O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 3 DE 5 DE JUNHO DE 1906 25

"Requeiro que, pelo Ministerio do Reino, me seja enviada copia do processo que serviu de base para serem promovidos a professores de 3.ª classe 11 professores ajudantes e 8 professoras tambem ajudantes do quadro das escolas de Lisboa, que teve logar por despacho de 17 de maio ultimo".

"Requeiro que, pelo Ministerio do Reino, me seja enviada nota das gratificações concedidas aos diversos individuos encarregados da redacção do Boletim da Direcção Geral de Instrucção Publica, indicando quaes as pessoas que as recebem e quanto pertence a cada um mensalmente".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota das quantias concedidas para concertos e reparações de estradas, assim como para construcção das mesmas, no periodo decorrido de 20 de março a 18 de maio do corrente anno".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota detalhada das quantias concedidas para concertos nas igrejas e outros edificios publicos, e tambem pontes, chafarizes, lavadouros, etc., no periodo decorrido de 20 de março a 18 de maio do corrente anno, indicando a data dos requerimentos ou pedidos e a data em que se fez a concessão".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota das caixas do correio que foram mudadas durante o periodo de 20 de março a 18 de maio do corrente anno, assim como quaes os motivos que o Ministro teve para fazer essas mudanças".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota dos empregados, conductores de malas, que foram substituidos no periodo de 20 de março a 18 de maio do corrente anno, indicando os motivos em que o Ministerio se fundou para fazer essa substituição".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota dos adeantamentos de dinheiro que teem sido feitos á adega social de Vianna do Alemtejo, indicando:

1.° As datas em que foram feitos esses adeantamentos;

2.° Qual foi a importancia de cada um d'elles;

3.° Quaes as pessoas que receberam esses adeantamentos;

4.° Quaes os documentos com que se apresentaram essas pessoas para serem julgadas idóneas a receber as diversas quantias;

5.° Quaes os serviços que tem prestado essa adega social para merecer que o Estado lhe tenha feito adeantamentos de quantias avultadas;

6.° Qual a forma como essa associação se comprometteu a reembolsar o Estado do dinheiro que lhe adeantou; 7.° Qual a applicação que tem tido esse dinheiro".

"Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada nota do numero de cantoneiros que foram aposentados durante o periodo decorrido de 20 de março a 18 de maio do corrente anno, indicando qual a verba por onde se manda pagar a esses empregados que o Governo mandou aposentar".

"Requeiro que, pelo Ministerio da Marinha, me seja enviada copia:

1.° Da syndicancia que o Governo devia ter mandado fazer aos actos de insubordinação dos navios de guerra Vasco da Gama e D. Carlos;

2.° Nota do destino que tiveram os marinheiros dos dois navios de guerra e onde se acham actualmente;

3.° Copia das ordens que o Sr. Ministro da Marinha e Presidente do Conselho deram no Arsenal aos Srs. Almirantes Moraes e Sousa e Ferreira do Amaral na noite da insubordinação dos marinheiros do cruzador D. Carlos.

4.° Copia de outros quaesquer documentos trocados entre o Sr. Ministro da Marinha e as diversas auctoridades, relativos a esta insubordinação e vice-versa;

5.° Nota do numero de praças que estavam com licença na noite da insubordinação do cruzador D. Carlos;

6.° Copia dos relatorios do Sr. Almirante Moraes e Sousa e Conselheiro Ferreira do Amaral acêrca d'estas insubordinações;

7.° Copia dos relatorios dos commandantes do D. Carlos e Vasco da Gama acêrca das mesmas insubordinações.

Sala das Sessões, em 5 de junho de 1906. = Francisco José Machado".

O Sr. Presidente: - A proximo sessão é ámanhã, com a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 2 horas e 50 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 5 de junho de 1906

Exmos. Srs: Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquez de Pombal; Arcebispo-Bispo de Portalegre; Condes: do Bomfim, de Figueiró, de Mártens Ferrão; Visconde de Monte-São; Santos Viegas, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos, Palmeirim, Vellez Caldeira, Serpa Pimentel, Fernando Larcher, Francisco José Machado, Francisco de Medeiros, Tavares Proença, Almeida Garrett, Jacinto Candido, João Arroyo, Avellar Machado, José de Alpoim, José Vaz de Lacerda, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Pedro de Araujo, Sebastião Dantas Baracho, Deslandes Correia Caldeira e Wenceslau de Lima.

O Redactor.

Luiz CEESPO.