O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 22

SESSÃO DE 3 DE MARÇO DE 1877

Presidencia do exmo. sr. Marquez d’Avila e de Bolama

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar

(Assiste o sr. ministro dos negocios estrangeiros e do ultramar.}

Sendo mais de duas horas da tarde, e tendo-se verificado a presença de 22 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, que se considerou approvada por não se terem offerecido reclamações.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente: — Vamos entrar na ordem do dia.

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros e interino dos da Marinha (Andrade Corvo): — Sr. presidente, cumpre-me declarar a v. exa. e á camara que o governo pediu a demissão, e Sua Magestade dignou-se de acceital-a, sendo encarregado de formar o novo ministerio o sr. marquez d’Avila e de Bolama.

Devo declarar que os motivos que levaram o governo a dar este passo, foi a doença grave que impossibilita o sr. ministro da fazenda de proseguir na gerencia dos negocios daquella pasta, acrescendo a este o longo impedimento do sr. presidente do conselho.

O sr. Presidente: — Em vista da declaração que acaba de fazer o sr. ministro da marinha, não podemos continuar a discutir o projecto que estava dado para ordem do dia. Portanto darei sessão para terça feira, continuando a mesma ordem do dia que estava dada para hoje, no caso de se apresentar o novo ministerio.

O sr. Conde de Cavalleiros: — Sinto dizer isto, mas não me parece curial que a camara, nas actuaes circumstancias, esteja adiando, por um dia ou uma hora que seja, as suas sessões. Por isso julgava conveniente que houvesse sessão na segunda feira.

O sr. Presidente: — Por parte da mesa- não ha difficuldade em deferir ao pedido do digno par. Portanto a proxima sessão será na segunda feira, 5 do corrente, sendo a ordem do dia a continuação da que estava dada, se, como já disse, se apresentar o novo ministerio.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 3 de março de 1877

Exmos. srs.: Marquez d’Avila e de Bolama; Duque de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Monfalim, de Penafiel, de Sousa Holstein; Condes, das Alcaçovas, do Casal Ribeiro, de Cavalleiros, do Farrobo, da Louzã, da Ribeira Grande, de Rio Maior, da Torre; Viscondes, de Chancelleiros, de Fonte Arcada, de Monforte, de Ovar, das Laranjeiras, da Praia Grande, da Villa da Praia, do Seisal, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Barão de S. Pedro; D. Affonso de Serpa, Ornellas, Mello e Carvalho, Barros e Sá, Costa Lobo, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Barreiros, Pessanha, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Vaz Preto, Franzini, Menezes Pita.