O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 11

N.º 4

SESSÃO DE 15 DE JANEIRO DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Marquez de Sabugosa

Secretarios — os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Antonio de Azevedo Mello e Carvalho

{Assistiam, os srs. presidente do conselho de ministros, ministro das obras publicas e ministro da guerra.}

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presente numero legal, foi declarada aberta a sessão.

O sr. Presidente: - Estando impossibilitado por motivo de doença de comparecer á sessão de hoje o primeiro secretario, o digno par o sr. visconde de Soares Franco, e não se achando presente nenhum dos vice-secretarios, convido o digno par o sr. Mello e Carvalho a vir occupar o logar de secretario.

(O sr. Mello e Carvalho occupou o logar de secretario.}

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento por não haver observação em contrario. - Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do digno par visconde de Soares Franco, participando que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão.

Outro do digno par visconde da Fonte Arcada, fazendo igual participação.

Outro do digno par Custodio Rebello de Carvalho, fazendo igual communicação.

Ficou a camara inteirada.

Um orneio do ministerio da fazenda, accusando a recepção do officio de 3 do corrente, communicando o modo por que foi organisada a mesa da camara dos dignos pares para a actual sessão legislativa.

Outro do ministerio da marinha e ultramar, enviando 106 exemplares de cada uma das contas d’este ministerio, relativas á gerencia de 1872-1873, 1873-1874, 1874-1875 e anteriores.

Outro do ministerio dos estrangeiros, enviando 50 exemplares do tomo IV do supplemento á collecção de tratados publicado pelo primeiro official, chefe da repartição d’este ministerio, Judice Biker.

Outro do mesmo ministerio, remettendo 100 exemplares da conta da gerencia d’este ministerio do anno economico de 1875-1876 e do exercicio de 1874-1875.

Outro do ministerio das obras publicas, enviando 80 exemplares do annuario estatistico do reino de Portugal, 1.° anno, 1875, que foi publicado pela repartição de estatistica d’este ministerio.

Outro do ministerio da guerra, remettendo, para serem depositados no archivo da camara dos dignos pares do reino, 14 autographos dos decretos das côrtes geraes que, depois de sanccionados por Sua Magestade El-Rei, foram convertidos em lei do estado.

Tiveram o competente destino.

O sr. Ministro da Guerra (Sousa Pinto): — E para mandar para a mesa dois requerimentos pedindo para que alguns dignos pares possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as que exercem em algumas commissões na capital..

O sr. Secretario leu e são do teor seguinte:

Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara hereditaria para que os dignos pares Augusto Xavier Palmeirim, D. Antonio José de Mello e Saldanha, conde do Fonte Nova, Marino João Franzini e Antonio José de Barros e Sá possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as dos seus empregos ou commissões que exercem na capital.

Igualmente o governo pede á camara dos dignos pares permissão para que Sua Alteza o Serenissimo Senhor Infante D. Augusto possa accumular, querendo, o exercicio das funcções legislativas com as do cominando da 2.ª brigada de cavallaria.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvam as propostas que acabam de se ler, mandadas para, a mesa pelo sr. ministro da guerra, tenham a bondade de se levantar.

Foram approvadas.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Barros e Cunha): — Mando para a mesa a proposta que passo a ler.

(Leu:)

Lida na mesa foi approvada e é do teor seguinte:

Em conformidade com .º disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara hereditaria para que os dignos pares, marquez de Ficalho, conde do Casal Ribeiro, visconde de Villa Maior, Carlos Bento da Silva, Antonio de Serpa Pimentel, João de Andrade Corvo, José Augusto Braamcamp e Jayme Larcher accumulem, querendo as funcções legislativas com as dos seus empregos na capital.

O sr. Barros e Sá: — O digno par o sr. visconde de Bivar encarregou-me de participar a v. exa. e á camara, que não tem comparecido ás sessões por incommodo de saude.

O sr. Sequeira Pinto: — Mando para a mesa um projecto de lei regulando as aposentações dos empregados do corpo legislativo.

