O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 24

SESSÃO DE 19 DE MARÇO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. - Correspondencia. - O sr. conde, de Bomfim justifica a sua falta ás sessões da camara. - O sr. presidente da camara declara que a ordem do dia era a apresentação de pareceres, e não se apresentando nenhum parecer levanta a sessão.

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 20 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio do ministerio das obras publicas remettendo, em conformidade com o disposto no artigo 112.° do regulamento geral de contabilidade publica de 31 de agosto de 1881, 90 exemplares da conta da gerencia d'este ministerio, relativa ao anno economico de 1881-1882 e exercicio de 1880-1881.

Mandaram-se distribuir.

Outro do ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, enviando, na conformidade do artigo 60.° da carta constitucional da monarchia, o autographo do decreto das côrtes geraes de 12 de janeiro ultimo, que designa os mezes de abril e outubro para serem abertas as audiencias geraes na comarca de Odemira.

Para o archivo.

Outro do presidente da commissão central anti-phylloxerica do sul do reino, remettendo 50 exemplares do relatorio d'esta commissão, desde que se installou até fins de dezembro de 1882.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Conde do Bomfim: - Sr. presidente, pedi a palavra para declarar a v. exa. e á camara, que não tenho podido comparecer ás sessões por incommodo de saude, e que pelo mesmo motivo deixarei de comparecer a mais algumas.

O sr. Presidente: - A ordem do dia da sessão de hoje era destinada a apresentação de pareceres.

Como nenhum digno par pede a palavra para esse fim, vou levantar a sessão.

Tomo a liberdade de pedir ás illustres commissões a quem está submettido o exame de quaesquer projectos de lei, queiram concluir os seus trabalhos com a brevidade possivel, a fim de haver assumpto de que a camara se occupe.

A proxima sessão será na terça feira, 27 do corrente, e a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e quarenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 19 de março de 1883

Exmos. srs.: João de Andrade Corvo; Marquezes de Penafiel, de Vallada; Condes, de Alte, do Bomfim; Viscondes, da Azarujinha, de Soares Franco; Mello e Carvalho, Sousa Pinto, D. Antonio de Mello, Palmeirim, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Braamcamp, Baptista de Andrade, Reis e Vasconcellos, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Daun e Lorena, Seixas, Pires de Lima e Ferreira de Novaes.