O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Considerando importar o credito em réis. .. 1.477:971^976 a saber:

Pagamentos effectuados................ 745:485^929

Transferencias de fundos............... 711:77õ$223

Existência que passa para a conta seguinte

(dinheiro).......................... 20:7100824

1.477:9710976

Considerando que da comparação do debito com o credito resulta estar a conta saldada: julgam o responsável António de Padua Freire Fava quite para com a fazenda publica por esta geiencia, devendo comtudo responder na conta seguinte pela existência, ou saldo, que n'esta se lhe abona.

Lisboa, l de abril de 1862. =Sarapaío, reiator = Fon-secaTelles=Lobo=Paiva Pereira. = Fui presente, Blanc.

Está conforme. = Secretaria do tiibunal de contas, 3 de inaio de 1862. = Caetano Francisco Pereira Garcez.

CONSELHO ULTRAMARINO

Por espaço de sessenta dias, contados da data da publicação do presente annuncio, recebem-se requerimentos na secretaria do conselho ultramarino para o provimento, por meio de concurso, do logar de escrivão da alfândega da ilha de S. Nicolau, da província de Cabo Verde, com o ordenado de 96,$000 réis e 290000 réis de emolumentos.

Os que pretenderem ser providos no dito emprego deverão extnbir certidão de idade, attestados de bom comportamento moral, civil e religioso, certidão de folha corrida e a de recenseamento e sorteamento a que se refere o artigo 04.° da lei. de 27 de julho de 1805, documentos, com que provem as suas habilitações litterarias, e os empregos que tiverem servido, com certidão de corrente dos de responsabilidade fiscal. Todos os citados documentos devei ao ser origmaes.

A qualificação dos concorrentes só será feita depois que •da mencionada província se receberem as informações e mais documentos relativos ao concurso, que para provimento do dito emprego deve ali também ter tido logar, «m conformidade do decreto de l õ de setembro de 1806.

Secretaria do conselho ultramarino, em 23 de maio de 1862. =No impedimento do secretario, Francisco Joaquim da Costa e Silva, 1-° oflicial.

S

HOSPITAL NACIONAL E REAL BE S. JOSÉ

Venda de foros pertencentes ao hospital de S José, a que se procede na conformidade do decreto de 13 de janeiro.de 1861, carta regia de 8 e portaria do ministério do remo de 11 de fevereiro do mesmo anno

A administração do hospital de S. José e annexos, au-ctorisada pelo refendo decreto e carta regia, e segundo o disposto na indicada portaria, manda aununciar a venda, em ha«ta publica, dos foros abaixo mencionados, a qual ha de ter logar perante a mesma administração, na sala das suas sessões, no sobredito hospital. A licitação recairá sobre o preço da respectiva avaliação, na impoitan-cia de vinte pensões e um laudemio, conforme a disposição l.a da citada poitana. O preço da arrematação será satisfeito dentro de trinta dias depois, em inscripções de assentamento, pelo valor do mercado, que constar no ultimo boletim official, ou em dinheiro corrente, nos termos da 3.a disposição da mesma portaria; ficando os arrematantes, no caso de falta, responsáveis pelo prejuizo que resultar á fazenda do hospital, da nova praça a que os foros se râo levados, e mbibidos de lançar n'ellesj tudo na conformidade da respectiva legislação.

LISTA 13

ARREMATAÇÃO KO HOSPITAL DE S JOSÉ, SÓ DIA 12 DE JTJXHO DE 1862, AS ONZE HORAS

CONCELHO DA ARRUDA

PEBGUEZIA. DE S LODRENÇO

98 Foro de noventa alqueires de trigo, quarenta de cevada, dois cântaros de azeite, l($200 réis e mais dez alqueires de trigo ou 4$000 réis, pago por dia de Nossa Senhora de Agosto, imposto em o casal denominado do Loural, que constitue um praso em vidas com laudemio de vintena. Emphyteuta Manuel Luiz Júnior; sendo o dito foro captivo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do corrente anno—1:897$24Õ.

FRESUEZIA DO SALVADOR DO MUNDO

99 Foro de 560 réis, pago por dia de Natal, imposto na terra denominada o Casal, com algumas nogueiras, a qual constitue um praso etnphateosim, com laudemio de quarentena. Erapbyteuta Silvestre Francisco; sendo o dito foro livre de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do coriente anno — 20$030.

100 Foro de 120 réis, pago por dia de Natal, imposto nas terras juntas ás casas do casal das Cardosas, com algumas figue'ras, as quaes constituem um praso emphateo-sim com laudemio de quarentena. Emphytenta João Dimz; sendo o dito foro livre de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o fôro do corrente anno—5$590

101 Fôro de 180 réis, pago por dia de Natal, imposto nas terras denominadas as Fontes, no sitio das Cai dosas de Baixo, as quaes constituem um praso emphateosim com laudemio de quarentena. Emphyteuta José António; sendo

-o dito fôro h vi e de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o fôre do corrente

-anno — 54>790.

