O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SERSSÃO N.º 14

EM 10 DE FEVEREIRO DE 1903

Presidencia do Exmo. Sr. Alberto Antonio de Moraes Carvalho

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMARIO: - Leitura e approvação da acta. - O Sr. Presidente, participando á Camara o fallecimento do Digno Par Marquês de Fronteira, faz o elogio do extincto e propõe que na acta se exare um voto de intimo pesar por esse triste acontecimento, fazendo-se em seguida as communicações do estão. Associam-se a esta proposta o Sr. Presidente do Conselho, em nome do Governo, o Digno Par Antonio de Azevedo Castello Branco, por parte do partido regenerador, que conclue propondo que a sessão se encerre em sinal de luto, e o Digno Par Sebastião Telles, em nome do partido progressista. São approvadas por acclamação as duas propostas. Encerra-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Ás 3 horas e õ minutos da tarde, verificando-se a presença de 27 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Não houve expediente.

Assistiram á sessão o Sr. Presidente do Conselho, e o Sr. Ministro da Fazenda, interino dos Estrangeiros..

O Sr. Presidente: - Cumpre o doloroso dever de participar á Camara o fallecimento do Digno Par o Sr. Marquês de Fronteira.

Fidalgo de nascimento, era-o sobretudo pelo caracter, pela distincção das suas maneiras, pela lhaneza do seu trato e pela fina correcção do seu proceder.

O traço caracteristico do, seu espirito era a bondade.

O Sr. Marquês de Fronteira foi um bom, e por isso a sua morte foi profundamente sentida no seio da sua familia, onde tinha um culto de adoração; na nossa primeira sociedade, onde occupou logar proeminente; nos paços dos nossos réis, onde foi servidor leal e dedicado; e na Camara dos Dignos Pares, onde tinha em cada collega um amigo e um admirador. (Apoiados}.

Crê, portanto, interpretar os senti mentos da Camara dos Dignos Pares propondo que na acta da sessão de hoje se exare um voto de profundo pear pela morte do Sr. Marquês de fronteira (Apoiados) e que d'esse voto e dê communicação á familia do finado. (Apoiados gemes).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro); - Com verdadeiro sentimento acompanha, por parte do Governo, a manifestação de pesar que o Sr. Presidente acaba de propor pelo fallecimento do antigo Par do Reino o Sr. Marquês de Fronteira.

O Sr. Marquês de Fronteira honrou-o com a sua amizade, e elle, orador, prestou sempre o testemunho de consideração devida ás suas brilhantes qualidades e ao seu integro e nobilissimo caracter.

O Sr. Marquês de Fronteira deixa de si um nome que se impõe ao respeito e estima de todos aquelles que o conheciam. (Apoiados).

O Sr. Antonio de Azevedo Castello Branco.: - Associa-se, em nome do partido regenerador, ao voto de sentimento que o. Sr. Presidente propôs á Camara.

Nada tem a acrescentar ao que disseram o Sr. Presidente da Camara e o Sr. Presidente dó Conselho, e por isso limita-se a propor .que se levante a sés são como homenagem á memoria de extincto.

O Sr. Sebastião Telles: - Associa se, em nome do partido progressista o voto de sentimento que o Sr. Presidente acaba de propor pela morte do r. Marquês de Fronteira. Faz suas as palavras de elogio progridas pelos oradores que o precederam e acha completamente justo que a sessão se encerre em sinal de luto.

O Sr. Presidente: - Crê que a Camara considera approvados por acclamação, tanto a proposta que teve a honra de apresentar como o additamento do Digno Par Antonio de Azevedo. (Apoiados).

A deputação que tem de representar a Camara no enterro do Sr. Marquês de Fronteira é composta, alem da mesa, dos seguintes Dignos Pares:

Duque de Loulé.
Marquês de Alvito.
Marquês de Gouveia.
Conde de Bertiandos.
Conde de Cabral.
Visconde de Asseca.
Carlos Maria Eugênio de Almeida.

O Sr. Presidente: - A seguinte sessão será na quinta feira 12 e a ordem do dia a continuação da discussão do projecto de resposta ao Discurso da Coroa.

Está levantada a sessão.

Eram 3 horas e 10 minutos.

Os Redactores:

F. ALVES PEREIRA

LUIS CRESPO.