O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 22

SESSÃO DE 1 DE JUNHO DE 1887

Presidencia do exmo sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa

Secretarios — os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Conde de Paraty

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. — Correspondencia. — Antes da ordem do dia, o digno par o sr. Osorio de Castro justifica as suas faltas ás sessões e faz uma rectificação coai referencia ao seu discurso anterior. — O digno par o sr. conde do Rio Maior declara que por doença não tem comparecido ás sessões. — O digno par, o sr. Margiochi manda para a mesa um requerimento. É expedido. — O digno par o sr. Sequeira Pinto mando para a mesa um parecer da commissão de verificação de poderes. Foi a imprimir. — O digno par o sr. Hintze Ribeiro pede a palavra para quando esteja presente o sr. presidente do conselho. — O digno par o sr. marquez do Rio Maior, propões que se suspenda a sessão até comparecer o sr. ministro dos negocio estrangeiros. A camara approva. — Entra pouco depois o sr. presidente do conselho e usa da palavra o sr. Hintze Ribeiro. — Responde lhe o sr. presidente do conselho, que manda para a mesa uma proposta de accumulação, que é approvada. — Ordem do dia: continuação da discussão sobre a resposta ao discurso da coroa. Já presente o sr. ministro dos negocios estrangeiros, prosegue no seu discurso, encetado na vespera, o digno par o sr. Fernando Palha, que envia para a mesa uma moção. — Responde-lhe o digno par o sr. marquez do Rio Maior. — Levanta-se a sessão e designa se a immediata e a respectiva ordem do dia.

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 29 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou se a seguinte:
Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, enviando 100 exemplares das contas do mesmo ministerio, relativas á gerencia do anno economico de 1885-1886 e ao exercicio de 1884-1885, a fim de serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram se distribuir.

(Estava presente o sr. ministro dos negocios estrangeiros. Entrou depois o sr. presidente do conselho de ministros.)

O sr. Osorio de Castro (s. exa. não reviu):— Sr. presidente, pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara, que me não foi possivel comparecer hontem á sessão por incommodo de saude, e que terei tambem de faltar a mais algumas por me ser necessario retirar por alguns dias da capital, em consequencia de negocios domesticos.

Alguns jornaes referiram-se a uma moção de ordem, que affirmaram ter eu mandado para a mesa. Houve n’isto um equivoco.

Eu em verdade, não mandei para a mesa moção nenhuma. É certo que li uma, porém disse logo que não a apresentava, nem apresentei, porque ella estava implicitamente incluida na moção mandada para a mesa pelo sr. Thomás Ribeiro.

Quando pedi a v. exa. que me dissesse se eu estava inscripto sobre abordem ou, sobre a materia, era para que ninguem imaginasse que eu pretendia escalar a palavra. Respondeu-me v. exa. que eu estava inscripto sobre a materia. Então declarei que ia entrar n’ella, e tudo quanto dissesse era minha opinião individual, e sobre isso architectei, não direi um discurso, mas algumas palavras com que occupei a benevolencia da camara por mais tempo do que devia.

Esta declaração tem por fim restabelecer a verdade dos factos.

Se tivesse apresentado uma moção, não me retiraria sem que terminasse este debate.

O sr. Presidente: — Era presença do que acabou fie dizer o digno par o sr. Osorio de Castro, considera-se a sua moção como não apresentada.

O sr. Marquez de Rio Maior: — Sr. presidente, não tenho comparecido ás sessões por ter estado gravemente incommodado de saude.

V. exa. póde imaginar quanto me tem sido desagradavel não estar presente durante este debate, sendo eu o relator do projecto de resposta ao discurso da corôa. Hoje estou aqui para cumprir o meu dever e para discutir com profundas convicções.

Peço a v. exa. que me inscreva na altura que me competir como relator da commissão.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: — Serão satisfeitos os desejos do digno par.

O sr. Margiochi: — Mando para a mesa o seguinte requerimento.

(Leu.)

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Requerimento

Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, seja remettida a esta camara uma nota das importancias despendidas em obras e melhoramentos ferroviaes na Granja do Marquez, desde 1882, anno em que aquella propriedade foi arrendada pelo governo para estabelecimento da quinta regional de Cintra, hoje escola pratica central do agricultura.

Camara dos pares, 1 de junho de 1887.= O par do reino Francisco S. Margiochi.

O sr. Hintze Ribeiro: — Peço a v. exa. que me reserve a palavra para antes da ordem do dia, quando esteja presente o sr. presidente do conselho.

O sr. Presidente:— Vae entrar-se na ordem do dia.

O sr. Marquez de Rio Maior: — Peço que se adie, esta discussão até que esteja presente o sr. ministro dos negocios estrangeiros, a exemplo do que se tem feito em outras occasiões.

O sr. Presidente: — A camara de certo que accede ao pedido do digno par; por consequencia suspendo a sessão até que compareça o sr. ministro dos negocios estrangeiros.

(Eram duas horas e trinta e cinco minutos da tarde, quando entrou na sala o sr. presidente do conselho.)

O sr. Presidente: — Está presente o sr. presidente do conselho. Tema palavra o digno par o sr. Hintze Ribeiro.

O sr. Hintze Ribeiro (S. exa. não reviu.): — Como não vejo o sr. ministro dos negocios estrangeiros, v. exa. e a camara permittirão de certo, que eu aproveite o enseja de estar presente o sr. presidente do conselho, para me

26