CONCELHO DE ALEàTQUER

FREGUEZIA DE KOSSA SEKHOKA DA ASSUMPCÃO DE TRIANKA

102 Fôro de 16$000 réis metal, pago por dia de Natal,

imposto na quinta do Telhado, junto ao logar da Torre de Arrobada, que constitue um praso em ridas, com laudemio de decima. Emphyteuta António Maria Kaposo de Sousa Alte Espargosa; sendo o dito fôro eaptivoiie decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o fôro do corrente anno — 449$475.

FREGUEZIA DE NOSSA SEMHORA DAS TIETDDES, DA VENTOSA

103 Fôro de dezoito alqueires de cevada, pago por dia de Nossa Senhora de Agosto, imposto em nove terras, no sitio dos Penedos, as quaes constituem uni praso emphateosim, com laudemio de decima. Empbyteuta António Fe-hciano Peres Mascarenhas; sendo o dito fôro captivo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o fôro do corrente anno — I6õ$925.

FREG0EZIA DE NOSSA SEHHOHA DA ENCARKACÃO, DE OLHALVO

104 Fôro de 5$500 réis, pago por dia de Natal, imposto em três coureilas da vinha, no sitio do Valle, que consti tuern um praso emphateosim com laudemio de decima. Em-phytenta Francisco Pedro Bacalhau; sendo o dito fôro h-vi e de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertendo ao arrematante o fôro do corrente anno—lll$36õ.

FREGDEZEA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES DB ALDEIA GALLEGA DA 1ÍERCIANNA

105 Fôro de cincoenta alqueires de trigo, vinte de cevada e três galhnhas, pago por dia de Nossa Senhora de Agosto, imposto no casal denominado do Loredo, que constitue um praso emphateosim com laudemio de decima. Emphyteuta Manuel Fernandes da Silva Braga; sendo o dito fôro captivo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o fôro do corrente anno— 772,5795.

Declara-se que os foros em géneros são entregues em Lisboa livres de impostos, ou pagos a dinheiro, pelo preço médio da alfândega municipal na epocha do vencimento. Todos os mais esclarecimentos de que se carecer se prestam na contadoria do hospital de S. José.

Contadoria do hospital nacional e real de S. José, 9 de maio de 1862.=0 official maior, Manuel Cesario de Araújo e Silva. ________ .,Tr........___________

PROCURADORIA REGIA DA RELAÇÃO DE LISBOA

Pela procuradoria regia da relação de Lisboa se annun-cia achar-se a concurso o fornecimento do sustento dos presos indigentes das cadeias civis da capital desde l de julho do corrente anno até 30 de junho de 1863, segundo as condições que se acham patentes na casa dos assentos da cadeia do Limoeiro, onde podem ser examinadas todos os dias desde as oito horas da manhã até ás quatro da tarde. As pessoas que se propozerem a fazer o referido fornecimento devei ao enviar a esta secretaria até ao dia 15 de junho próximo as suas propostas em carta fechada, contendo o nome e morada da pessoa que pretende fazer o fornecimento, os nomes e moradas dos fiadores, e o menor preço por que se obrigam a fornecer.

Procuradoria regia da relação de Lisboa, 20 de maio de 1862. = O secretario, Annibal A. Martins.

GAMARA MUOTCIPAL DE LISBOA

A camará municipal de Lisboa manda annunciar que no dia 26 do corrente, pela uma hora da tarde, nos paços do concelho, ha de contratar em hasta publica o fornecimento dos seguintes géneros para consumo do gado da abegoaria da limpeza da cidade, a saber: trinta moios de fava da ilha e estrangeira, e quinze moios de cevada de boa qualidade. O dito fornecimento será feito apresentando-se as amostras, e com as condições que estarão presentes no acto da mesma an einataçao, a qual só se verificará quando os preços convierem á vereação.

Lisboa e paços do concelho, em 23 de maio de 1862.= O escrivão da camará, Nuno de Sá Pamplona.

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

A mesa da santa casa da misericórdia d'esta corte manda annunciar que a extracção da terceira loteria d'e-íte trimes-tie terá logar irnpieíerivelinente no dia 27 do corrente mez, como se acha annunciado; continuando a venda do resto dos bilhetes, que ainda ha por vender da referida loteria, na thesouraria da mesma santa casa em todos os dias, das nove horas da manhã até ás três da tarde.

Contadoria da misericórdia de Lisboa, 23 de maio de 1862. = O official maior, António Izidoro de Almeida.

CONSELHO DE SAÚDE NAVAL E DO ULTRAMAR

Está aberto concurso perante o conselho de saúde nava e do ultramar, por espaço de três mezes, a contar da data da publicação d'este annuncio na folha ofíicial, para o provimento de dois logares de pharmaceuticos do quadro de saúde da província de Angola, na conformidade do artigo 2.° do decreto de 11 de dezembro de 1851.

