O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 11

SESSÃO DE 22 DE FEVEREIRO DE 1901

Presidencia do Exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Fernando Larcher
Marquez de Penafiel

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pela morte dos Srs. Nogueira Soares e Henrique de Mendia, o que, depois de palavras commemorativas pronunciadas pelo Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros e Dignos Pares Frederico Arouca, Rebello da Silva, Sebastião Telles, Conde de Bertiandos, Conde do Bomfim e Simões Margiochi, é approvado por acclamação. - O Digno Par Conde do Bomfim manda um requerimento para a mesa. - O Digno Par Conde do Restello relata o que se tem passado com respeito ao alargamento da rua do Arsenal, e manda para a mesa documentos concernentes. - Os Dignos Pares Avellar Machado e Santos Viegas mandam para a mesa varios documentos, e o Digno Par Frederico Arouca faz uma proposta relativa ã duração das sessões, que é approvada. - O Digno Par Visconde de Chancelleiros refere-se a esta ultima proposta.

Ordem do dia: continua com a palavra o Digno Par Elvino de Brito, que ainda fica com ella reservada, encerrando-se a sessão com a mesma ordem do dia.

(Estiveram presentes a toda a sessão os Srs. Presidente ao Conselho, e Ministros da Fazenda e da Guerra; e a parte d'ella os Srs. Ministros da Justiça, dos Negocios Estrangeiros e das Obras Publicas).

Pelas duas horas e quarenta minutos da tarde, verificando-se a presença de 34 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte

EXPEDIENTE

Officio da familia do Sr. Conde de Valbom, agradecendo a esta Camara o voto de sentimento pela morte d'aquelle Digno Par.

Para o archivo.

Officio do Sr. Ministro da Guerra, informando, em referencia ao officio d'esta Camara, n.° 74, de 15 do corrente, que por aquelle Ministerio não foi enviada para Paris quantia alguma para despesas da exposição de 1900.

Para a secretaria.

O Sr. Presidente: - Morreram mais dois homens illustres, o Sr. Henrique de Mendia, antigo Par electivo, e que actualmente pertencia á outra Camara, e o Sr. Nogueira Soares, nosso Ministro em Berne.

Creio que a Camara decerto quererá que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela perda d'estes dois homens illustres, que em diversas commissões de serviço publico prestaram assignalados serviços ao país, e quererá ainda da resolução da Camara se façam ás familias anojadas as devidas communicações. (Apoiados}.

O Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (João Arroya): - Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar, em nome do Governo, á proposta que V. Exa. acaba de apresentar, e que se destina a commemorar o passamento do Conselheiro Nogueira Soares e do Sr. Henrique de Mendia.

Ao tomar a palavra neste momento, é com profunda convicção, e não só em cumprimento de um dever, que faço o devido elogio d'aquelle que foi em vida um funccionario illustre, entre os mais illustres, e um diplomata experimentado, entre os que são tidos na conta de mais experimentados.

O Sr. Nogueira Soares, quer no exercicio das mais altas funcções no Ministerio que tenho a honra de gerir, quer representando o nome de Portugal em varias capitães estrangeiras, houve-se sempre com uma tal distincção e com um tão completo conhecimento dos deveres do seu cargo, que bem pode dizer-se que honrou- por igual, o seu nome, e o nome do país a que pertencia.

Não posso esquecer, nem posso deixar de lhes fazer uma referencia especial, não só os trabalhos d'aquelle illustre cidadão, na sua missão á India e ao Brazil, mas os que pertenceram á missão especialissima, e que tão brilhantemente desempenhou, na capital da Suissa.

Durante a sua estada nessa Confederação, teve elle occasião de patentear ao seu país as mais extraordinarias provas de competencia e de dedicação civica.

Referiu-se V. Exa. tambem ao passamento de Henrique de Mendia, antigo Par electivo e Deputado da Nação.

Tinha o prazer de contar o Sr. Henrique de Mendia, no numero dos meus melhores amigos pessoaes, e por isso pode V. Exa. imaginar, e a Camara tambem, a profunda emoção com que vi desapparecer da vida, numa idade tão pouco adeantada, aquelle illustre homem, que em tudo revelava eminentissimos dotes de caracter, de intelligencia, e de uma illustração tão fora do commum.

O Sr. Henrique de Mendia assignalou os seus excepcionaes meritos, já no professorado, já na carreira parlamentar, e tornou-se distincto pelas suas eminentes qualidades de coração e de espirito.

A sua morte é uma verdadeira perda para o partido que tinha a honra de o contar entre os seus membros mais valiosos, e uma grandissima perda para o país, que nelle depositava grandes e fundadas esperanças.

Permittam-me, portanto, V. Exa. e a Camara, que eu deixe aqui bem expresso o profundo sentimento de todo o Governo ao receber a noticia da morte d'aquelle illustre cidadão.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Frederico Arouca: - Sr. Presidente: pedi a palavra, para me associar, em nome dos Dignos Pares regeneradores, á proposta que V. Exa. apresentou.

Referiu-se V. Exa., e bem assim o Governo, em primeiro logar, ao Sr. Nogueira Soares.

O elogio do Sr. Nogueira Soares foi feito na outra casa do Parlamento e nesta Camara, por quem melhor do que eu o poderia fazer.

O Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, em linguagem sincera e levantada, apreciou e justamente exaltou os