O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 12 DE JANEIRO DE 1870

Presidencia do exmo. sr. Conde de Castro, vice-presidente

Secretarios - os dignos pares

Conde de Fonte Nova
Visconde de Soares Franco

(Assistia o sr. presidente do conselho e ministro do reino, duque de Loulé.)

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presente numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondencia

Officio do ministerio do reino, communicando que por carta regia de 8 do corrente houve Sua Magestade por bem nomear par do reino o sr. deputado Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello.

Officio da camara dos senhores deputados, accusando a recepção do officio de communicação da constituição da camara dos dignos pares do reino.

Inteirada.

Officio do ministerio da guerra, enviando cinco authographos dos decretos das côrtes geraes, convertidos em lei.

Para o archivo.

Communicações dos dignos pares viscondes de Gouveia e de Leiria, dos motivos por que não têem podido assistir ás sessões.

Inteirada.

Memorial de Adriano José Curvo Semedo, sobre o prejuizo que soffreu na reforma que lhe foi dada em capitão com o soldo de tenente.

Distribuido convenientemente.

Communicação do sr. Delfim Guedes, em nome de sua tia a sra. viscondessa de Valmor, do fallecimento do digno par visconde de Valmor.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a congratulação que o senado e a camara dos senhores deputados do imperio do Brazil dirigiram ás camaras portuguezas, em consequencia da mensagem que se dirigiu áquelle imperio pela occasião da victoria das armas alliadas contra o Paraguay.

O sr. Secretario fez a leitura d'estes documentos.

O sr. Presidente: - Manda-se lançar na acta com a menção de que esta communicação foi recebida com muito especial agrado da camara.

Approvado.

O sr. Presidente: - Vou nomear, para examinar a carta regia que acaba de ser lida, os dignos pares, conde de Cabral, marquez de Sabugosa, e Roque Fernandes Thomás.

Creio que a camara quererá que se lance na acta, que foi ouvida com profundo sentimento a communicação do fallecimento do digno par o sr. visconde de Valmor (apoiados).

O sr. Larcher: - Sr. presidente, tenho a honra de participar a v. exa. e á camara, que me não foi possivel comparecer ás ultimas sessões por estar ausente de Lisboa.

O sr. Conde de Fonte Nova: - Sr. presidente, o digno par, o sr. duque de Saldanha, encarregou-me de participar a v. exa. e á camara, que deixou de comparecer á sessão passada por ignorar que a houvesse, e igualmente me encarregou de declarar que não póde comparecer á sessão de hoje por objecto de serviço da mordomia mór, mas que ainda assim, se o despacho acabasse cedo, compareceria na camara.

O sr. Presidente: - Estão na mesa uns requerimentos para segunda leitura, mas, como se não acha presente o seu auctor, serão lidos opportunamente.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Duque de Loulé): - Sr. presidente, pedi a palavra para pedir a v. exa. e á camara licença, que os dignos pares que exercem funcções em Lisboa as possam accumular, querendo, com as das camara.

Os dignos pares a que me refiro são: os membros do conselho d'estado, os srs. Reis e Vasconcellos, Felix Pereira de Magalhães, e Roque Fernandes Thomás; e os srs. José Lourenço da Luz, director da escola medico-cirurgica de Lisboa; visconde de Benagazil, provedor da santa casa da misericordia; José Maria Eugenio de Almeida, e marquez de Ficalho, provedor e adjunto da casa pia.

Foi concedida a licença pedida.

O sr. Presidente: - A proxima sessão será na sexta feira, em que se fará a leitura da resposta ao discurso da corôa.

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 12 de janeiro de 1870

Os exmos. srs. - Conde de Castro; Duques, de Loulé, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sabugosa; Condes, de Cabral, de Fonte Nova, de Fornos, de Peniche, de Rio Maior; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Condeixa, de Ovar, de Porto Covo de Bandeira, de Soares Franco; Barão de Villa Nova de Foscôa; Moraes Carvalho, D. Antonio José de Mello, Rebello de Carvalho, Larcher, Moraes Pessanha, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Rebello da Silva, Fernandes Thomás, Casal Ribeiro.

22 - IMPRENSA NACIONAL - 1870