O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N. 12

Presidencia do exmo. sr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens

Secretarios — os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Visconde de Soares Franco

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. — O sr. presidente da camara refere-se em sentidas palavras ao fallecimento do sr. bispo de Viseu, e propõe seja lançado na acta um voto de sentimento e se levante a sessão. — O sr. presidente do conselho associa-se ás palavras do sr. presidente. — São approvadas unanimemente as propostas para se lançar na acta um voto de sentimento pela morte do sr. bispo de Vizeu, e se levante a sessão.

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presentes 29 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

(Estava presente o sr. presidente do conselho de ministros.)

O sr. Presidente: — Senhores, deparo hoje nos jornaes com a triste noticia do fallecimento do illustre prelado, bispo de Vizeu, membro d’esta camara.

Supposto que á mesa não chegasse ainda participação d’este infausto acontecimento, sendo infelizmente verdadeiro, como é, decorre-me o dever de fazer essa communica-ção á camara.

Não posso, senhores, n’este momento traçar um esboço da biographia d’este notavel homem politico. Notarei apenas as qualidades preeminentes do seu caracter.

Quando de um homem publico, através das vicissitudes politicas em que sempre tomou parte activa, se póde affirmar, com a mais austera verdade, a grande rigidez do seu caracter, o seu intemerato culto pela justiça e um grande amor da patria, tem-se feito o seu elogio com a singeleza que era caracteristica do seu espirito e que sempre usou na sua tão larga carreira parlamentar.

Foram aquellas as grandes qualidades de homem publico e de portuguez que sobresaíram no sr. bispo de Vizeu, nos importantes e elevados cargos de administração e politicos, que desempenhou. (Apoiados.)

Para mais larga apreciação começa agora a imparcialidade da historia.

Como prelado, a sua vida era austera; e grande o seu espirito de beneficencia.

A camara quererá que se lance na acta um voto de sentimento pela perda d’este prestante cidadão, e que seja feita communicação á sua familia.

Proponho tambem que, em signal de sentimento, se suspenda a sessão de hoje. (Apoiados.) - Assim se resolveu.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Fontes Pereira de Mello): — Sr. presidente, estimo ter vindo á camara n’este momento, porque assim posso como par do

reino associar-me n’esta occasião solemne e triste ás sentidas palavras que v. exa. acaba de pronunciar do alto d’essa cadeira. O illustre prelado de Vizeu foi meu correligionario politico e tambem meu adversario, mas agora que o tumulo encerra os restos mortaes d’este homem distincto, eu faltaria a, um dever se não manifestasse o respeito que sempre tive pelas suas altas qualidades, pelas suas virtudes e pelo seu caracter honradissimo. (Apoiados.) Faço esta declaração, que é uma homenagem dos meus sentimentos para com a memoria do illustre prelado e homem politico, e, como disse, associo-me ás expressões sentidas que v. exa. acaba de pronunciar.

Vozes: — Muito bem.

(O orador não reviu este discurso.)

O sr. Presidente: — Os dignos pares que entendem que se lance na acta um voto de profundo sentimento pelo fallecimento do sr. bispo de Vizeu, e que esta resolução da camara se communique á sua familia, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado unanimemente.

O sr. Presidente: — Os dignos pares que entendem que em signal de sentimento se deve levantar a sessão, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado unanimemente.

O sr. Presidente: — A proxima sessão terá logar ámanhã 7 do corrente, e a ordem do dia é a mesma que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 6 de fevereiro de 1882

Exmos. srs.: João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens; Marquezes, de Ficalho, de Sabugosa; Condes, de Alte, de Castro, de Podentes, de Porto Covo, de Valbom; Bispo eleito cio Algarve; Viscondes, de Algés, de Chancelleiros, de S. Januario, de Monte São, da Praia Grande, de Seabra, de Soares Franco, de Villa Maior; Barão de Ancede; Ornellas, Aguiar, Mello e Carvalho, Quaresma, Machado, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Xavier da Silva, Palmeirim, Basilio Cabral, Carlos Bento, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Margiochi, Henrique de .Macedo, Larcher, Ferreira Lapa, Gomes Lages, Castro, Reis e Vasconcellos, Mello Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Lourenco de Almeida, Camara Leme, Daun e Lorena, Seixas, Pires de Lima, Vaz Preto, Placido de Abreu, Novaes, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida.