O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 15

N.º 5

Presidencia do exmo. sr. Marquez de Sabugosa

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

As duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 24 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do .ministerio das obras publicas, remettendo 50 exemplares da memoria ácerca do regimen do Tejo e outros rios, a fim de gerem distribuidos pelos dignos pares.

Outro do ministerio da fazenda, remettendo 100 exemplares do orçamento rectificado para o actual exercicio de 1877-1878, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: — Ficou sobre a mesa a proposta para a promoção de- alguns empregados do corpo tachygraphico.

Não havendo nenhum digno par que peca a palavra antes da ordem do dia, vou abrir discussão sobre esta proposta; para a submetter depois á votação da camara. Vae ler-se.

É do teor seguinte:

Proposta

Senhores. — A mesa da camara dos dignos pares do reino, reconhecendo a urgente necessidade de se prover o logar vago de director geral da repartição tachygraphica, e encontrando na pessoa do João Carlos de Almeida Carvalho, primeiro tachygrapho que ha muito desempenha as funcções do referido cargo de director geral, um manifesto zelo e intelligeneia, entende, que não só por estas circumstancias, como tambem pelo que dispõe o § unico do artigo 99.° do regimento interno, deve o mesmo empregado ser provido no mencionado logar. É como pela promoção d’elle se dêem vagas em outras classes do quadro, a mesa, em observancia do citado artigo do regimento, tem a honra de submetter á approvacão da camara a seguinte, proposta:

Para o cargo de director geral, o primeiro tachygrapho, João Carlos de Almeida Carvalho;

Para o de primeiro tachygrapho, o segundo tachygrapho, João Antonio Barreto Borges;

Para o de segundo tachygrapho, o aspirante tachygrapho, Joaquim de Almeida Saraiva.

Palacio das côrtes, em 18 de janeiro do l878. = Marquez de Sabugosa = Visconde de Soares Franco, par do reino secretario = Eduardo Montufar Barreiros, par do reino secretario.

O sr. Presidente: — Como não ha quem peça a palavra, vou pôr a proposta á votação.

Foi approvada.

O sr. Presidente: — Levo participar que o sr. ministro de Italia veiu pessoalmente agradecer, emquanto o não fazia em nome do seu governo, a manifestação que esta camara deu pela infausta morte do seu augusto soberano.

Inteirada.

O sr. Presidente: — A mesa tem tambem a apresentar as contas da commissão administrativa da camara, relativas aos ultimos quatro annos; e, como houve algumas transferencias de verbas, entendeu que se deviam legalisar, apresentando um projecto de lei.

Este projecto, segundo o regimento, deve ser remettido á commissão de fazenda. Vae ler-se, para ter esse destino.

Leu-se na mesa e foi enviado á commissão de fazenda.

O sr. Presidente: — Convido os dignos pares, que tenham pareceres de commissões, a mandal-os para a mesa.

O sr. Conde do Casal Ribeiro: — Tenho a honra do mandar para a mesa o projecto de resposta ao discurso da corôa.

(Leu.)

Foi lido tambem na mesa.

O sr. Presidente: — Manda-se imprimir, e será distribuido por casa dos dignos pares, para entrar em discussão na proxima sexta feira 25 do corrente, no caso de que o governo possa comparecer: discutindo-se tambem, se houver tempo, o projecto de lei n.° 261, que tem o parecer n.° 263, organisando a secretaria da escola polytechnica de Lisboa.

Está levantada a sessão.

Eram quasi tres horas da tarde

Dignos pares presentes na sessão de 2.1 de janeiro de 1878

Exmos. srs.: Marquez de Sabugosa, Duque de Palmella, Marqueses, de Ficalho, de Fronteira, de Vallada; Condes, de Avillez, do Bomfim, de Cabral, da Ribeira, do Casai Ribeiro, de Linhares, da Louzã; Viscondes, de Alves de Sá, de Portocarrero, de Seabra, do Seisal, de Soares Franco, de Villa Maior, da Villa da Praia; Barão de Ancede, Ornellas, Mello e Carvalho, Barros é Sá, Serpa Pimentel, Cau da Costa, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Fontes Pereira de Mello, Barreiros, Larcher, Martens Ferrão, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Franzini.

Página 16

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×