O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 211

CAMARA DOSDIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 16

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO. -Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Sr. Presidente, commemorando o fallecimento do Digno Par do Reino Theotonio Octavio de Ornellas Bruges, propõe que na acta seja lançado um voto de sentimento e que em seguida se levante a sessão. Associam-se ás propostas da Presidencia o Sr. Presidente do Conselho de Ministros e os Dignos Pares Dias Costa, Pimentel Pinto, José de Alpoim e Sebastião Baracho. Approvadas por unanimidade aquellas propostas, o Sr. Presidente levanta a sessão marcando a seguinte para amanhã, com a ordem do dia que vinha para hoje.

Pelas 2 horas e 45 minutos da tarde p Sr. Presidente abriu a sessão.

Feita a chamada, verificou-se a presença de 20 Dignos Pares.

Lida a acta da sessão anterior, foi approvada sem reclamação.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Ministerio da Fazenda, satisfazendo um requerimento do Digno Par Teixeira de Sousa.

Dois officios do Ministerio dos Estrangeiros, enviando copias das notas do Ministro dos Negocios Estrangeiros de Franca em resposta ao testemunho de sympathia da Camara dos Dignos Pares do Reino, por occasião da catastrophe de Courrières.

Orneio do Ministerio da Guerra, satisfazendo requerimentos do Digno Par Visconde de Monte São.

Três officios do Ministerio da Marinha, satisfazendo requerimentos dos Dignos Pares Teixeira de Sousa e Sebastião Baracho.

Dois officios do Ministerio das Obras Publicas, satisfazendo requerimentos dos Dignos Pares Teixeira de Sousa, Pimentel Pinto, Sebastião Baracho e Costa e Silva.

Requerimento do Sr. Visconde de Algés, acompanhado de um novo documento para juntar ao processo da sua habilitação ao Pari ato.

(Á commissão de verificação de poderes}.

O Sr. Presidente: - Um telegramma dos Açores trouxe-nos a triste noticia de ter ali fallecido o Digno Par Theotonio Octavio de Ornellas Bruges.

A seriedade de caracter, a bondade de coração e a affabilidade de trato d'este Digno Par, que pouco tempo se sentou entre nós, attestam que perdemos n'elle um collega credor da estima e consideração de toda a Camara. (Apoiados).

Proponho, portanto, que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela perda d'aquelle nosso collega e que, em seguida, se levante a sessão. (Apoiados geraes).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (João Franco Castello Branco): - Associo-me, em nome do Governo, ás propostas que S. Exa. acaba de fazer, assim como ás palavras de sentimento com que as acompanhou.

Não tive a honra de conhecer pessoalmente o Digno Par Ornellas Bruges, mas ouvi sempre fazer as mais lisonjeiras referencias ao seu caracter e distinctas qualidades, que n'elle continuavam as tradições gloriosas da sua familia, cujo nome anda ligado nobremente á nossa historia constitucional.

O Sr. Dias Costa: - Em nome do partido progressista associo-me ás propostas com que V. Exa. acaba de honrar a memoria do Digno Par do Reino Ornellas Bruges, cujo fallecimento sinceramente deploro.

Aquelle Digno Par bem merece a homenagem da Camara, não só porque possuia excellentes qualidades pessoaes e era um brioso official do exercito, mas tambem porque representava um nome grato a todos nós, pois era neto do Conde da Praia da Victoria, que tão grandes serviços prestou ao nosso paiz.

Toda a sua familia foi sempre muito dedicada á causa liberal.

O partido progressista, em cujo nome falo neste momento, tem motivos especiaes para deplorar, por sua parte, a perda d'aquelle Digno Par.

O Sr. Pimentel Pinto: - Pedi a palavra para me associar, em nome da opposição regeneradora, ás propostas de V. Exa., relativas ao fallecimento do Digno Par Ornellas Bruges.

Este nosso collega representava o nome de um antigo Ministro da Guerra, que pouco tempo o foi para deixar o seu nome vinculado a medidas de grande alcance; mas os serviços da familia Bruges á causa da liberdade são bem conhecidos e assignalados, e tornaram dignos do respeito do paiz todos os representantes d'essa illustre familia.

A opposição regeneradora d'esta Camara associa-se, pois, do coração, ás propostas de V. Exa. e a quaesquer

Página 212

212 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

outras manifestações de sentimento prestadas á memoria d'aquelle nosso extincto collega.

O Sr. José de Alpoim: - Em nome dos meus amigos politicos e no meu perfilho as palavras de pesar proferidas pelos Dignos Pares Srs. Dias Costa e Pimentel Pinto.

O Sr. Sebastião Baracho: - Pedi a palavra para me associar ás manifestações de sentimento da Camara, pela morte do Digno Par Ornellas de Bruges.

Duas razões imperam no meu animo para que assim proceda.

A primeira porque o fallecido era um cavalheiro distinctissimo, portador de um nome illustre, bem afamado.

A segunda porque descendia de uma familia que pugnou abertamente pela causa da liberdade- uma familia que pertence ao numero d'aquellas que mais contribuiram para a implantação entre nós do regimen liberal, hoje tão abastardado.

Sr. Presidente; não me esqueço nunca de prestar homenagem áquelles dos nossos avoengos que se illustraram pugnando pelo liberalismo authentico, genuino.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Presidente: - Como pela manifestação da Camara considero approvadas por unanimidade as minhas propostas (Apoiados geraes), vou levantar a sessão.

A ordem do dia para amanhã é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 3 horas da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 5 de novembro de 1906

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha; Condes: do Bomfim e de Villar Secco; Alexandre Cabral, Santos Viegas, Telles de Vasconcellos, Vellez Caldeira, Serpa Pimentel, Dias Costa, Francisco Machado, Gama Barros, Vasconcellos Gusmão, José de Alpoim, José Vaz de Lacerda, Luciano Monteiro, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Sebastião Dantas Baracho, Deslandes Caldeira e Wenceslau de Lima.

O Redactor,

ALBERTO PIMENTEL.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×