O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 19 DE JANEIRO DE 1872

Presidencia do exmo. Sr. Duque de Loulé

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Augusto Cesar Xavier da Silva

Eram duas horas da tarde quando se declarou aberta a sessão.

Presentes - 29 dignos pares.

Leu-se a acta da precedente sessão, que foi approvada na conformidade do regimento, por não haver observação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondencia

Um officio do digno par Mello e Carvalho, participando que por motivo do fallecimento de uma pessoa de sua exma. familia não comparece á actual sessão.

Teve o competente destino.

O sr. Presidente: - A camara ouviu ler o officio do nosso collega, o digno par Mello e Carvalho. Em vista de tão infausto acontecimento este digno par será desanojado.

O sr. Conde de Castro: - Devo participar a v. exa. e á camara que a deputação, encarregada de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso do throno, foi recebida pelo Augusto Soberano com a costumada benevolencia.

O sr. Mártens Ferrão: - Pedi a palavra para dizer á camara, que o sr. Sequeira Pinto me encarregou de participar, que não póde comparecer á sessão de hoje, e a mais algumas; em consequencia da grave enfermidade que está sofrendo.

O sr. Conde de Cavalleiros: - Devo communicar a v. exa. e á camara, que o meu estado de saude não permittiu que hontem podesse acompanhar a deputação que foi ao paço apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso do throno.

O sr. Presidente: - Consta-me que se acha nos corredores o sr. arcebispo de Goa, para tomar assento na camara.

Convido os dignos pares Reis e Vasconcellos e visconde da Vargem da Ordem, para introduzirem na sala o illustre prelado, a fim de prestar juramento e tomar assento.

Apresentado na sala com as formalidades do estylo, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: - A ordem do dia é a apresentação de pareceres de commissões. Peço aos dignos pares, no caso de terem alguns, a bondade de os apresentar.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Como nenhum digno par pede a palavra, e não ha sobre a mesa trabalho de que a camara possa occupar-se, vou encerrar a sessão.

A seguinte será ámanhã. A ordem do dia apresentação de pareceres de commissões, bem como o parecer da commissão especial encarregada de examinar a carta regia, pela qual foi nomeado par do reino o sr. marquez de Penafiel.

Declarada a ordem do dia, o sr. Reis e Vasconcellos pediu a palavra.

O sr. Presidente: - Tem o digno par a palavra.

O sr. Reis e Vasconcellos: - Fez algumas considerações sobre a discussão do referido parecer, entendendo que a respectiva commissão devia addicionar ao já apresentado algumas considerações sobre os documentos novamente produzidos.

O sr. Presidente: - Quando ámanhã se tratar d'essa questão poderá então o digno par fazer as reflexões que julgar convenientes, e em vista d'ellas a camara resolverá como entender.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 19 de janeiro de 1872

Os exmos. srs.: Duque de Loulé; Conde de Castro; Cardeal Patriarcha; Marquezes, de Fronteira, de Niza, de Vallada, de Vianna; Arcebispo de Goa; Condes, de Cabral, de Cavalleiros, do Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Mesquitella; Bispo do Porto; Viscondes, d'Algés, de Fonte Arcada, de Ovar, da Praia Grande, de Soares Franco, da Vargem da Ordem; Barões, de S. Pedro, de Foscôa; Moraes Carvalho, Gamboa e Liz, Mello e Saldanha, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Margiochi, Mártens Ferrão, Ferreira Pestana, Reis e Vasconcellos, Eugenio de Almeida.

Entraram depois da sessão aberta os exmos. srs.: Marquez de Sousa, e Conde de Rezende.