O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 13

SESSÃO DE 21 DE FEVEREIRO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Augusto Cesar Barjona de Freitas

Secretarios - os exmos dignos pares

Conde d'Avila
Jeronymo da Cunha Pimentel

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia.-Toma assento na camara o digno par electivo o sr. Franco Frazão.- O sr. presidente do conselho declara que o ministerio pedira a demissão. - Levanta-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a ordem do dia.

Ás duas noras e cincoenta minutos da tarde, achando-se presentes 28 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Officio do ministerio da marinha, enviando os documentos pedidos pelo digno par o sr. Thomás Ribeiro em sessão de 8 do corrente.

Para a secretaria.

Officio do ministerio da fazenda, participando ter já expedido ordem á direcção geral da divida publica para enviar com urgencia o recenseamento dos eleitores e elegiveis para os cargos da junta do credito publico, que deve funccionar na actual legislatura.

Para a secretaria.

O sr. Presidente: - Consta-me que está nos corredores d'esta camara o digno par electivo o sr. Franco Frazão.

Convido os dignos pares os srs. Vaz Preto e Coelho de Carvalho a introduzirem s. exa. na sala.

Em seguida foi s. exa. introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Dias Ferreira): - Em obediencia ás nossas praxes parlamentares venho participar oficialmente á camara que o governo, a que tenho a honra de presidir, deu a sua demissão, e que Sua Magestade El-Rei se dignou de acceital-a.

Alem d'isso, posso informar a camara de que o chefe do estado convocou para uma conferencia os dois chefes dos partidos monarchicos, os srs. Antonio de Serpa e José Luciano de Castro, e depois dessa conferencia resolveu encarregar da constituição do novo governo o digno par o sr. conselheiro d'estado Hintze Ribeiro, que acceitou o mesmo encargo.

Feita assim a declaração da crise, nenhuma explicação mais posso dar á assembléa.

O sr. Presidente: - Em vista da declaração do governo está encerrada a sessão, sendo á seguinte ámanhã, 22 do corrente, e a ordem do dia a apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e cincoenta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 21 de fevereiro de 1803

Exmos. srs. Augusto César Barjona de Freitas; Duque de Palmella; Marquez de Vallada; Condes, d'Avila, da Azarujinha, do Casal Ribeiro, de Magalhães, de Thomar; Viscondes, de Soares Franco, de Valmor; Barão de Almeida Santos; Braamcamp Freire, Antonio José Teixeira, Oliveira Monteiro, Cau da Costa, Ferreira Novaes, Cypriano Jardim, Firmino Lopes, Costa e Silva, Jeronymo Pimentel, Frazão, Coelho de Carvalho, Gusmão, Baptista de Andrade, Tavares de Pontes, Mexia Salema, Bivar, Vaz Preto, Mathias de Carvalho.

O redactor = Ulpio Veiga.

13