O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÃO N.° 3

EM 8 DE OUTUBRO DE 1904

Presidencia do Exmo. Sr. Alberto Antonio de Moraes Carvalho

Secretarios - as Dignos Pares

Visconde de Athouguia Fernando Larcher

SUMMARIO.- Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Sr. Presidente, dando conta do fallecimento do Digno Par Simões Margiochi, elogia os merecimentos do extincto, e propõe que na acta da sessão de hoje se lance um voto de intenso pesar por este lutuoso acontecimento. Associa-se a esta proposta o Sr. Presidente do Conselho.- O Digno Par Antonio de Azevedo Castello Branco, em nome da maioria, associa-se igualmente á proposta do Sr. Presidente e addita a no sentido de se encerrar a sessão em signal de luto.- O Digno Par Sebastião Telles, em nome do partido progressista, lamenta a perda de um collega tão prestimoso.-São approvadas por acclamação as duas propostas. - O Digno Par Sebastião Baracho manda para a mesa tres requerimento pedindo esclarecimentos aos Srs. Ministros da Fazenda, Guerra e Obras Publicas. São expedidos.- O Digno Par Antonio de Azevedo manda para a mesa o projecto de resposta ao Discurso da Corôa. Foi a imprimir. - Encerra-se a sessão, designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 45 minutos da tarde, achando-se presentes 23 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada a acta da sessão antecedente.

Leu-se a seguinte, Carta Regia:

Pedro Victor da Costa Sequeira, do meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario. Amigo.- Eu El-Rei vos Envio muito saudar, como aquelle que Amo. Tendo em consideração o vosso distincto merecimento e consumada experiencia dos negocios publicos: hei por bem nomear-vos para presidir á Camara dos Dignos Pares do Reino nos termos da carta de lei de 15 de setembro de 1842. O que Me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no Real Paçô das Necessidades, em 24 de setembro de 1904.= EL-REL - Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro.

Camara ficou inteirada.

Mencionou-se o seguinte expediente

Dois officios da Presidencia da Camara dos Senhores Deputados, communicando, um a constituição da mês
na Camara, e devolvendo o outro duas proposições do lei que caducaram.

Para o archivo.

Officio do Ministerio da Fazenda, remettendo 100 exemplares das pró-3ostas de lei e relatorio pelo respectivo Ministro apresentados á Camara dos Senhores Deputados em sessão de 5 do corrente.

Mandaram-se distribuir.

Dois officios do Ministerio do Reino, e um do Ministerio da Justiça, relativos a documentos requeridos pelo Digno Par Sebastião Baracho.

Para a secretaria.

Officio do Ministerio da Guerra, remettendo as contas da gerencia do mesmo Ministerio, relativas a 1901-1902 e exercicio de 1900-1901.

Mandaram se distribuir.

Officio do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, accusando a recepção do officio em que lhe foi communicada a installação da mesa d'esta Camara.

Para, a secretaria.

Officio de Francisco Simões de Almeida Margiochi, communicando o fallecimento de seu pae o Digno Pa: Francisco Simões Margiochi.

O Sr. Presidente: - Como a Camara caba de ouvir pela leitura do officio, falleceu o Digno Par do Reino Francisco Simões Margiochi. Já nas suas funcções de vereador da Camara Municipal de Lisboa, já como provedor da Real Casa Pia de Lisboa, já dedicando a sua actividade ao estudo dos melhoramentos da agricultura nacional, Francisco Simões Margiochi mostrou que era um homem util.

Dotado de sentimentos altruistas, verdadeiramente excepcionaes, Francisco Simões Margiochi, foi um homem bom.

Seguindo as honrosas tradições de seu pae, de quem herdou a cadeira que occupava como Par do Reino, Francisco Simões Margiochi foi um membro distincto d'esta Camara. Por todos estes motivos, propõe que na acta da sessão se lance um voto de pesar pelo seu fallecimento.

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros (E. Hintze Ribeiro): - É com sentida magua que se associa á expressão de sentimento que o Sr. Presidente acaba de manifestar, pela perda de um collega nesta Camara, o Sr. Margiochi, de quem teve a honra de ser amigo por muitos annos. Conheceu-o muito de perto, e fica-lhe na memoria a lealdade politica que sempre encontrou nelle e os sentimentos affectivos que sempre lhe manifestara.