O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N. º 12

SESSÃO DE 16 DE FEVEREIRO DE 1893

Presidencia do exmo. sr. Augusto Cesar Barjona de Freitas

Secretarios - os dignos pares

Conde d'Avila
Jeronymo da Cunha Pimentel

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Não houve correspondencia. - Teve segunda leitura o projecto de lei apresentado na sessão antecedente pelo digno par o sr. Oliveira Monteiro. Foi admittido á discussão e enviado á commissão respectiva.- O digno par o sr. Cypriano Jardim instou pelo comparecimento do sr. ministro da guerra. - Levanta-se a sessão e apraza-se a seguinte bem como a respectiva ordem do dia.

Ás duas horas e quarenta minutos da tarde, achando-se presentes 21 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da sessão antecedente.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente: - Vae ter segunda leitura o projecto de lei que o digno par sr. Oliveira Monteiro, mandou para a mesa.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Projecto de lei

Artigo 1.° É o governo auctorisado a alterar a circumscripção administrativa da concelho do Porto, annexando-lhe as porções dos concelhos de Gondomar, Maia e Bouças, que ficam comprehendidas dentro do perimetro da estrada da circumvallação.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario.

Saia das sessões, em 8 de fevereiro de 1 893. = Antonio de Oliveira Monteiro.

Foi admittido e enviado á commissão respectiva.

O sr. Cypriano Pereira Jardim: - Pedi a palavra, não para perguntar a v. exa. se o sr. ministro da guerra já se deu por habilitado a responder á minha nota de interpellação, mas para renovar o meu pedido áquelle ministro, porque ha talvez mais de um mez tive eu a honra de pedir ao sr. ministro da justiça o favor de communicar ao seu collega da guerra que desejava interpellal-o sobre negocios militares, tendo tido mesmo o cuidado de annunciar a minha interpellação, e até hoje nenhuma resposta obtive.

O sr. ministro da guerra esteve n'esta camara guando se discutiu a resposta ao discurso da corôa, e eu entendo que a occasião não era azada para dirigir qualquer pergunta a s. exa., o que aliás eu tinha pleno direito de fazer.

Como s. exa. não voltou aqui, eu renovo o meu pedido, e espero que s. exa. se digne vir responder á minha interpellação, a fim de que não se justifiquem os boatos que, creio bem, muito infundadamente correm a seu respeito.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: - Não ha mais ninguem inscripto. A primeira sessão será na terça feira 21 do corrente, e a ordem do dia apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 16 de fevereiro de 1893

Exmos. srs. Augusto Cesar Barjona de Freitas; Marquezes, de Pomares, de Vallada; Condes, d'Avila, de Thomar; Barão de Almeida Santos; Moraes Carvalho, Caetano de Oliveira, Antonio José Teixeira, Augusto Cunha, Cypriano Jardim, Faria e Maia, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Coelho de Carvalho, Baptista de Andrade, Camara Leme, Pessoa de Amorim, Bivar, Rodrigo Pequito, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho.

O redactor = João Saraiva.