O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 1 DE MAIO DE 1871

Presidencia do exmo. sr. Conde de Castro, vice-presidente

Secretarios - os dignos pares
Augusto Cesar Xavier da Silava
Jayme Larcher

Reunido numero legal foi declarada aberta a sessão eram duas horas e meia da tarde.

Lida a acta da precedente, foi approvada, na conformidade do regimento, por não haver observações em contrario.

Deu- se conta da seguinte

Uma representação da gerencia e administração do banco nacional ultramarino, sobre o projecto de lei n.° 27, vindo da camara dos senhores deputados, em que é proposta a abolição do privilegio de isenção de impostos concedido aos estabelecimentos bancarios e companhias que não tenham essa o estado contrato oneroso ou tratado especial.

A commissão de fazenda.

O sr. Franzini: - Quando na ultima sessão, que teve logar n'esta casa do parlamento, declarei achar-se constituida a commissão de guerra, disse eu que ella tinha nomeado para seu presidente o nobre marquez de Sá da Bandeira; mas como s. exa. não faz parte d'esta commissão, e apenas foi aggregado a ella, peço a v. exa. que consulte a camara sobre se permitte que seja approvada esta nomeação, a fim de que o nobre marquez possa continuar a honrar-nos com a sua presidencia e com os seus esclarecidos conselhos.

Consultada a camara, assim se resolveu.

O sr. Conde de Linhares: - Sr. presidente, tendo visto annunciado no Diario d'esta camara que o sr. ministro da marinha se declarára habilitado para responder ás minhas annunciadas interpellações, rogo a v. exa. se digne determinar dia para ellas se verificarem, esperando que seja na proxima sessão.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Tinha pedido ás commissões apresentações de pareceres para a camara ter em que se occupar, mas, como nenhum se apresenta, parece-me, não se oppondo a camara, que a seguinte sessão tenha logar na proxima sexta feira, a fim de dar tempo á apresentação de trabalhos.

A ordem do dia serão as interpellações do sr. conde de Linhares, e apresentações de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes á sessão de 1 de maio de 1871

Os exmos. srs.: Conde de Castro; marquez de Vallada; condes, de Linhares, da Louzã, de Podentes, de Rio Maior; Bispo de Vizeu; viscondes, de Benegazil, de Fonte Arcada, de Ovar; Gambôa e Liz, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Larcher, Andrade Corvo, Braamcamp, Pestana, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Eugenio de Almeida, Franzini, Menezes Pita.

26