O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 15

SESSÃO DE 13 BE AGOSTO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. Marino João Franzini

Secretarios — os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Luiz Augusto Rebello da Silva

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. — Correspondencia. — O digno par Vaz Preto participa que o digno par visconde de Chancelleiros não póde comparecer á sessão de hoje. — O digno par conde de Thomar, referindo attentados contra um cidadão residente em Braço de Prata, pede que este sitio seja devidamente policiado, e conclue mandando para a mesa uma representação dos possuidores de titulos da divida interna, pedindo que lhes sejam concedidos beneficios iguaes aos que, porventura, sejam deferidos aos titulos de divida externa. — Este documento foi entregue á commissão de fazenda. — O sr. ministro da guerra promette communicar ao seu collega do reino as considerações do digno par. — O digno par Thomaz Ribeiro manda para a mesa uma nota de interpellação ao governo. É expedida. — O digno par Pimentel Pinto propõe que se consigne na acta um voto de louvor pelas ultimas victorias alcançadas em Africa, e termina elogiando os trabalhos do sr. capitão Xavier Barreto, auctor da polvora sem fumo, e pedindo uma recompensa para tão util descoberta. — O sr. ministro da guerra agradece as palavras com que o digno par enalteceu os feitos briosos dos nossos soldados e promette tomar em consideração o pedido de s. exa. quanto á recompensa ao sr. Xavier Barreto. — O digno par Antonio Candido associa-se á proposta do digno par Pimentel Pinto, a qual é approvada por acclamação. — O digno par Ornellas pergunta seja vieram uns documentos relativos ao processo dos presos em Moçambique, por causa de rebellião, e faz ver quanto é util e conveniente a publicação dos documentos apurados pela commissão de inquerito á maneira por que foram attendidas as reclamações dos portadores dos titulos de D. Miguel. O sr. presidente informa que os documentos pedidos pelo digno par ainda não chegaram. — Os dignos pares Cypriano Jardim e Rebello da Silva elogiam os trabalhos do sr. capitão Xavier Barreto.

Ordem do dia — É posto em discussão o parecer n.° 7, que proroga, até 31 de dezembro do anno corrente, o praso para a remissão do serviço activo dos recrutas de annos anteriores a 1896. Usam da palavra o digno par Pimentel Pinto e o sr. ministro da guerra.— O digno par Pereira de Miranda pede que a commissão de fazenda seja auctorisada a reunir-se durante a sessão. A camara annue a este pedido. — Dá-se conta de um officio do ministerio da fazenda, acompanhando documentos pedidos pelo digno par o sr. Hintze Ribeiro. — Discursam sobre o projecto em ordem do dia, os dignos pares Quaresma de Vasconcellos, ministro da guerra e Jeronymo Pimentel, que conclue apresentando uma proposta. É admittida e fica em discussão conjunctamente com o projecto. — É lida uma carta regia, prorogando as côrtes até 21 do corrente mez. — Continuando a discussão do parecer n.° 7, falla o sr. ministro da guerra e o digno par Thomaz Ribeiro, que manda para a mesa uma proposta. E admittida. — Discursam ainda os dignos pares Abreu e Sousa, Pimentel Pinto, ministro da guerra, Quaresma de Vasconcellos e Thomaz Ribeiro. — O digno par Pereira Dias requer que seja prorogada a sessão até se votar o parecer.

É approvado.— Usam da palavra os dignos pares Abreu e Sousa, Jeronymo Pimentel, Fernandes Vaz, e de novo o digno par Jeronymo Pimentel, que pede para retirar a sua proposta, o que lhe é concedido. — É votado o parecer e considerada prejudicada a proposta do digno par Thomaz Ribeiro.— O sr. ministro da marinha lê um telegramma que noticia mais um brilhante feito de armas na Zambezia e exalta o valor do exercito portuguez. — O digno par conde de Lagoaça manda para a mesa uma reclamação de Domingos José da Costa, continuo da secretaria da guerra, protestando contra o preenchimento da vaga de porteiro d´aquella secretaria, a que o reclamante se julga com direito. — Associa-se tambem ás palavras dos que alludiram ás victoriãs em Africa.— O digno par sr. Hintze Ribeiro propõe que na acta da sessão se consigne a expressão de jubilo com que foram ouvidos os telegrammas apresentados pelo sr. ministro da marinha. — Accusando a recepção de alguns documentos referentes á companhia dos tabacos, pede que elles sejam publicados no Diario do governo. Depois de explicações trocadas entre este digno par e o sr. ministro da marinha, é consentida a publicação d´aquelles documentos. — Encerra-se a sessão, designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Ás duas horas e dez minutos da tarde, verificando-se a presença de 24 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do sr. presidente da camara dos senhores deputados, datado de 12 de agosto corrente, remettendo a proposição de lei que tem por fim auctorisar o governo a contratar com o banco de Portugal um supprimento de 4:500 contos de réis destinado ao pagamento de vencimentos das classes inactivas nos exercicios de 1897-1898 a 1900-1901.

Á commissão de fazenda.

Officio do sr. presidente da camara dos senhores deputados, datado de 12 de agosto corrente, remettendo a proposição de lei que tem por fim introduzir algumas alterações nas leis organicas da escola do exercito.

Á commissão de guerra.

Officio do sr. presidente da camara dos senhores deputados, datado de 12 de agosto corrente, remettendo a proposição de lei que tem por fim approvar, para serem ratificados, a convenção assignada em Lisboa, em 7 de dezembro de 1894, e o protocollo addicional assignado na mesma capital a 28 de abril de 1896, entre Portugal e a Franca, para o estabelecimento de communicações telegraphicas entre as estações europêas do oceano Indico e de canal de Moçambique e a ilha de Madagascar.

Á commissão de negocios externos.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 7 de agosto corrente, remettendo, em satisfação de um requerimento do digno par Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro, uma nota do movimento da divida fluctuante interna em 30 de julho de 1897.

Para a secretaria.

Officio do sr. ministro das obras publicas, datado de 11 de agosto de 1897, remettendo a esta camara uma nota das ferias pagas aos operarios em Lisboa, nos mezes de janeiro a julho, inclusive, do corrente anno.

Para a secretaria.

Officio do digno par o sr. conde do Bomfim, datado de 12 de agosto corrente, participando que não póde comparecer ás sessões d´esta camara, em virtude do fallecimento de uma sua filha.

Para a secretaria.

O sr. Vaz Preto: — Pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara que o sr. visconde de Chancelleiros não póde comparecer a esta sessão.