O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 9

SESSÃO DE 9 DE MAIO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa

Secretarios - os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Conde de Paraty

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - O sr. presidente participa á camara que sobre a mesa estão tres diplomas de pares eleitos, os quaes são remettidos ás commissões competentes.- O sr. conde de Castro manda para a mesa um parecer da commissão de verificação de poderes, approvando a eleição pelo collegio districtal de Braga. - O sr. Fernando Vaz participa á camara que, por motivo de doença, não tem comparecido ás sessões. - Ordem do dia: o sr. presidente convida os dignos pares a prepararem as suas listas para a eleição da commissão de agricultura, commercio e industria. Feita a chamada o sr. presidente convida os dignos pares Bandeira Coelho e Gusmão a servirem de escrutinadores.- O sr. conde de Castro propõe para que a mesa seja auctorisada a nomear as tres commissões que faltam a eleger. O sr. presidente põe á votação da camara a proposta do digno par. O sr. conde de Castro usa ainda da palavra sobre a sua proposta. - O sr. presidente levanta a sessão eram tres horas e meia, dando para ordem do dia da de 14 do corrente eleição de commissões e apresentação de diplomas.

Ás duas horas e tres quartos da tarde, estando presentes 41 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, participando, para conhecimento da camara dos dignos pares do reino, que Sua Magestade El-Rei, attendendo ao que lhe representou o conselheiro Henrique de Macedo Pereira Coutinho, houve por bem conceder-lhe a exoneração do cargo de ministro dos negocios da marinha e ultramar, dignando-se nomear para exercer interinamente este cargo o conselheiro Henrique de Barros Gomes, ministro dos negocios estrangeiros.

Ficou a camara inteirada.

Outro do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 200 exemplares do Livro Branco, relativo ao anno de 1886, sobre negocios consulares e commerciaes.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: - Acham-se sobre a mesa tres diplomas que dizem respeito aos dignos pares eleitos os srs. Agostinho Vicente Lourenço, João Candido de Moraes, pelo districto da Horta, e D. Miguel Pereira Coutinho, por Angra, do Heroismo; estes diplomas vão ser enviados á respectiva commissão.

O sr. Conde de Castro: - Pedi a palavra, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, para mandar para a mesa o parecer da mesma commissão, approvando a eleição do par eleito pelo collegio districtal de Braga o sr. conde de Magalhães.

O sr. Fernando Vaz: - Participo a v. exa. e á camara que não tenho comparecido ás ultimas sessões por incommodo de saude.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Vamos entrar na ordem do dia que é a eleição das commissões que faltam eleger.

Começa-se pela commissão de agricultura, commercio e industria.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares, os srs. Bandeira Coelho e Gusmão a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 3ô listas, saindo eleitos os dignos pares:

Duque de Palmella...................... 27 votos

Conde de Bertiandos.................... 27 "

Conde de Campo Bello................... 27 "

Conde do Casal Ribeiro................. 27 "

Conde de Castro........................ 27 "

Visconde de Carnide.................... 27 "

Visconde de Chancelleiros.............. 27 "

Ferreira Lapa.......................... 27 "

Seixas................................. 26 "

Melicio................................ 25 "

Corvo.................................. 8 "

Visconde de Azarujinha................. 8 "

Conde de Ficalho....................... 8 "

O sr. Conde de Castro: - Estão já eleitas as commissões mais importantes. Resta apenas a eleger as commissões de petições e redacções.

Eu proponho que a mesa fique auctorisada a nomear estas commissões.

O sr. Presidente: - A camara acaba de ouvir a proposta do sr. conde de Castro.

Os dignos pares que a approvam, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Cumpre lembrar á camara que na sessão de 1885 se nomeou uma commissão de regimento, a fim de proceder á sua revisão.

Em 1886 tambem se nomeou uma commissão para o mesmo fim. Portanto, parece-me que a camara tem tambem que eleger uma commissão de regimento.

O sr. Conde de Castro: - Eu propunha igualmente, como additamento á proposta que a camara approvou, que a mesa ficasse tambem auctorisada a nomear essa commissão.

Consultada a camara resolveu afirmativamente.

O sr. Presidente: - A mesa dará conta á camara do resultado da sua missão.

Não ha nada mais de que a camara se possa occupar.

A primeira sessão terá logar no proximo sabbado, 14 do corrente, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres e diplomas.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

14