O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

711
Em virtude da resolução da camara dos dignos pares do reino tomada em sessão de 11 do corrente se publica a seguinte representação:
Dignos pares do reino — Em nome da verdade, da rasão e da justiça, vimos ao seio do poder legislativo erguer a nossa voz conscienciosa, despreocupada e livre contra o projecto que vae ser submettido á vossa decisão. Referimo-nos ao projecto de lei que abule o actual systema de protecção aos productos vinícolas do Douro, e estabelece a liberdade de industria e commercio de vinhos.
Não tergiversemos, este projecto é inaceitavel, por destituido de solidas e attendiveis rasões que o recommendem, e como obnoxio aos interesses dos productores do mais poderoso elemento de riqueza nacional.
De feito que produzem os sectarios da liberdade para abonar o que dizem e pensam? Quando não invocam alguns principios abstractos da sciencia economica, aos quaes se contrapõem mil considerações verdadeiramente philosophicas, não passam de dizer que a legislação protectora, tal como existe, é inexequivel, deficiente e inefficaz. Mas porque um systema tem defeitos praticos, porque uma idéa é