O sr. Secretario leu e, é do teor seguinte:

Projecto de lei n.° 263

Artigo 1.° Os empregados do corpo legislativo que se impossibilitarem physica ou moralmente, para continuarem a servir, podem ser aposentados: com o ordenado por inteiro tendo trinta annos de bom e effectivo serviço; com metade tendo vinte annos, e com um terço tendo apenas quinze annos de serviço nas condições apontadas.

Art. 2.° Para os effeitos do artigo 1.° conta-se no tempo de serviço o prestado pelos mesmos empregados em qualquer outra repartição do estado.

Art. 3.° Os vencimentos dos empregados aposentados serão pagos pela folha dos vencimentos dos empregados effectivos.

Art. 4.° Fica revogada toda a legislação em contrario.

Palacio das côrtes, em 15 de janeiro de 1878.= Sequeira Pinto.

O sr. Presidente: — O projecto de lei, que acaba de ser lido, vae ser remettido á commissão de legislação para opportunamente dar o seu parecer.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marquez d’Avila e de Bolama): — Sr. presidente, peço licença para mandar para a mesa uma proposta, pedindo que alguns membros d’esta camara possam accumular, querendo,

4

Página 12

12 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

as funcções legislativas com as dos cargos que exercem, pedido este que faço por parte do meu collega, o sr. ministro da fazenda.

(Leu.)

E aproveito esta occasião para declarar á camara que Sua Magestade El-Rei recebe, na proxima quinta feira, ás onze horas da manhã, no paço da Ajuda, a grande deputação que esta camara nomeou para dar os pezames a Suas Magestades pela lamentavel morte do Rei de Italia, Victor Manuel II.

Cumpre-me tambem prevenir v. exa. e a camara, que, depois da recepção d’esta deputação, terão logar na capella real as exéquias solemnes suffragando a alma d’aquelle grande principe. Faço esta communicação á camara, para que ella possa fazer-se representar, como estou certo que quer, n’aquella solemnidade, não só pela grande deputação, já nomeada, mas por todos os dignos pares que se quizerem aggregar á mesma deputação, dando assim a camara uma nova prova dos seus sentimentos de respeito e dedicação por El-Rei, e de veneração pelo augusto monarcha que acaba de fallecer, e que tão digno era das nossas sympathias. (Apoiados.)

O sr. Presidente: — A camara acabou de ouvir a communicação que fez o sr. presidente do conselho, que Sua Magestade El-Rei recebe a deputação d’esta camara na proxima quinta feira, ás onze horas da manhã, no paço da Ajuda. Julgo que a camara quererá que esta grande deputação assista ás exéquias que hão de ter logar na capella real do paço da Ajuda pelo fallecimento do Rei de Itália Victor Manuel H, e que a essa deputação possam aggregar-se todos os dignos pares que quizerem. Parece-me que é este o sentimento da camara. (Muitos apoiados.)

Vae ler-se a proposta que mandou para a mesa, por parte do seu collega da fazenda, o sr. presidente do conselho.

Lida na mesa foi aprovada e é do teor seguinte:

Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara hereditaria para que os dignos pares Antonio de Paiva Pereira da Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho, Antonio de Serpa Pimentel, Carlos Bento da Silva, Augusto Cesar Barjona de Freitas, visconde de Bivar, Augusto Cesar Xavier da Silva, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, visconde de Algés V Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as dos seus empregos na capital.

ORDEM DO DIA

Vamos passar á ordem do dia que é a apresentação de pareceres de commissões. Se algum digno par tiver pareceres de commissões para mandar para a mesa, tenha a bondade de o fazer.

(Pausa.)

Não havendo quem peça a palavra, vou levantar a sessão, sendo a immediata na proxima sexta feira 18 do corrente, e a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 15 de janeiro de 187S

Exmos. srs.: Marquezes, de Sabugosa, d’Avila e do Bola ma, de Fronteira, do Vallada; Condes de Avillez, do Ca sal Ribeiro, do Farrobo; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Olivaes, do Seisal, de Villa Maior; Barão de Aucede; Ornellas, Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Barreiros, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Franzini.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×