O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 5

SESSÃO DE 25 DE JANEIRO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios — os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Conde de Bertiandos

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. — Correspondencia. — O digno par conde de Thomar manda para a mesa um requerimento, pedindo documentos ao ministerio das obras publicas. É expedido. — O digno par arcebispo de Evora associa-se ao voto de sentimento da camara pela morte do cardeal D. Americo. — O digno par Ernesto Hintze Ribeiro apresenta uma representação da camara municipal de Ourique, contra a transferencia da séde da comarca, e insta pela remessa de documentos pedidos ao ministerio da fazenda. Responde ao digno par o sr. ministro da justiça. — O digno par marquez de Pombal justifica as suas faltas ás sessões antecedentes, e declara que se associa ao voto de sentimento pela perda dos dignos pares arcebispo de Braga, Jeronymo Pimentel e Henrique de Barros Gomes. — O digno par Pereira de Miranda manda para a mesa dois requerimentos, pedindo documentos aos ministerios da fazenda e da guerra. São expedidos.

Ordem do dia: discussão do projecto de resposta ao discurso da corôa.— O digno par Ernesto Hintze Ribeiro declara que o vota como homenagem á corôa.— O digno par D. Luiz da Camara Leme apresenta, e justifica, uma moção.— O digno par Thomaz Ribeiro manda para a mesa, e justifica, um additamento. — O digno par arcebispo de Evora apresenta tambem um additamento.

Estas tres propostas são admittidas, e ficam em discussão conjunctamente com o projecto. — O digno par marquez de Pombal faz a sua declaração de voto. — Apresentam considerações sobre o assumpto em ordem do dia os srs. presidente do conselho, Ernesto Hintze Ribeiro, Thomaz Ribeiro, Telles de Vasconcellos, Eduardo José Coelho e visconde de Chancelleiros. Esgotada a inscripção, é o projecto approvado, approvado o additamento do digno par arcebispo de Evora, e rejeitadas as propostas dos dignos pares D. Luiz da Camara Leme o Thomaz Ribeiro. — O sr. ministro dos negocios estrangeiros manda para a mesa uma proposta para accumulação de funcções legislativas. E approvada. — Encerra-se a sessão, designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

(Assistiu á sessão todo o ministerio.)

Pelas duas horas e quarenta minutos da tarde, verificando-se a presença de 26 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Officio do sr. presidente do tribunal do commercio, datado de 24 do corrente, pedindo que esta camara conceda a necessaria licença para que o digno par Julio Marques de Vilhena vá depôr como testemunha n´uns autos pendentes n´aquelle juizo.

A camara, previamente consultada, accedeu a este pedido.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 21 do corrente, remettendo 120 exemplares das contas da gerencia d´este ministerio, relativas ao anno economico de 1893-1894.

Mandaram-se distribuir.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 19 do corrente, remettendo, para serem distribuidos pelos dignos pares, 120 exemplares da conta geral da administração financeira do estado na metropole, relativa á gerencia de 1894-1895, e exercicio de 1893-1894.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Conde de Thomar: — Pedi a palavra para mandar para a mesa o seguinte requerimento, que passo a ler.

Leu, e é do teor seguinte

Requerimento

Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, sejam remettidos a esta camara os seguintes documentos:

Copia do balanço das companhias reunidas gaz e electricidade, apresentado ao governo para fundamentar a auctorisação para a emissão de 16:000 obrigações de 4 por cento, oiro;

Copia da acta n.° 9 da sessão da assembléa geral, realisada em 9 de dezembro de 1897;

Copia das instrucções dadas ao perito, guarda livros do banco de Portugal, encarregado da syndicancia ás companhias reunidas gaz e electricidade;

Copia do relatorio apresentado por este perito ao ministro das obras publicas.

Sala das sessões, em 25 de janeiro de 1899. = O par do reino, Conde de Thomar.

Mandou-se expedir.

O sr. Arcebispo de Evora: — Sr. presidente, pedi a palavra porque, não me tendo sido possivel assistir ao principio da ultima sessão, em que esta camara, por proposta de v. exa., manifestou unanime o seu justo pezar pelo passamento do digno par o eminentissimo cardeal D. Americo, bispo do Porto, desejo e devo declarar hoje que me associo de todo o coração a esse voto; significando e confirmando, não só em meu nome, mas no de todo o episcopado d´este reino (estou certissimo de que posso assim fallar), o mais profundo sentimento por tão dolorosa perda.

Não ha ainda um mez, sr. presidente, baixou ao tumulo o corpo inanimado do venerando arcebispo primaz das Hespanhas, do amoravel ancião que Braga, orphanada, por muito tempo pranteará saudosa, como se pranteia a morte de um pae.

Hontem cerrou-se a campa sepulchral sobre os frios restos do cardeal D. Americo, do cardeal eminentissimo, — eminentissimo não só no titulo honorifico, mas na alteza do espirito e na grandeza dos meritos, na sublimidade das virtudes e na valia dos serviços.

Crebros, duros, durissimos golpes vae a Providencia desferindo sobre a Igreja lusitana! A breve intervallo, dois de seus mais solidos esteios ruiram por terra. E aos que ficámos ainda, que saudade, que tristeza, ia quasi dizendo que desalento nos não causam estas perdas irreparaveis, estes transes repetidos!

O sr. D. Americo era, sem contestação, um dos mais distinctos e prestigiosos vultos do episcopado portuguez e, posso accrescentar, do episcopado catholico, Bastava con-