O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 20

EM 18 DE FEVEREIRO DE 1904

Presidencia do Exmo. Sr. Pedro Victor da Costa Sequeira

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMARIO: - Leitura e approvação da acta. - Expediente.- O Sr. Presidente propõe que se consigne um voto de intimo pesar na acta pelo fallecimento do Digno Par Conde de Azarujinha e que da resolução da Camara se façam as communicações do estylo. Associam-se a esta proposta exaltando as virtudes do extincto o Sr. Ministro da Justiça e os Dignos Pares Avellar Machado, Santos Viegas, Sebastião Baracho e Almeida Garrett. É approvada a proposta do Sr. Presidente, additada pelo Digno Par Avellar Machado, para que se encerre a sessão em signal de luto. Encerra-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Assistiu á sessão o Sr. Ministro Justiça.

Ás duas horas e cincoenta e cinco minutos da tarde, achando-se presentes 20 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Sr. João de Paiva, membro do conselho interparlamentar da paz, remettendo um exemplar do relatorio da ultima conferencia celebrada em Vienna para a mesma união.

Para a secretaria.

Officio do Sr. Ministro das Obras Publicas, remettendo documentos pedidos pelo Digno Par Sebastião Baracho.

Para a secretaria.

Officio da Sra. Condessa de Azarujinha, participando o fallecimento de seu marido o Digno Par Conde de Azarujinha.

O Sr. Presidente: - Antes de conceder a palavra a qualquer Digno Par, tem de chamar a attenção da Camara para o officio que acaba de ser lido, enviado pela Exa. ma viuva do Digno Par Conde de Azarujinha.

Como demonstração de pesar propõe a Camara que se lance na acta um

voto de profundo sentimento pela perda d'este collega.

O Sr. Ministro da Justiça (Campos Henriques): - Pediu a palavra para se associar em nome do Governo ao voto de sentimento que o Sr. Presidente acaba de propor.

O Sr. Conde de Azarujinha durante o largo periodo de tempo que teve assento n'esta Camara, pela lealdade do seu caracter, pela delicadeza do seu trato, pela correcção do seu procedimento, mereceu sempre a estima e consideração dos seus amigos, dos seus correligionarios.

Foi um leal companheiro de trabalho. N'elle perdeu o Sr. Presidente do Conselho um amigo muito particular, e o partido regenerador um dedicado correligionario, muitissimo valioso e muitissimo sincero. Por isso associa-se em nome do Governo á proposta do Sr. Presidente.

O Sr. Avellar Machado: - Em seu nome e no dos seus amigos politicos, associa-se ao voto de sentimento que acaba de ser proposto pelo trespasse do illustre membro da Camara, o Sr. Conde de Azarujinha, mas em signal de condolencia pede que seja ainda apresentada á, approvação da Camara a proposta de encerramento da sessão, fazendo-se as devidas communicações á familia do fallecido.

O Sr. Conde de Azarujinha militou sempre no partido regenerador, onde

era um partidario dos mais leaes e dedicados.

Homem de bem, cavalheiro distincto e dotado de um coração generoso, merecia incondicionalmente a consideração de todos.

O Sr. Ministro da Justiça fez justa allusão ás suas virtudes e por consequencia elle, orador, não julga necessario dizer mais nada para enaltecer as qualidades d'aquelle seu correligionario que, quer na prospera, quer na adversa fortuna, sempre acompanhou inalteravelmente o partido regenerador.

Foi um bom portuguez e um bom cidadão.

O Sr. Santos Viegas: - Pediu a palavra para juntar o seu voto sincero de pesar ao que o Sr. Presidente acaba de propor á, Camara pelo passamento do Sr. Conde da Azarujinha, de quem elle, orador, foi amigo e companheiro nas lides parlamentares desde a outra casa do Parlamento.

Conheceu e aquilatou as qualidades eminentes d'este homem publico e coube quanto elle era bom e generoso, quanto elle sabia repartir pelos necessitados os avultados bens de fortuna que possuia.

Não póde por este motivo deixar de adherir ás justissimas palavras pronunciadas já pelo Sr. Ministro da Justiça, já pelo Sr. Avellar Machado, em homenagem á saudosa memoria d'aquelle illustre membro da Camara, secundando