O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

144 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

da presente data, tenho a informar que dos livros de recenseamento militar do antigo Bairro Alto, que se compunha das freguesias de S. Sebastião da Pedreira, Coração de Jesus, Pena, S. Mamede, Sacramento, Encarnação e Mercês, respectivos aos annos de 1860 a 1868 inclusive - os do antigo bairro do Rocio, que se compunha das freguesias da Sé, Magdalena, S. Julião, Conceição, Martyres, Santa Justa e S. José respectivos aos mencionados annos de 1860 a 1868 inclusive, - e os do antigo bairro Central, que se compunha das freguesias da Magdalena, S. Nicolau, Santa Justa, S. José, Coração de Jesus, S. Sebastião, Sacramento, En carnação, Martyres, Conceição e S. Julião, respectivos aos annos de 1869 a 1875, inclusive, não consta que o Conselheiro Ernesto Driesel Schrõter fosse recrutado por qualquer das freguesias dos ditos bairros.

Deus guarde a V. Exa. - Lisboa, 8 de setembro de 1906. - Illmo. e Exmo. Sr. Governador Civil do districto de Lisboa. = Pelo Presidente (a), J. J. A. Rebello.

Commissão do recenseamento militar do 3.° bairro de Lisboa. - N.° 103. - Illmo. e Exmo. Sr. - Em cumprimento do determinado por V. Exa. em officio n.° 218 de 8 do corrente, tenho a honra de informar V. Exa. que, examinando os livros do recenseamento militar e maritimo, relativos aos annos de 1860 a 1875, inclusive, n'elles não encontrei inscripto por qualquer das freguesias d'este bairro o nome do Conselheiro Ernesto Driesel Schrõter.

Existe apenas no archivo d'esta commissão uma relação dos mancebos baptizados na freguesia de S. Paulo e nascidos desde 1 de fevereiro de 1849 a 31 de janeiro de 1850, enviado pelo respectivo parocho em 22 de dezembro de 1869, da qual consta que o mancebo Ernesto, filho de José Schrõter e de D. Amalia Maria Schrõter, nasceu n'aquella freguesia em 7 de março de 1849, onde foi baptizado em 18 de abril do mesmo anno; sendo talvez motivo de não o incluirem no recenseamento o facto de na referida relação estar declarado ser ignorada a sua residencia.

Deus guarde a V. Exa. Lisboa, 11 de setembro de 1906. - Illmo. e Exmo. Sr. Conselheiro Governador Civil do districto de Lisboa. - Pelo Presidente, o Secretario da commissão (a), Rodolpho Luis Thomazine.

Commissão do Recenseamento Militar e Maritimo do 4.° bairro de Lisboa. - N.° 135. - Illmo. e Exmo. Sr. - Em resposta ao officio de V. Exa. n.° 220 da Repartição central d'esse governo civil de 3 do corrente mez, tenho a honra de informar V. Exa. que, revendo os livros do recenseamento militar referente aos annos de 1869 a 1875, nada se encontrou sobre se o Conselheiro Ernesto Driesel Schrõter cumpriu o estatuido no artigo 113.° da Carta Constitucional.

Deus guarde a V. Exa. Lisboa, 12 de setembro de 1906.- Illmo. e Exmo. Sr. Governador civil do districto de Lisboa. = O Presidente da Commissão, Theodoro F. Pinto Basto. = Secretario do Governo Civil de Lisboa, 14 de setembro de 1906. = Ser vindo de secretario geral, C. de Lacerda e Mello.