O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 4

SESSÃO DE 13 DE MARÇO DE 1891

Presidencia do exmo. sr. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel

Secretarios - os exmos. srs.

Conde d'Avila
Luiz Augusto Rebello da Silva

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - O sr. presidente faz o elogio de José Silvestre Ribeiro, e propõe que se consigne na acta um voto de sentimento á memoria do illustre finado. É approvado.- O digno par o sr. Franzini explica por que o sr. José Joaquim de Castro não tem comparecido ás sessões.- O digno par o sr. Jeronymo Pimentel propõe que a, mesa fique auctorisada a preencher as vagas das commissões. É approvado. - O digno par o sr. Gusmão allega incommodos de saude para justificar faltas de comparencia.- O sr. presidente, em signal de sentimento pela morte do conselheiro José Silvestre Ribeiro, encerra a sessão.

Ás duas horas e vinte cinco minutos da tarde, achando-se presentes 30 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Officio do ministerio do reino, communicando ter recebido a participação de estar organisada a mesa da camara dos dignos pares.

Para a secretaria.

Officio da presidencia da camara dos senhores deputados, participando achar-se constituida aquella camara, e enviando a relação dos srs. deputados que compõem a mesa eleita para a presente sessão.

Para a secretaria.

Officio do sr. director da penitenciaria de Lisboa, acompanhando 150 exemplares de cada um dos relatorios d'aquelle estabelecimento, referentes aos annos de 1887-1888, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

Officio do sr. general José Joaquim Henriques Moreira, pedindo licença á camara para poderem depor como testemunhas, em um processo pendente do segundo conselho de guerra da primeira divisão militar, os dignos pares os srs. Lourenço de Almeida Azevedo e José Bandeira Coelho de Mello.

Foi em seguida lido um officio dos testamenteiros do digno par da reino fallecido José Silvestre Ribeiro, participando o fallecimento do mesmo digno par.

(Entrou durante a sessão o sr. ministro das obras publicas.)

O sr. Presidente: - Convido o digno par, o sr. Rebello da Silva, a vir occupar o logar de secretario.

Os dignos pares que consentem que o sr. Lourenço de Almeida Azevedo e José Bandeira Coelho de Mello possam depor como testemunhas em o processo pendente no segundo conselho de guerra, da primeira divisão militar, tenham a bondade de se levantar.

Foi concedida.

O sr. Presidente: - Como a camara acabou de ouvir, i o sr. conselheiro José Silvestre Ribeiro, nosso collega n'esta camara, falleceu.

Quer este digno par seja considerado como funccionario publico, seguindo a carreira administrativa até ao supremo tribunal administrativo, onde deixou memoria illustrada dos seus trabalhos, ou seja considerado como ministro, como parlamentar e como escriptor, não podemos deixar de considerar José Silvestre Ribeiro um benemerito da patria. (Muitos apoiados.} Se considerarmos José Silvestre Ribeiro como cidadão, elle foi sempre de proceder correcto e exemplar (Apoiados.) e todos os actos da sua vida demonstram que elle era um perfeito homem de bem. (Apoiados.)

N'estas circumstancias, eu proponho á camara que se lance um voto de profundo sentimento na acta de hoje e que a camara encerre os seus trabalhos em homenagem á memoria de um portuguez tão distincto e tão illustre. (Muitos apoiados.) Os dignos pares que approvam esta minha proposta tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado unanimemente.

O sr. Franzini: - Sr. presidente, o sr. conselheiro José Joaquim de Castro encarregou-me de participar a v. exa. e á camara que não tem comparecido, nem poderá ainda comparecer a algumas sessões por incommodo de saude.

O sr. Presidente: - Cumpre-me dizer á camara que as commissões não estão completas, porque alguns dos seus membros estão fóra do paiz e outros fazem parte do ministerio, n'estas circumstancias na proxima sessão a camara resolverá o modo de se completarem as commissões, que póde ser pela eleição dos membros que faltam.

O sr. Jeronymo Pimentel: - Sr. presidente, sem querer contrariar a v. exa., pois ao contrario me associo ao pensamento de prestar homenagem áquelle benemerito cidadão que foi nosso collega e de quem fui admirador pelo talento e pelos relevantes serviços que prestou a este paiz, quer pelo seu trabalho, quer pelo seu caracter alevantado, mas attendendo á urgencia de se preencherem as commissões que se acham incompletas, eu proponho para que a mesa fique auctorisada a aggregar ás mesmas commissões os dignos pares que entender.

(S. exa. não reviu.)

Consultada a camara, resolveu affirmativamente.

O sr. Gusmão r-Sr. presidente, não pude comparecer á ultima sessão por incommodo de saude; faço esta declaração. tambem por isso que faltei a uma deputação de que fazia parte para acompanhar á ultima morada os restos mortaes do nosso collega o sr. José Silvestre Ribeiro.

Independentemente da indicação de v. exa., eu, se o meu estado de saude o tivesse permittido, tel-o-ia feito particularmente, em homenagem á memoria d'aquelle cidadão que era tambem um chefe de familia muito respeitavel.

Pelo mesmo motivo não fiz parte de outras deputações desta camara, para que tinha sido avisado.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: - Em virtude da manifestação da camara está levantada a sessão, sendo a primeira na se-

4