O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE OUTUBRO DE 1870

Presidencia do exmo. sr. Duque de Loulé

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Pelas duas horas e um quarto da tarde, tendo-se verificado a presença de 19 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. secretario (Visconde de Soares Franco} mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio do digno par Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão, participando, que pelo seu mau estado de saude não tem podido comparecer ás sessões, o que fará logo que se ache restabelecido.

Inteirada.

Um dito do digno par marquez de Pombal, participando que em quanto se não achar em Lisboa não poderia comparecer ás sessões.

Inteirada.

Um dito do ministerio da fazenda, accusando a recepção do officio de 18 do corrente, participando-lhe achar-se organisada a mesa da camara dos dignos pares, e quaes foram os dignos pares eleitos para secretarios e vice-secretarios.

Um dito do ministerio do reino, accusando a recepção do officio datado de hontem, em que se lhe participava a eleição para secretario da camara dos dignos pares do reino, do digno par Eduardo Montufar Barreiros, em substituição ao digno par conde de Cabral.

Para a secretaria.

Leram-se na mesa os seguintes officios:

Um do ministerio da guerra, remettendo o pedido que o governo fez para que os dois membros da mesma camara D. Antonio José de Mello e conde de Fonte Nova, accumulem, querendo, o exercicio das suas commissões com o das funcções legislativas.

Outro do ministerio de instrucção publica, remettendo um requerimento para que os dignos pares José Lourenço da Luz, José Maria Eugenio de Almeida, marquez de Ficalho, João de Andrade Corvo, possam accumular, querendo, as funcções do pariato com as das differentes repartições a que pertencem.

Outro do ministerio do reino, enviando um requerimento para que os dignos pares conde de Castro e marquez d'Avila e Bolama, Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, Roque Joaquim Fernandes Thomás, possam accumular, querendo, as funcções do pariato com as das differentes repartições a que pertencem.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvam o pedido do ministerio da guerra para poderem accumular, querendo, as funcções legislativas com as que exercem dependentes d'aquelle ministerio, alguns membros d'esta camara, podem manifesta-lo.

Foi approvado o pedido.

Igualmente foram approvados successivamente os dois outros pedidos.

O sr. Presidente: - Vae entrar-se na

ORDEM DO DIA

CONTINUAÇÃO DA ELEIÇÃO DAS COMMISSÕES

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares a formularem as suas listas para se elegerem simultaneamente tres membros que faltam para a commissão dos negocios externos, e dois para a de guerra.

(Fez-se a chamada.)

O sr. Presidente: - Convido para servirem de escrutinadores os dignos pares os srs. Pinto Bastos e Xavier da Silva.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 21 listas para a eleição dos tres membros que faltavam na commissão dos negocios externos, e saíram eleitos os dignos pares os srs.:

Conde de Castro, com 14 votos.
João de Andrade Corvo 13 "
Conde de Cabral 13 "

Entrou o sr. Ministro das Obras Publicas (Carlos Bento da Silva.)

Para a eleição dos dois membros que faltavam para completar a commissão de guerra, entraram tambem na uma 21 listas, e saíram eleitos os dignos pares:

José Ferreira Pestana, com 18 votos
Conde de Sobral 18 "

O sr. Fontes Pereira de Mello: - Pedi a palavra, por parte da commissão da resposta ao discurso da corôa, para ler e mandar para a mesa o projecto da resposta ao mesmo discurso (leu).

Lido na mesa, mandou-se imprimir.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Carlos Bento da Silva): - Apresentou um requerimento pedindo para que os dignos pares marquez de Niza, marquez de Ficalho, conde do Casal Ribeiro, visconde de Villa Maior, João de Andrade Corvo, José Maria Eugenio de Almeida, José Augusto Braamcamp e Jayme Larcher possam accumular, querendo, as funcções do pariato com as das differentes repartições a que pertencem.

Foi approvado.

O mesmo sr. ministro, em nome do sr. ministro da marinha, apresentou um requerimento pedindo para que os dignos pares Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, José Ferreira Pestana, Luiz Augusto Rebello da Silva, visconde de Soares Franco e onde de Linhares possam accumular, querendo, as funcções do pariato com as das differentes repartições a que pertencem.

Foi approvado.

Igualmente, por parte do ministerio da fazenda, apresentou um requerimento á camara, para que os dignos pares, Alberto Antonio de Moraes Carvalho, Francisco Simões Margiochi e Augusto Cesar Xavier da Silva possam accumular, querendo, as funcções do pariato com as das differentes repartições a que pertencem.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição das commissões dos negocios ecclesiasticos e de fazenda, a primeira composta de 5 membros, a segunda de 7.

Corrido o escrutinio, e convidados para escrutinadores os dignos pares Xavier da Silva e Visconde de Ovar, verificou-se entrarem na urna para a commissão dos negocios ecclesiasticos 22 listas, ficando eleitos os dignos pares:

Alberto Antonio de Moraes Carvalho, com 22 votos.
Vicente Ferrer Neto Paiva 22 "
Marquez de Sousa Holstein 19 "

O sr. Margiochi: - Sr. presidente, parece me que a commissão está toda eleita, porque tendo entrado na urna 22 listas, a maioria são 12, e os dignos pares Rebello da Silva e Ferrão obtiveram, o primeiro 14 votos, o segundo 13.