O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

esse systema, sobre as ruinas dos preconceitos levantar-se-ha o estandarte da esperança, da justiça, que é o estandarte da patria.

Tenho dito.

(O orador não reviu o seu discurso.)

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: - Sr. presidente, eu desejo unicamente pedir á camara, que convenha em que esta discussão continue na proxima sessão. O digno par, o sr. marquez de Vallada, já prometteu que me daria a replica, e no adiantado da hora em que estamos é impossivel que a sessão possa continuar hoje. E outrosim pedia a v. exa. que mantivesse a sua resolução de dar sessão para quarta feira, porque ámanhã não póde o ministerio comparecer, se porventura houver sessão.

O sr. Marquez de Vallada: - Tenho a observar a v. exa. que não me é possivel comparecer á sessão na quarta feira, porque fui intimado para ir n'esse dia á Boa Hora como testemunha n'uma causa; e eu portanto pediria a v. exa. que desse sessão para outro dia posterior á quarta feira. Aproveito a occasião de me achar com a palavra para pedir tambem a v. exa. que consulte a camara sobre se me concede licença para ir servir de testemunha como disse, e sirva este meu pedido vocal, se porventura não tiver ainda chegado o pedido nas formulas do costume feito pelo respectivo juiz de direito.

O sr. Secretario (Visconde de Soares Franco): - Tenho a dizer ao digno par, o sr. marquez de Vallada, que o pedido a que s. exa. acaba de referir-se? ainda não se acha sobre a mesa.

Consultada a camara sobre o pedido do digno par, o sr. marquez de Vallada, foi-lhe concedida a licença.

O sr. Presidente: - A primeira sessão será então na proxima sexta feira, sendo a ordem do dia a continuação do incidente levantado hoje pelo digno par, o sr. marquez de Vallada, e a apresentação de pareceres de commissões.

Está fechada a sessão.

Eram quatro horas e cincoenta minutos da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 13 de março de 1871 .

Os exmos. srs. - Conde de Castro; Marquezes, de Vallada, d'Avila e de Bolama, de Niza, de Fronteira; Condes, das Alcaçovas, de Rio Maior, da Ponte, de Cabral, de Cavalleiros, de Linhares, de Podentes, de Sobral; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Benagazil, de Cancelleiros, de Fonte Arcada, de Monforte, de Soares Franco; Fontes Pereira de Mello, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Barreiros, Margiochi, Braamcamp, Pinto Bastos, Pestana, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Eugenio de Almeida, Mello e Carvalho, Franzini, Fernandes Thomás.