O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 13 DE ABRIL DE 1872

Presidencia do exmo. sr. Duque de loulé

Societarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Augusto Cesar Xavier da Silva

(Assiste o sr. ministro dos negocios estrangeiros.)

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 24 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio da presidencia da camara dos senhores deputados, remettendo a proposição que tem por fim a abolição dos privilegios de isenção de impostos de que gosam varias sociedades, companhias e estabelecimentos bancarios

A commissão de fazenda.

Um officio da commissão dos fabricantes de cortumes, solicitando a graça de mandar distribuir pelos dignos pares 40 exemplares da representação que a mesma dirige á camara contra o projecto de lei vindo da camara dos senhores deputados, que cria um novo imposto sobre a casca de sobro e de carvalho.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Conde de Fonte Nova: — Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer da commissão especial encarregada de examinar o requerimento, no qual o sr. conde de Bomfim pede para tomar assento n’esta camara, como successor de seu pae o sr. conde do mesmo titulo.

Tendo-se lido na mesa, mandou-se imprimir.

O sr. Franzini: — Peço a v. exa. que consulte a camara sobre se consente que o sr. conde de Fonte Nova seja addido á commissão de guerra.

O sr. Presidente:—Os dignos pares que approvam a indicação do digno par o sr. Franzini, tenham a bondade de o manifestar.

Foi approvada.

O sr. Franzini: — Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer da commissão de guerra, sobre o projecto de lei n.° 37, vindo da camara dos senhores deputados.

Lido na mesa, mandou-se imprimir.

O sr. Pestana: — Mando para a mesa o parecer da commissão de fazenda, sobre o projecto de lei n.° 36, vindo da camara dos senhores deputados.

Sendo lido na mesa, mandou-se imprimir.

O sr. Presidente: — Não ha trabalho sobre a mesa de que a camara possa occupar-se.

A seguinte sessão será na terça feira, e a ordem do dia é o parecer da commissão especial, sobre a pretensão do sr. conde de Bomfim, o parecer da commjssSo de fazenda, que acaba de ser lido na mesa; e o da commissão de guerra, que ha pouco tambem foi lido; os quaes se mandaram imprimir.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 13 de abril de 1872

Exmos. srs.: Duque de Loulé; Marquezes, d’Avila e de Bolama, de Fronteira, de Niza, de Vallada; Condes, de Castro, de Avillez, de Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Fornos, de Linhares, da Ponte, das Galveias, de Podentes, de Rezende; Viscondes, de Algés, de Fonte Arcada, de Soares Franco; Serpa Pimentel, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Margiochi, Corvo, Pinto Bastos, Pestana, Reis e Vasconcellos,, Lourenço da Luz, Franzini, Mello e Carvalho, Pita.

24