O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 20

SESSÃO DE 6 DE MARÇO DE 1902

Presidencia do Exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Cosia

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Declaração de voto. - O Sr. Presidente participa á Camara o fallecimento do Digno Par Frederico de .Gusmão Correia Arouca, cujo elogio faz; e propõe que na acta d'esta sessão seja lançado um voto de sentimento, que será communicado á familia do illastre extincto. - O Sr. Presidente do Conselho associa-se, em nome do Governo, á proposta do Sr. Presidente da Camara, e commemora os relevantes meritos e serviços do Digno Par fallecido. - O Digno Par Moraes Carvalho propõe que seja approvada por acclamação a proposta do Sr. Presidente, e que se encerre a sessão em signal de sentimento. - O Digno Par Eduardo José Coelho, era seu nome e no do partido progressista, associa-se tambem á proposta da presidencia, e enaltece as qualidades que exornavam o Digno Par Frederico Arouca. São approvadas as propostas dó Sr. Presidente e do Digno Par Moraes Carvalho. - É nomeada a deputação que, acompanhada pela mesa, ha de assistir ao funeral. Em seguida 'é .levantada a sessão.

Pelas 3 horas e meia da tarde verificando-se a presença de 35 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, .a acta da sessão anterior.

Não houve expediente.

O Sr. Mendonça Cortez:- Manda para a mesa a seguinte declaração de voto:

Declaro que se tivesse assistido á votação do projecto' do bill de indemnidade ao Governo teria votado contra.

Camara dos Dignos Pares, em 6 de marca de 1902. = Mendonça Cortez.

O Sr. Presidente: - É cera o mais profundo sentimento que lê á Camara o seguinte telegramma, que acaba de receber: >

"Participo a V* Exa. que falteceu meu pae. = Simão Arouca".

Frederico Arouca, o saudoso extincto, no desempenho dos mais altos cargos do Estado que lhe foram commettidos, prestou valiosissimos e importantissimos serviços ao país. Muitos apoiados).

Eram primorosos os dotes do seu coração, formoso e brilhante o seu talento, que o tornou um parlamentar distincto.

Crê que a Camara resolverá que na acta da sessão de hoje se lance um voto de intimo pesar pela sentidissima perda de Frederico Arouca, fazendo-se as communicações do estylo á illustre familia do extincto. (Apoiados).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros (Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro):-Mais um companheiro nosso, de todos nós estimado e querido, que sé afasta de nós e, pelo :que, pessoalmente lhe respeita, um amigo bem leal, dedicado e firme.

Nestas refregas da vida, em que todos entramos com ;os nossos sentimentos, com as nossas aspirações, com os nossos ideaes, com os nossos principios, com as convicçõe e que nos animam, o baquear de. um amigo na campa é um aviso supremo.

Nos debates que travamos, por, vezes nos accomraettemos com paixão, e com exagero. Todavia, essas impulsões de momento, essas circumstancias de occasião, não impedem que seja com profundissima dor que assistamos ao partir para a eternidade de quem em vida nos acompanha vá com o seu conselho, com a sua opinião, com a lealdade do seu proceder.

Nos arrebatamentos da paixão, esquecemo nos de que a vida é um dia, um dia accidentado, cheio de embates, de refregas, um dia ao termo do qual encontramos ò momento quia pulvis es a lembrar-nos que a morte nos espera; e se esta lembrança não obsta a que o calor no" anime nas discussões, e riso impede que tratemos de cumprir estrictamente os nossos deveres, não impede tambem que seja com a mais intensa magua que vejamos desapparecer no, tumulo um amigo, um ente querido, que sempre dedicadamente nos acompanhou.

Frederico Arouca era uma bella intelligeneia e um grande caracter (Apoiados) intelligencia que lhe permitta entrar brilhante e galhardamente nos debates parlamentares. Com muita cortesia, sim; más com um criterio firme, arguto, com uma apreciação segura, com um bom senso que o fazia sobresair no exame das questões, ainda que estas fossem das mais arduas e complicadas.

Os seus alvitras, as suas indicações eram sempre bem vindos.

A Camara lembra-se de que ainda não ha muito tempo, a proposito de uma questão economica que se debatia na Camara, a opinião de Arouca era escutada em silencio, com q apreço e a estima que se dedica a quem tem uma experiencia feita de estudo e de observação.

A par d'isto, nobilissimo no seu trato, verdadeiramente fidalgo e cortês para com todos1,, nunca pronunciava uma palavra que pudesse susceptibilizar alguem. Pelo contrario, usava constantemente da deferencia que não exclue divergencia de opiniões, por mais accentuada que seja; deferencia peculiar aos que são verdadeiramente nobres no seu proceder e no seu sentir.

Bem quisera neste momento, em que vê desapparecer quem durante tantos annos o acompanhou, com amizade jamais quebrada e nunca desmentida, pronunciar palavras que fossem como que um monumento destinado a perpetuar a memoria do finado e a attestar a saudade que nos domina; mas ha circunstancias da vida em que a palavra é impotente para significar o que se pensa e o sentimento que se experimenta.

Por muito que desejasse e quisesse exaltar o nome de Frederico Arouca, não conseguiria realizar o seu intento, porque a dor é muito recente.

A politica - mercê de Deus -.não embota os sentimentos dos homens publicos. E ainda bem que assim succede.

Ainda hontem á noite elle, orador, ouviu a um amigo commum dizer que Frederico Arouca estava restabelecido, que regressava a Lisboa depois de ámanhã, e que breve-