para estar aqui presente o Governo.

O Sr. Presidente do Conselho disse que persiste no parecer já ennunciado no seu officio remettido á Camara, ante-hontem, de que precisa, segundo a praxe, apresentar o Governo primeiramente á Camara dos Senhores Deputados e que não pode por isso comparecer hoje aqui.

A seguinte sessão realizar-se-ha na proximo sexta feira, conservando-se inscripto o Digno Par Sr. Hintze Ribeiro.

Está levantada a sessão.

Eram 4 horas e 16 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 5 de fevereiro de 1908

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha; Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquezes: de Avila e de Bola-ma, de Fontes Pereira de Mello, de Penafiel, de Sousa Holstein, da Praia e de Monforte (Duarte); Arcebispo-Bispo de Portalegre; Condes: do Bomfim, de Castello de Paiva, de Figueiró, de Monsaraz, da Ribeira Grande, de Sabugosa, de Valenças, de Villar Sêcco; Viscondes: de Asseca, da Athouguia, de Monte São; Moraes Carvalho, Alexandre Cabral, Pereira de Miranda, Antonio Candido, Costa e Silva Santos Viegas, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos, Campos Henriquer, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Bernardo de Aguilar, Palmeirim, Ernesto Hintze Ribeiro, Mattoso Santos, Veiga Beirão, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Ressano Garcia, Baptista de Andrade, Jacinto Candido, D. João de Alarcão, Mendonça Cortez, João Arroyo, Gusmão, Jorge de Mello, Avellar Machado, Correia de Barros, José de Azevedo, Frederico Laranjo, José de Alpoim, Silveira Vianna, José Vaz de Lacerda, Julio de Vilhena, Rebello da Silva, Pimentel Pinto, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manoel Affonso Espregueira, Raphael Gorjão, Sebastião Dantas Baracho, Wenceslau de Lima.

O Redactor,

AURELIO PINTO CASTELLO BRANCO.