O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 17 DE ABRIL DE 1872

Presidencia do exmo. sr. Duque de Loulé

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Cesar Xavier da Silva

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 23 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente contra a qual nenhuma reclamação se offereceu.

Não houve correspondencia.

O sr. Mello e Carvalho: — O digno par, o sr. conde de Rezende, por incommodo de saude e por conselho dos facultativos, teve de se ausentar de Lisboa e encarregou-me de participar á camara que por este motivo não tem podido comparecer ás sessões e terá de faltar ainda a algumas.

O sr. Serpa Pimentel: — Mando para a mesa um parecer da commissão de fazenda sobre a reforma da contribuição pessoal.

Aproveito a occasião para declarar á camara que o parecer, que ultimamente foi impresso e se acha distribuido, contem um importante erro de copia ou typographico, porque diz que a casca de sobro pagará por direito de exportação 200 réis por kilogramma, devendo dizer 200 réis por cada 100 kilogrammas.

Lido o parecer na mesa, mandou-se imprimir.

O sr. Visconde da Vargem da Ordem: — Pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara que não compareci ás ultimas sessões por falta de saude.

O sr. José Lourenço da Luz:—Mando para a mesa um parecer das commissões de fazenda e obras pubjicas sobre o projecto de lei, vindo da outra casa do parlamento, com o n.° 35, com o fim de prorogar o praso de isenção de pagamento de direitos, concedidos ao duque de Saldanha, sobre o material que deve ser empregado no caminho de ferro denominado Larmanjat.

Leu-se na mesa e mandou-se imprimir.

O sr. Presidente: — Não ha objecto algum sobre a mesa de que a camara se possa occupar. A seguinte sessão será na sexta feira, e a ordem do dia a discussão do parecer n.° 43, sobre o projecto de lei n.° 33.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 17 de abril de 1872

Os exmos. srs. — Duque de Loulé; Marquezes, d’Avila e de Bolama, de Ficalho e de Niza; Condes, de Castro, de Avillez, de Cabral, de Casal Ribeiro, de Fornos, de Linhares, da Louzã, de Podentes; Viscondes, de Algés, de Fonte Arcada, de Portocarrero, de Soares Franco, da Vargem; Mello e Carvalho, Serpa Pimentel, Xavier da Silva, Barreiros, Corvo, Pinto Bastos, Pestana, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Pita.

26