O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 10

SESSÃO DE 4 DE FEVEREIRO DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Visconde de Villa Maior

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Ás duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 19 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia.

Um officio do ministerio da fazenda, remettehdo 100 exemplares da conta de receita e despeza do thesouro publico no anno economico de 1876-1877.

Outro do mesmo ministerio, remettendo igual numero de exemplares das contas das despezas d'este ministerio, comprehendendo a gerencia do anno economico de 1876-1877 e do exercicio findo de 1875-1876.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Marquez de Sabugosa: - Sr. presidente, uso apenas da palavra para declarar que pedi a Sua Magestade que me mandasse substituir no logar de supplente á presidencia da camara dos dignos pares. E assim entendi que devia fazer esta declaração por mim mesmo, e pela muita consideração que tributo a esta mesma camara.

Não sei se de algum, documento official já consta que eu esteja substituido.

O sr. Presidente: - Na mesa não consta cousa alguma a tal respeito.

O Orador: - No entanto, julgo-me desde já exonerado das funcções de supplente á presidencia; e peço a v. exa. que me reserve a palavra para quando estiver presente o sr. presidente do conselho.

O sr. Presidente: - Manda-se saber á outra camara se está lá o sr. presidente do conselho.

Se algum digno par tem pareceres a mandar para a mesa, tenha a bondade de os apresentar, porquanto era essa a ordem do dia.

(Pausa.)

Na outra camara não se acha nenhum dos srs. ministros; portanto vou levantar a sessão.

O sr. Conde de Cavalleiros: - Peço a v. exa. que me reserve a palavra para quando estiver presente o sr. presidente do conselho e ministro da guerra.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para quarta feira é a discussão dos pareceres n.ºs 142 e 266.

Está levantada e sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 4 de fevereiro de 1878

Exmos. srs.: Visconde de Villa Maior; Duque de Palmella; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada, de Vianna; Condes, de Avilez, de Bomfim, de Cabral, de Cavalleiros, de Fonte Nova, de Linhares, da Ribeira Grande; Viscondes, de Algés de Alves de Sá, dos Olivaes, da Praia Grande, de Seabra, de Soares Franco; Barão de Ancede; D. Affonso de Serpa, Ornellas, Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Costa Lobo, Xavier da Silva, Palmeirim, Barreiros, Mártens Ferrão, Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, Franzini.