O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 14

SESSÃO DE 23 DE FEVEREIRO DE 1893

Presidencia do exmo. sr. Augusto Cesar Barjona de Freitas

Secretarios - os dignos pares

Conde d'Avila
José Augusto da Gama

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Não houve correspondencia.-Prestou juramento e tomou assento o sr. Marçal Pacheco. - O digno par o sr. Pereira Dias justificou as suas faltas ás sessões antecedentes. - O digno par o sr. conde de Carnide communicou que o sr. conde de Thomar, vendo-se obrigado a sair de Lisboa, terá de faltar a algumas sessões. - O sr. presidente declara que suspende a sessão até se apresentar o novo governo. Reaberta ás quatro horas e meia encerra-a, e apraza a seguinte, bem como a respectiva ordem do dia.

Ás duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 38 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da sessão antecedente.

O sr. Presidente: - Vae ser lida uma carta regia. Leu-se na mesa, e é do teor seguinte:

Carta regia

Bacharel Marçal de Azevedo Pacheco, sub-director da direcção geral do registo civil e estatistica da secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos e de justiça, par do reino electivo, antigo deputado da nação. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades, e que pela vossa categoria de deputado da nação vos achaes comprehendido na disposição do artigo 4.° da carta de lei de 3 de maio de 1878: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço das Necessidades, em 29 de dezembro de 1892. = EL-REI. = José Dias Ferreira.

O sr. Presidente: - Acha-se nos corredores da camara o sr. Marçal de Azevedo Pacheco para prestar juramento e tomar assento.

Convido os dignos pares Antonio Candido e Cypriano Jardim para conduzirem á sala o sr. Marçal Pacheco.

O sr. Marçal Pacheco deu entrada na sala, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Pereira Dias: - Sr. presidente, pedi a palavra para declarar que não tenho comparecido ás sessões desta camara por incommodo de saude.

O sr. Conde de Carnide: - O digno par o sr. conde de Thomar, tendo de sair de Lisboa por alguns dias, encarregou-me de participar á camara que, por esse motivo, faltará a algumas sessões, do que pede desculpa.

O sr. Presidente: - Tendo de se apresentar nesta camara o novo governo, e não se achando ainda presente, suspendo a sessão até que elle possa comparecer.

Eram duas horas e quarenta minutos.

Sendo quatro horas e meia reabriu-se a sessão.

O sr. Presidente: - Não podendo apresentar-se hoje o governo nesta camara, a seguinte sessão será ámanhã, e a ordem do dia a que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Dignos pares presentes na sessão de 23 de fevereiro de 1893

Exmos. srs. Augusto Cesar Barjona de Freitas, Antonio José de Barros e Sá; Duque de Palmella; Marquezes de Fontes Pereira de Mello, de Pomares, de Pombal, da Praia e de Monforte; Condes, d'Avila, da Azarujinha, de Bertiandos, de Carnide, do Casal Ribeiro, de Castello de Paiva, de S. Januario, de Lagoaça, de Linhares, de Magalhães; Viscondes, de Asseca, de Soares Franco, de Sousa Fonseca, de Valmór; Barão de Almeida Santos; Braamcamp Freire, Sousa e Silva, Antonio Candido, Antonio José Teixeira, Oliveira Monteiro, Botelho de Faria, Serpa Pimentel, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Ferreira Novaes, Augusto Cunha, Neves Carneiro, Bazilio Cabral, Palmeirim, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Costa e Silva, Faria e Maia, Van-Zeller, Barros Gomes, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Frazão, Coelho de Carvalho, Gama, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Tavares de Pontes, José Luciano de Castro, José Maria dos Santos, Mexia Salema, Bocage, Rebello da Silva, Camara Leme, Pessoa de Amorim, Pereira Dias, Vaz Preto, Marçal Pacheco, Franzini, Mathias de Carvalho, Polycarpo Anjos, Rodrigo Pequito, Thomás Ribeiro.

O redactor = João Saraiva.

15