O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

74 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

a indifferenca politica, que aliás se comprehende e se explica pelos factos que se estão dando, que o paiz se associa por um movimento forte de opinião á politica que deve viver com elle e por elle.

É preciso pois despertar a attenção do paiz, chamal-a e attrahil-a para os negocios publicos.

Emquanto não fizermos isto, havemos de ver quebrada nas mãos a melhor arma, a unica de que nos poderemos servir, para emprehender os altos commettimentos da civilisação e do progresso.

Sr. presidente, tenho estado fóra da politica militante, e se venho aqui é trazido por esta convicção profunda e sincera. Nem, se a não tivesse, me resolveria a pôr de lado interesses creados, e a contrariar habitos contrahidos, e a vir aqui e dizer: para politica com este intuito, para politica que trate de praticar o systema liberal como elle é, e de governar para o paiz e pelo paiz, estou eu prompto, e presto ao governo que o fizer, ou ao partido que tentar fazel-o, todo o apoio que lhe podér prestar.