O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Conde do Bomfim: - Sr. presidente, se para esta camara não viesse o echo de algumas locaes de periodicos, relativas ao exercito, e que podem affectar de alguma fórma os brios e a dignidade d'essa corporação a que me honro de pertencer, eu não tomaria a palavra n'este momento. Mas desde que nos jornaes se diz que os coroneis dos corpos da capital se manifestaram contra as medidas a tomar quanto ás recompensas a expedicionarios, não posso deixar de protestar bem alto contra similhante insinuação.

Quando os heroicos feitos praticados echoaram, tanto no paiz inteiro, e nas nações estrangeiras, não se deve suppor que todos a uma voz não sejam concordes em que se galardoem serviços tão importantes e altamente classificados.

Estou convencido de que o governo, compenetrado pela mesma fórma de um assumpto de tanto interesse para todos, e para as instituições militares, cumprirá integralmente o seu dever.

Eram estas as observações que eu tinha a apresentar como expressão do meu protesto.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: - Está esgotada a inscripção.

Passa-se á Ordem do dia.

Vae-se proceder simultaneamente á eleição das commissões de commercio, industria e de agricultura.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares srs. marquez das Minas e conde de Carnide a virem servir de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem enteado 26 listas em cada uma das urnas, e ficaram eleitos os seguintes dignos pares:

Para a commissão de agricultura:

Conde da Praia 25 votos

Conde de Carnide 25 "

Visconde de Chancelleiros 25 "

Francisco Simões Margiochi 25 "

Frederico de Gusmão Corrêa Arouca 25 votos

Jeronymo da Cunha Pimentel 25 "

José Maria dos Santos 25 "

Conde da Azarujinha 24 "

Conde de Bertiandos 24 "

Para a commissão do commercio e industria:

Conde da Azarujinha 25 votos

Conde de Carnide 25 "

Visconde de Athouguia 25 "

Antonio de Serpa Pimentel 25 "

Arthur Hintze Ribeiro 25 "

Carlos A. Vellez Caldeira Castel-Branco 25 "

Francisco Simões Margiochi 25 "

Conde de Rostello 24 "

José Antonio Gomes Lages 24 "

O sr. Presidente: - Estão presentes sómente quatorze dignos pares e, por consequencia, não póde a camara continuar a funccionar hoje.

A seguinte sessão será na proxima segunda feira, 3, e a ordem do dia eleição das duas commissões que restam e apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e trinta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes a sessão de 31 de janeiro de 1896

Exmos. srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Marquez das Minas; Arcebispo de Evora; Bispo-Conde de Coimbra; Condes, da Azarujinha, de Bertiandos, do Bomfim, de Carnide, de Gouveia, de Lagoaça, do Rostello; Viscondes de Athouguia, da Silva Carvalho; Agostinho de Ornellas, Moraes Carvalho, Sá Brandão, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira Novaes, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Ernesto Hintze Ribeiro, Frederico Arouca, Jeronymo Pimentel, Gomes Lages, Baptista de Andrade, Pessoa de Amorim e Marçal Pacheco.

O redactor = Urbano de Castro.