Os indivíduos que pretenderem estes logares deverão apresentar no hospital da marinha os seus requerimentos documentados, em que provem ter as habilitações legaes para serem providos.

Hospital da marinha, 10 de março de 1862. = Dr. Francisco Frederico Hopffer, secretario.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARINHA

No dia 26 do corrente, pelo meio dia, ha de o conselho de administração de marinha, na sala das suas sessões, abrir de novo arrematação para o transporte da madeira pertencente á repartição de marinha, que se acha cortada no casal do Lapão e quinta do Valle de Palha, dos concelhos de

Alemquer e Arruda, desde aquelles Jogares até ao porto de embarque.

No dia 27 do corrente, pela uma hora da tarde, ha de o mesmo conselho comprar em hasta publica 100 metros quadrados de' lagedo, segundo as indicações presentes na secretaria do mesmo conselho.

Sala das sessões do conselho de administração de marinha, 23 de maio de 1862. = O secretario, António Joaquim de Castro Gonçalves. ____________

ALFÂNDEGA GRANDE DE LISBOA

Quarta-feira 28 do corrente, pelas ouze horas da manhã, continua n'esta alfândega o leilão annunciado para os dias 7 e 14 também do corrente, que não terminou n'aquelles dias; havendo mais alguns objectos para entrar em venda, e também muitos e differentes artigos de vidro.

Alfândega grande de Lisboa, 20 de maio de 1862.

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO CORREIO DE LISBOA

Pela administração central dp correio de Lisboa se f&z publico que sairá, a 24 do corrente, para Liverpool, o vapor D. Pedro.

A correspondência será lançada na caixa geral até ás duas horas e meia, e na da estação postal do Terreiro do Paço até ás três horas da tarde do dito dia.

Administração central do correio de Lisboa, 23 de maio de 1862.=0 administrador, Luiz José Botelho Seabra.

CORRESPONDÊNCIA EETIDA POR FALTA DE SELLOS Para Lisboa

CARTAS

Alexandre José da Conceição Costa Pinto, Anna Joa-quma Braulio, António Duarte — Cazimiro Simão da Cunha— Francisco Reis — Jopé Mana Berquó, José Maria Mendes — Redactor do Asmodeu, Redactor do Jornal do Commercio, Redactor da Revolução de Setembro.

JOKNAES

Adriano António, Abadessa do convento do Bom Suc-cesso, Amalia Rodrigues Lima — Bartholomeu dos Marty-res Dias e Sousa — Carolma de Almeida Barbosa — Francisco Coelho do Ámaial — Joaquim Thomás Lobo d'Avila, José da Cosia Fortmho, José Joaquim Affonso Pereira, José Mana de Abreu. ---------------

CARTAS RETIDAS POR FALTA DE FRANQUIA

Para Liège (Bélgica) Piríot Frères.

Para S Thomás (Antilhas) Paulsen & C.a

Administração central do correio de Lisboa, em 23 de maio de 1862.

LISBOA, 23 DE MAIO

Por noticias chegadas hoje de Braga consta que, em Feira Nova e nas freguezias visinhas, ha perfeito socego.

Nas Taipas e Povoa de Lanhoso têern sido baldadas as diligencias para agitar o povo, o qual não presta ouvidos aos instigadores. Nos demais concelhos do mesmo distrieto havia tranquillidade.

Não consta que nas outras terras do reino a ordem tenha sido alterada.

CAMARÁ DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 19 DE MAIO DE 1862

PRESIDÊNCIA DO EX.m* SE. VISCONDE DE CASTBO VICE-PRESIDESTE SUPPliEMENTAK

Sectários, os dignos pares

Assistiam os srs. ministros da guerra e da justiça.

As três horas da tarde, reunido numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Leu se a acta da precedente, que se julgou approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação ein contrario.

Deu-se conta da reguinte correspondência:

Um officio da presidência da camará dos senhores deputados, acompanhando uma proposição sobre ser abonada provisoriamente aos officiaes do exercito arregimentado se em efíectivo serviço uma gratificação como supprimento alimentício. — jRemettida ás commissões de guerra e fazenda.

- Do ministério do reino, enviando vários esclarecimentos com referencia ao empréstimo que a camará municipal de Lamego pede ser auctonsada a levantar, satisfazendo o requerimento de digno par Francisco Simões Mar-giochi.

O sr. Conde da Louzã: — Tenho a participar á camará, que o sr. José de Sousa Pinto Basto não comparece á ses-sâe de hoje, nem comparecerá a mais algumas, por se ter retirado da capital por algum tempo.

O sr. Presidente: — Passa-se á ordem do dia. Vae ler-se o parecer n.° 127.

O sr. secretario leu-o e é do teor seguinte: PARECER 3J.0 127