O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 5 DE 24 DE JANEIRO DE 1896 45

me foi apresentado e com o qual conferi e concertei esta publica fórma, que conjunctamente entrego.

Lisboa, 7 de dezembro de 1895.

E eu, o tabellião Camillo José dos Santos Junior, que a numerei, rubriquei, subscrevo e assigno em publico e raso. = Camillo José dos Santos Junior.

Certifico que no livro 13 dos matrimonios d'esta freguezia, a fl. 248, se acha lançado o assento do teor seguinte:

Em 11 de junho de 1838, na minha presença e das testemunhas abaixo assignadas se receberam por marido e mulher, n'esta igreja parochial de Santa Izabel, e contrahiram o sacramento do matrimonio por procuração (obtida para este fim a licença de Sua Eminencia), estando só presente o contrahente, e na fórma do concilio tridentino e constituições do patriarchado, João Chrysostomo de Abreu e Sousa, solteiro, de idade de vinte e sete annos, tenente de engenheiros, filho de João José de Sousa e de D. Ignacia Lima de Abreu, baptisado na freguezia da Encarnação d'esta cidade e morador actualmente na cidade do Porto, na rua de Cedofeita n.° 297, e dantes morador nesta freguezia, na travessa de Santo Amaro n.° 33, e D. Cazimira Lima da Rocha Ferreira, solteira, de idade de vinte e tres annos, filha de Joaquim José Baptista Ferreira e de D. Erigida Victoria da Rocha Ferreira, baptisada na freguezia de Oeiras e moradora n'esta freguezia, na praça das Flores n.° 30, e dantes na rua de S. Bento n.° 297; foram testemunhas presentes, que commigo assignaram, Antonio Ribeiro Neves Junior, solteiro, morador na rua Direita de Santa Izabel n.° 92; Jacinto Gregorio Franchi, casado, morador na rua da Esperança n.° 105, freguezia de Santos o Velho, e Joaquim José Baptista Ferreira, irmão da contrahente; assignou tambem o legitimo procurador do contrahente, Manuel Camillo da Costa, casado, morador na travessa da Cara n.° 25, freguezia da Encarnação.

Declaro que o contrahente mora na cidade do Porto, na rua supra referida n.° 217, de que fiz este termo, que assignei. Era ut supra.-O prior, Antonio Simões - Antonio Ribeiro Neves Junior - Jacinto Gregorio Franchi - Joaquim José Baptista Ferreira - Manuel Camillo da Costa.

Esta a fórma do dito assento, que fielmente copiei do livro a que me reporto.

Freguezia de Santa Izabel, 11 de junho de 1838. - O prior, Antonio Simões.

Reconheço a assignatura supra.

Lisboa, 11 de junho de 1838.

Logar do signal publico; em testemunho de verdade - Avelino Eduardo da Silva Matos e Carvalho.

Logar do sêllo de verba. - Lisboa. - Pagou 60 réis pela differença de sêllo n'este documento.-Verba n.° 81.

Lisboa, 5.ª secção, 18 de janeiro de 1895.--J. Ribeiro Costa.

Nada mais se continha no transcripto documento que me foi apresentado, com o qual conferi e concertei esta publica fórma, que entrego.

Lisboa, 10 de dezembro de 1895.

E eu, tabellião Camillo José Santos Junior, que a numerei e rubriquei, subscrevo e assigno em publico e raso. = Camillo José Santos Junior.

Illmo. e exmo. sr. - Julio Carlos de Abreu e Sousa, coronel do estado maior de artilheria, precisando se lhe passe por certidão a epocha em que seu fallecido pae, o general João Chrysostomo de Abreu e Sousa, tomou assento na camara dos dignos pares do reino como membro vitalicio - Roga a v. exa. se digne deferir como requer.- E. R. M.cê

Lisboa, 9 de dezembro de 1895. -Julio Carlos de Abreu é Sousa.

Deferido.-Lisboa, 12 de dezembro de 1895. -Bivar Joaquim Hemeterio Luiz de Sequeira, do conselho de Sua Magestade, commendador da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa e director geral da secretaria da camara dos dignos pares do reino.

Em virtude do despacho de s. exa. o sr. presidente certifico que, revendo o registo das cartas regias de nomeação de dignos pares, nelle, a fl. 73, se acha registada a que, sob data de 7 de janeiro de 1881, eleva á dignidade de par do reino o exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa; e revendo outrosim o registo das actas do mesmo anno, menciona a de n.° 99 que o nomeado prestou juramento e tomou posse no dia 18 de fevereiro.

Para firmeza de que, e constar onde convier, mandei passar esta, que vae por mim assignada e sellada com o sêllo da camara.

Direcção geral da secretaria da camara dos dignos pares do reino, em 12 de dezembro de 1895. = Joaquim Hemeterio Luiz de Sequeira.

Cominando geral da artilheria

Nota do assentamento do official abaixo designado

Designação do estado civil

Numero de matricula: 253.

Graduação: coronel.

Nome: Julio Carlos de Abreu e Sousa.

Nasceu a 20 de março de 1839, no Porto.

Filho de João Chrysostomo de Abreu e Sousa, e de D. Cazimira Lucia de Abreu.

Estado: casado com D. Barbara Maria Franchi, em 5 de fevereiro de 1866.

Filhos:

Varão: Carlos, que nasceu a 3 de agosto de 1870.

Femea: D. Maria, que nasceu a 20 de novembro de 1866.

Extracto do serviço militar anterior ao despacho como official

Assentamento de praça, como voluntario, no batalhão de caçadores n.° 2, em 4 de agosto de 1856; serviu primeiro 11 mezes e 24 dias, até 28 de julho de 1857, em que foi promovido a alferes graduado, sendo primeiro sargento graduado aspirante a official do batalhão de caçadores n.° 2.

Applicação litteraria: foi alumno do collegio militar e tem o curso para infanteria.

Notas biographicas como official

Alferes graduado para o batalhão de caçadores n.° 2, contando a antiguidade de 28 de julho de 1857, por decreto de 17 de agosto de 1857.

Matriculou-se na escola polytechnica em 3 de outubro; prompto para o serviço em 2 de agosto de 1858.

Matriculou-se na mesma escola em 4 de outubro; prompto para o serviço em 1 de agosto de 1859.

Matriculou-se na dita escola em 4 de outubro; prompto para o serviço em 1 de agosto de 1860.

Matriculou-se na referida escola em 5 de outubro; prompto para o serviço em 1 de agosto de 1861, e passou n'este dia a fazer serviço no regimento de infanteria n.° 16.

Matriculou-se na dita em 14 de outubro; prompto para o serviço em 1 de agosto de 1862.

Matriculou-se na mesma escola em 13 de outubro; prompto para o serviço em 13 de agosto de 1863.

Matriculou-se na escola do exercito em 9 de outubro.

Alferes effectivo para o regimento de infanteria n.° 18, por decreto de 20 de outubro, continuando nos estudos.

Passou ao batalhão de caçadores n.° 6 (ordem do exercito n.° 48, de 27 de novembro), continuando nos estudos; prompto para o serviço em 2 de agosto de 1864.