O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 17

SESSÃO DE 5 DE FEVEREIRO DE 18T9

Presidencia do exmo. sr. Duque d’Avila e de Bolama

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

As duas e meia horas da tarde, sendo presentes dezenove dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em. contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio das obras publicas, remettendo, sanccionados por Sua Magestade El-Rei, os autographos [dos decretos das côrtes geraes sob n.ºs 222, 265, 270 e e 276.

Para o archivo.

O sr. Marquez de Vallada: — Não costumo nunca Querer arrebatar aos outros as glorias que lhes pertencem, assim como não costumo tambem deixar de tomar as responsabilidades que me cabem.

Todos os dignos pares que estão presentes e assistiram á sessão de hontem, ouviram uma pergunta que dirigi ao sr. ministro da fazenda relativamente ao regulamento do real de agua, e recordam-se de certo que fui eu quem encetei a discussão d’esta questão, que se generalisou depois, e na qual tomaram parte varios dignos pares. Pois hoje li um artigo no Diario popular a respeito d’esta discussão, no qual nada se diz com referencia á minha pessoa, e se attribue ao sr. Vaz Preto o ter tomado a iniciativa no debate a que alludo; ora isto é completamente inexacto.

Hei de escrever uma carta ao director d’aquelle jornal, para restabelecer a verdade dos factos, não porque eu deseje glorias de que posso prescindir, mas porque quero tomar toda inteira a responsabilidade que me compete pelos actos que pratico.

Assim, pois, não foi o sr. Vaz Preto que fez a pergunta ao sr. ministro da fazenda, com respeito ao regulamento do real de agua, mas fui eu, e não só fiz essa pergunta, mas desenvolvi-a.

Nada mais tenho a dizer, senão que continuo a tomar todas as responsabilidades que me cabem.

O sr. Presidente: — Vamos entrar na ordem do dia, mas antes disso devo dar conta á camara do modo por que a mesa se desempenhou da missão que lhe foi confiada, a fim de nomear as commissões que faltam eleger, e que eram as de agricultura, petições e redacção.

Para a commissão de agricultura nomeou a mesa os dignos pares, os srs.:

Vaz Preto.

Conde d’Avillez.

Visconde de Chancelleiros.

Visconde dos Olivaes.

Silva Torres.

Visconde de Monforte.

Conde de Rio Maior.

Para a commissão de petições foram nomeados os dignos pares, os srs.:

Sequeira Pinto.

Xavier da Silva.

Conde de Fonte Nova.

Conde de Cabral.

Marquez de Angeja.

Para a commissão de redacção foram nomeados os dignos pares, os srs.:

Mártens Ferrão.

Ferrer.

Bispo de Vizeu.

Agora vamos proceder á eleição de um membro que falta para a commissão das obras publicas.

O sr. Costa Lobo: — Peço a v. exa. o favor de me dizer quaes são os dignos pares que já estão eleitos para a commissão de obras publicas, a fim de que não vamos incluir na lista o nome de algum d’esses dignos pares.

O sr. Presidente: — Estão eleitos os srs. Franzini, marquez de Ficalho, D. Affonso de Serpa, visconde de Bivar, visconde de Algés, visconde de Villa Maior, Jayme Larcher, visconde de Seisal, general Palmeirim e Mello e Carvalho.

O sr. Costa Lobo: — Agradeço a v. exa. a sua informação.

O sr. Bispo de Vizeu: — Declaro a v. exa. e á camara que não tenho podido comparecer ás sessões d’esta camara por incommodo de saude.

Tenho tambem a declarar que, se eu estivesse presente quando se votou a proposta de confiança ao governo sobre a celebre questão da Zambezia, teria votado contra essa proposta.

O sr. Presidente: — Lançar-se-ha na acta a declaração do digno par.

Peço aos dignos pares que preparem, as suas listas para a eleição a que se vae proceder. A exemplo do que se fez com relação a outras ^eleições, parece-me que se poderá fazer ao mesmo tempo a eleição de um digno par para a commissão de obras publicas e de outro para servir de adjunto á commissão administrativa. (Apoiados.)

Visto que a camara concorda n’esta indicação, os dignos pares devem fazer duas listas, contendo cada uma d’ellas um só nome.

Procedeu-se á eleição.

O sr. Presidente: — Convido os dignos pares, os srs. visconde da Praia e general Palmeirim para servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio com respeito á eleição de um membro para a commissão de obras publicas, verificou-se terem entrado na uma 28 listas, saindo eleito

O sr. Mamede com........................ 15 votos

O sr. Presidente:—Está eleito o sr. Mamede para a commissão de obras publicas, e por consequencia fica completa esta commissão.

Correu-se o escrutinio com relação á eleição de um adjunto para a commissão administrativa, e verificou-se terem entrado na uma 28 listas, saindo eleito.

O sr. Reis e Vasconcellos com............... 20 votos

O sr. Presidente: — Entraram na uma vinte e oito lis-

17