O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE ABRIL DE 1871

Presidencia do exmo. sr. Conde de Castro, vice-presidente

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

(Assiste o sr. presidente do conselho de ministros.)

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 19 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

Não se mencionou correspondencia.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marquez d'Avila e de Bolama) - Pedi a palavra para participar a v. exa. que Sua Magestade receberá na quinta feira, á uma hora da tarde, no paço da Ajuda, a deputação que ha de apresentar á sua real sancção os decretos das côrtes geraes ultimamente approvados.

O sr. Presidente: - A deputação será composta pela fórma que se vae ler á camara.

O sr. Secretario Montufar Barreiros leu.

Os dignos pares:

Conde de Castro, presidente.
Augusto Xavier da Silva, vice-secretario.
Marquez de Sabugosa.
Conde da Ponte.
Visconde da Silva Carvalho.
Alberto Antonio de Moraes Carvalho.
João de Andrade Corvo.

O sr. Presidente: - A mesa d'esta camara, satisfazendo á missão que lhe foi commettida, nomeia para a commissão de legislação os dignos pares abaixo designados.

Os exmos. srs.:

Felix Pereira de Magalhães.
José Maria Eugenio d'Almeida.
Antonio de Gamboa e Liz.

O sr. Larcher: - Desejo chamar a attenção de v. exa. e da camara sobre a necessidade de se constituir a commissão de guerra, por isso que estão n'esta casa varios projectos vindos da camara dos senhores deputados que merecem e precisam muito do estudo da commissão, para que a camara se possa depois occupar da sua discussão.

O sr. Presidente: - A commissão de guerra não sei se está em circumstancias de precisar ser preenchida.

O sr. Larcher: - O que me consta é que a commissão não está constituida, e eu ponderando a necessidade que ha de dar andamento aos negocios da sua competencia que estão aqui affectos, pedia que se dessem as providencias para a commissão se reunir.

O sr. Secretario (Visconde de Soares Franco): - A commissão de guerra compõe se do sr. conde de Campanhã, do sr. D. Antonio José de Mello (que está doente), do sr. marquez de Fronteira, do sr. visconde de Ovar, do sr. Fontes Pereira de Mello, do sr. Pestana, do sr. conde de. Sobral, e aggregados os srs. Andrade Corvo e Franzini; por consequencia parece que tem numero sufficiente para funccionar.

O sr. Presidente: - Qualquer que seja, pois, a resolução que a camara queira tomar a similhante respeito, entende-se que a mesa deverá mandar avisar todos estes senhores para comparecer, fazendo-lhes sentir a necessidade que tem a commissão de se reunir (apoiados).

Vozes: - Está completa.

O sr. Presidente: - Agora não ha sobre a mesa trabalhos preparados. Se ha algum parecer para se apresentar darei a palavra para esse fim aos dignos pares que a pedirem.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - A primeira sessão será na sexta feira proxima, e a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram mais de duas horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes á sessão de 25 de abril de 1871

Os exmos. srs.: Conde de Castro; marquezes, d'Avila e de Bolama, de Ficalho, de Niza; condes, de Podentes, de Rio Maior; viscondes, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Soares Franco, da Vargem da Ordem; Gramboa e Liz, Xavier da Silva, Barreiros, Margiochi, Larcher, Pessanha, Corvo, Braamcamp, Pestana, Reis e Vasconcellos, Eugenio de Almeida, Menezes Pita.