O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 7

SESSÃO PREPARATORIA DE 13 DE JANEIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Antonio Maria do Couto Monteiro

Secretarios - os dignos pares

Visconde da Asseca
Francisco Joaquim da Costa e Silva

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - O digno par o sr. conde de Castro enaltece as virtudes do sr. Vicente Ferrer e propõe um voto de sentimento pela sua infausta morte. - A camara unanimemente o approva. - Ordem do dia: apresentação de pareceres e diplomas, referentes á eleição de varios dignos pares. - Os srs. Mexia Salema, Francisco Costa, Cau da Costa, Barros e Sá e Henrique de Macedo enviam para a mesa diversos pareceres. Tambem este ultimo digno par envia uma nota de interpellação. - O sr. presidente convida alguns dignos pares a introduzirem na sala outros electivos os quaes entram, prestam juramento e tomam posse dos seus logares. - Levanta-se a sessão.

Ás duas horas o tres quartos da tarde, estando presentes 21 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio da marinha, remettendo alguns mappas indicativos de todos os contratos realisados no ministerio da marinha, desde janeiro a dezembro do anno proximo findo.

Para a secretaria.

O sr. Conde de Castro: - Tive hontem noticia do fallecimento do nosso digno collega, o sr. Vicente Ferrer Neto de Paiva. Creio interpretar o sentimento da camara, propondo que se consigne na acta um voto de profundissimo pezar (Apoiados.) por este triste successo, e estou convencido de que todos unanimemente quinhoam este justo sentimento. (Apoiados,)

É uma grande perda para o paiz, para esta camara e sobretudo para o partido progressista. (Apoiados.)

Perdemos um dos caudilhtos mais denodados e mais desinteressados que o partido tinha.

Sr. presidente, perdeu-se um homem verdadeiramente notavel, pela superioridade dos seus dotes intellectuaes, pela sua muita erudição, pelo seu acrisolado affecto aos principios liberaes e tambem pela antiguidade e hombridade do seu admiravel caracter.

Portanto, parece-me que a camara toda me acompanhará, votando esta minha proposta; e peço a v. exa. que mande officiar á familia do finado dando-lhe conhecimento d'esta resolução.

(O orador não reviu.)

O sr. Presidente: - A camara ouviu a proposta apresentada pelo digno par e creio que se associa a ella da melhor vontade. (Apoiados.)

Será, portanto, lançado na acta um voto de sentimento e será feita a devida communicação á familia do finado.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Mexia Salema: - Mando para a mesa dois pareceres da primeira commissão de verificação de poderes, a respeito dos pares eleitos os srs. José Coelho de Carvalho e Augusto Zeferino Rodrigues.

Foram a imprimir.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Francisco Costa: - Mando para a mesa dois pareceres da segunda commissão de verificação de poderes sobre a eleição de dois pares, os srs. Francisco Pereira Torres Coelho e Fernando Augusto de Andrade Pimentel e Mello.

Foram a imprimir.

(S. ex. não reviu.)

O sr. Henrique de Macedo: - Tenho a declarar que fui prevenido pelo sr. conde de Castro na proposta que s. exa. fez; e se deixei de a apresentar logo no começo da sessão, foi porque não havia ainda a noticia official do facto.

Certamente v. exa. teve a mesma intenção.

De facto, a noticia é tristemente verdadeira, e eu, com a maior sinceridade, me associo á proposta do sr. conde de Castro, como partidario e como liberal.

Aproveito a occasião de estar com a palavra para mandar para a mesa um parecer da commissão de verificação de poderes, sobre o diploma apresentado pelo sr. visconde de Paço de Arcos.

A imprimir.

(S. ex. não reviu.)

O sr. Barros e Sá: - Mando para a mesa um parecer da commissão de verificação de poderes, que se refere á carta regia que elevou á dignidade de par do reino o sr. ministro da Fazenda Hintze Ribeiro.

A imprimir.

(S. ex. não reviu.)

O sr. Cau da Costa: - Mando para a mesa tres pareceres da segunda commissão de verificação de poderes, referentes aos pares eleitos pelos districtos de Braga, Aveiro e Vizeu, os srs. José Paulino de Sá Carneiro, José Frederico Pereira da Costa e Lopo Vaz de Sampaio e Mello.

A imprimir.

(S. ex. não reviu.)

O sr. Presidente: - Consta-me que está nos corredores da sala o digno par eleito, sr. Antonio José d'Avila.

Convido os dignos pares, Mexia Salema e Sousa Pinto, para o introduzirem na camara.

(S. ex. não reviu.)

Com as devidas formalidades entrou na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. Avila.

O sr. Presidente: - Consta-me que tambem se encontra nos corredores da camara outro digno par, o sr. Antonio Emilio Correia de Sá Brandão.

Convido os dignos pares Mexia Salema e visconde de Alves de Sá para o introduzirem na sala.

(S. ex. não reviu.)

Com as devidas formalidades entrou na camara, prestou juramento e tomou assento o sr. Brandão.

O sr. Henrique de Macedo: - Mando para a mesa a seguinte nota de interpellação ao sr. ministro da marinha.

Nota de Interpellação

Desejo interpellar o sr. ministro do ultramar ácerca da inconstitucionalidade do decreto de 29 de dezembro de