O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 4 DE MAIO DE 1869

Presidencia do exmo. sr. Conde de Lavradio

Secretarios os digno pares
Antonio de Sousa Costa Lobo.
Conde de Fonte Nova.

(Assistia o sr. ministro das obras publicas.}

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 20 dignos pares foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da precedente julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio da fazenda enviando, para-se serem distribuidos pelos dignos pares, oitenta exemplares das contas da receita e despeza do thesouro publico no anno economico de 1867-1868; e igual numero de exemplares das contas das despezas do ministerio da fazenda, comprehendendo as da gerencia do dito anno e a do exercicio de 1866-1867.

Um officio da extincta repartição de pesos e medidas, remettendo cincoenta exemplares dos mappas das medidas do novo systema legal, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo oitenta exemplares do relatorio e documentos dos actos deste ministerio até 31 de dezembro do anno findo, a fim de serem distribuidos pelos dignos pares.

Tiveram o competente destino.

Leu-se um requerimento do sr. Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto Junior, pedindo, como procurador de seu pae o digno par Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto, licença á camara para este se ausentar do reino pelo espaço de tres mezes, afim de procurar melhoras para os seus padecimentos.

Concedida a licença.

O sr. Presidente: — Em uma das ultimas sessões da camara foram apresentados dois requerimentos de individuos que tinham fornecido materiaes para a construcção d’esta sala. A camara resolveu que esses requerimentos, fossem á commissão administrativa. A commissão reuniu-se e reconheceu que não podia tomar conhecimento d’elles, porque o seu exame devia pertencer a uma commissão que tinha sido nomeada para tomar contas, ao sr. marquez de Niza, das despezas feitas com a referida construcção. A commissão a que alludo deve considerar-se como existente, em virtude de uma proposta feita pelo sr. Rebello da Silva. Essa commissão é composta dos srs. conde d’Avilla, Margiochi, conde de Cavalleiros, visconde de Fonte Arcada, e Baldy. O sr. conde de Cavalleiros está fora do reino, mas creio que a camara não duvidará aceitar a indicação que faço, a fim de o requerimento ir á dita commissão.

Consultada a camara, foi approvada a indicação.

O sr. Presidente: — Querendo a camara provavelmente nomear um digno par para substituir o sr. conde de Cavalleiros, lembraria eu que a commissão fizesse a proposta de um digno par para esse fim.

Consultada a camara, resolveu affirmativamente.

0 sr. Presidente: — Não está presente nenhum dos membros da commissão, fazer-se-lhe-ha a devida communicação pela secretaria, não só para se tratar d’este objecto, mas de outros que estão pendentes.

01 sr. Reis e Vasconcellos: — Pedi a palavra para ler e mandar para a mesa o seguinte projecto de resposta ao discurso do throno (leu).

Peço a v. exa. lhe queira dar o destino conveniente.

O sr. Presidente: — Este projecto será impresso e distribuido pelos dignos pares, devendo a discussão ter logar na sessão de sexta feira proxima.

Leu se na mesa um requerimento do sr. ministro do reino, para accumularem, querendo, as funcçoes do pariato com os empregos e commissões que exercem os exmos. srs. duque de Loulé; marquezes, de Ficalho, de Sabugosa, de Sousa Holstein; condes, d’Ávila, de Castro, do Farrobo, de Fomos de Algodres, de Thomar; viscondes, de Benagazil, de Valmor, Felix Pereira de Magalhães, José Augusto Braamcamp, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, José Maria Eugenio de Almeida, Luiz Augusto Rebello da Silva, Roque Joaquim Fernandes Thomás.

Foi concedida a licença.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Calheiros e Menezes}: — Peço licença para mandar para a mesa uma identica proposta, para poderem accumular, querendo, as funcçoes do pariato com as que exercem em empregos e commissões dependentes do ministerio das obras publicas, os srs.: marquez de Niza, marquez de Ficalho, José Maria Eugenio de Almeida, visconde de Villa Maior, José Maria do Casal Ribeiro, Francisco Simões Margiochy, Jayme Larcher, e José Augusto Braamcamp.

Lida na mesa, foi approvada.

O sr. Presidente: — Não ha mais nada a tratar, portanto proporei á camara que a proxima sessão tenha logar na sexta feira, sendo a ordem do dia o projecto de resposta ao discurso da corôa (apoiados).

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão
de 4 de maio de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Duque de Palmella; Marquezes, de Fronteira, de Niza; Condes, de Fonte Nova, da Ponte; Viscondes, de Algés, de Condeixa, da Silva Carvalho; Barões, de S. Pedro, de Villa Nova de Foscôa; Antonio de Sousa Silva Costa Lobo, Custodio Rebello de Carvalho, Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão, Jayme Larcher, José Augusto Braamcamp, José da Costa Pinto Bastos, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, Miguel do Canto e Castro, Roque Joaquim Fernandes Thomás.

\ NACIONAL — 1SÍJ