O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 12

EM 15 DE ABRIL DE 1909

Presidencia do Exmo. Sr. Conde de Bertiandos

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
Visconde de Algés

Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Sr. Presidente do Conselho, Digno Par Sebastião Telles, faz a apresentação do novo Governo. - Define a attitude do partido progressista em frente do novo Governo o Digno Par Francisco Beirão, e o Presidente do Conselho agradece a cooperação que S. Exa. lhe promette. - O Digno Par Campos Henriques promette ao actual Governo o seu apoio e o dos seus amigos politicos. - O Sr. Presidente do Conselho agradece. - O Digno Par Julio de Vilhena aprecia a forma por que foi resolvida a crise ministerial, os antecedentes que a determinaram, e allude, por fim, ao tratado entre Lourenço Marques e o Transvaal. - Responde ás considerações de ordem publica o Sr. Presidente do Conselho. O Sr. Ministro da Marinha trata da questão do acordo com o Transvaal. - O Sr. Ministro da Fazenda responde a uma parte do discurso do Digno Par Julio de Vilhena, referente a assuntos financeiros.-O Sr. Ministro das Obras Publicas manda para a mesa uma proposta que tende a permittir ,que todos os Dignos Pares, dependentes do seu Ministerio, possam accumular as funcções que ali desempenham com as legislativas. E approvada. - O Digno Par Conde de Arnoso refere-se á crise politica, e lamenta que seja envolvido em denso mysterio o attentado de 1 de fevereiro do anno findo. - Responde a S. Exa. o Sr. Presidente do Conselho. - O Digno Par Marquês de Avila e Bolama requer que a sessão se prorogue até se esgotar a inscrição. Este requerimento é rejeitado. - O Digno Par Teixeira de Sousa declara-se na mais completa hostilidade em relação ao actual Gabinete e trata tambem do acordo com 6 Transvaal. - O Digno Par Ayres de Ornellas requer que sejam publicados no Diario do Governo uns documentos que recebeu, referentes a despesas realizadas pelo Ministerio da Marinha, e acompanha o seu pedido de algumas explicações. O requerimento do Digno Par é approvado. - O Digno Par João Arroyo pergunta se o debate politico continua na sessão seguinte. - O Sr. Presidente diz que dará a palavra a todos os oradores inscritos, na sessão proximo, se a Camara se se não oppuser. Encerra a sessão, e apraza a seguinte, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 10 minutos da tarde o Sr. Presidente abriu a sessão.

Feita a chamada, verificou-se estarem presentes 48 Dignos Pares.

Lida a acta da sessão antecedente, foi approvada sem reclamação.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio da Presidencia do Conselho de Ministros, participando a exoneração do Ministerio presidido pelo Sr. Conselheiro Arthur Alberto de Campos Henriques e a nomeação do novo Gabinete, presidido pelo Sr. Conselheiro Sebastião Custodio de Sousa Telles.

Para o archivo.

Officio da Legação de Italia, enviando uma carta de agradecimento do chefe do Governo d'aquelle país pelo voto de sentimento da Camara por occasião da catastrophe do sul de Italia.

Para o archivo.

Officio da Legação de Italia, agradecendo, em nome do Governo d'aquelle país, o voto de sentimento da Camara pela catastrophe do sul de Italia. Para o archivo.

Officio do Ministerio da Fazenda, remettendo 100 exemplares da parte 1.ª do relatorio e propostas de lei apresentadas á Camara dos Senhores Deputados na sessão de 6 de março.

Para serem distribuidos.

Dois officios do Ministerio da Fazenda, remettendo dezanove autographos dos decretos, das Côrtes Geraes já convertidos em leis.

Para o archivo.

Officio do Ministerio da Marinha, satisfazendo ao requerimento do Digno Par Sr. Marquez de Sousa Holstein.

Para a secretaria.

Officio do Ministerio da Marinha, enviando documentos pedidos pelo Digno Par Sr. Ayres de Ornellas.

Para a secretaria.

Officio do Ministerio da Marinha, satisfazendo esclarecimentos e enviando um documento requerido pelo Digno Par Sr. Teixeira de Sousa. Para a secretaria.

Officio do Ministerio da Marinha, participando não poder enviar os documentos requeridos pelo Digno Par Sr. Teixeira de Sousa por estarem os mesmos intimamente ligados a negociações pendentes com a China.

Para a secretaria.

Presidente Camara Pares, Lisboa.- Camaras municipaes districto Huilla pedem V. Exa. approvação proposta governador geral Angola promoção distincção capitão João Almeida. Pais conhece bem serviço valente official recebeu Dembos seu baptismo sangue. Agora acaba occupar Evale, alto interesse nossa soberania, com enorme economia vidas, dinheiro, custa sua pericia e energia. Pais não galardoando quem quotidianamente arrisca vida bem servi-lo commette flagrante injustiça. Povo Huilla intercedendo perante V. Exa. cumpre dever gratidão para quem tanto trabalha seu progresso. = Presidentes Camaras Lubango, Humpata, Chibia.